Informações sobre a Foto
M5 ou Mount CLEMENTINE.
As montanhas do polo sul lunar:
A maioria das regiões lunares permanecem na escuridão total por aproximadamente 15 dias. Por isso, cientistas planetários afirmam que a montanha M5, conhecida extraoficialmente como Mount CLEMENTINE, localizada no lado oculto da Lua e próxima do polo sul, seria o melhor local para se construir uma estação lunar alimentada por energia solar.
<Sul para cima>
Essa afirmação baseia-se no fato de que, tal montanha, permanece apenas um breve período sem receber a luz do Sol. Uma vez por mês a montanha M5 sofre um rápido eclipse, quando a sombra da montanha próxima M4, vai evoluindo e atravessa o corpo de M5. Mount CLEMENTINE fica exposta à luz solar por mais de 90% do tempo.
M5 é uma das montanhas mais altas daquelas localizadas perto do polo sul. Por estar próxima ao polo sul, mas no lado oculto da Lua, a montanha M5 ou Mount CLEMENTINE, só pode ser vista a partir da Terra em certos períodos de libração em latitude.
M5 está localizada na borda sul da grande bacia do lado oculto, conhecida como South Pole-Aitken. Com 2500 km de diâmetros e 13 Km de profundidade máxima, South Pole-Aitken é a maior, mais profunda e mais antiga bacia lunar e uma das maiores conhecidas no Sistema Solar.
No início dos anos 1950, o cientista britânico Ewen Whitaker, que trabalhava no famoso e histórico Observatório de Greenwich, na Inglaterra, mapeou a região polar sul da Lua durante seguidos períodos de libração. Whitaker utilizou nessa tarefa um grande telescópio refletor de 36" (91,4 cm) para observar e tirar fotos dessa região. Com isso, ele desenhou um bom mapa daquele pedaço da Lua. Para facilitar a visualização daquela detalhada região e criar referências, Ewen Whitaker criou identificações (não oficiais) para seis destacadas montanhas, de M1 até M6.
Imagem: Sul para cima. Parte do mapa do polo sul lunar desenhado pelo cientista britânico Ewen Whitaker no início da década de 1950, indicando as montanhas de M1 a M6 - Observatório de Greenwich.
Porém, a montanha M2 (que é apenas a parte ocidental da borda da CABEUS) é bem menor que as outras, e não se apresenta bem diferenciada na foto. Ela está localizada entre M1 e M3. A montanha M6 não aparece na foto.
O nome (extraoficial) Mount CLEMENTINE foi criado e lançado para M5, pela primeira vez, pelo cientista planetário Dr. Charles Arthur Wood, em seu livro “The Modern Moon: A Personal View” de 2007. Além disso, objetivando criar mais referências para facilitar a observação dessa conturbada região lunar, o Dr. Charles A. Wood criou 11 novas identificações não oficiais para outras montanhas próximas de Mount CLEMENTINE, de M7 até M17.
Imagem: Foto da região do polo sul lunar onde são apresentadas algumas das montanhas citadas. LRO QuickMap.
Sul para cima. Foto executada com apenas 1 frame em 22 de abril de 2016, 01:27:44 (04:27:44 UT).
Sul para baixo. Foto executada com apenas 1 frame em 23 de abril de 2016, 03:01:48 (06:01:48 UT).