Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Cabeça de Lobo na Lua

A cabeça do Lobo na Lua - The head of the Wolf on the Moon!

Eu já conhecia sobre a letra “X” na Lua (uma ilusão de ótica ou efeito em que a luz solar e as sombras criam a aparência de uma letra “X” na superfície lunar). Mas sobre a cabeça do lobo na Lua, eu realmente não sabia!

O "X" lunar - Lunar X:

Essa interessante visão que se manifesta na superfície lunar (famoso alvo temporário que muitos buscam observar e fotografar) é, na realidade, uma famosa ilusão de ótica que se apresenta como a letra "X", quando o terminador está em uma posição específica, e a luz solar incide num ângulo oblíquo sobre bordas e cristas, entre as crateras La Caille, Blanchinus e Purbach. Esse é um bom exemplo de como a combinação de iluminação e topografia podem interagir para produzir um padrão que se repete em cada lunação, mas apenas por um curto período de tempo.

ImagemLunar X fotografado por Ron Bee.

A Cabeça de Lobo na Lua - The head of the Wolf on the Moon:

No dia 09 de junho de 2014, às 21:39:30 (00:39:30 UT), executei algumas selenofotos com apenas 1 frame cada, com o objetivo de enfocar a velha, grande e desgastada cratera J. HERSCHEL (diâmetro: 165 Km, profundidade: 0,9 Km), localizada próxima da região norte lunar, nas coordenadas selenográficas LAT: 62° 00′ 00″ N, LON: 042° 00′ 00″ W. No momento da obtenção das imagens, a Lua estava no período crescente, apresentava-se 87,6% iluminada e com 12,25 dias de lunação.

Na época, quando estava selecionando as referidas fotos, fui surpreendido por uma interessante, diferenciada e incomum visão, fora dos padrões característicos das tradicionais formações lunares: uma cabeça de lobo nitidamente desenhada (ou “projetada” pelo efeito da “dupla dinâmica” luz e sombra) nas paredes internas da velha e erodida cratera Anaximander D (diâmetro: 92 Km), vizinha da cratera J. HERSCHEL. Hoje, quando estava vasculhando meus arquivos, deparei-me com essa “figurinha carimbada” e resolvi publicá-la.

Na bibliografia selenográfica que possuo e também nas pesquisas da Internet, não existem referências à cabeça de lobo na Lua, somente ao "Lunar X".

Isto posto, será que quando um lobo uiva para a Lua, ele tenta se comunicar com seu grande irmão selenita?

The head of the wolf on the Moon / The wolf's head on the Moon.

Foto executada com apenas 1 frame em 09‎ de ‎junho‎ de ‎2014, ‏‎21:39:30 (00:39:30 UT).

55_pandora

Asteroide (55) Pandora em 2018!
Asteroide (55) Pandora em 2018!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um ... Leia mais
20/07/2018
J%c3%bapiter2

Júpiter e seu harém de 79 luas.
Júpiter e seu harém de 79 luas.
Notícia enviada pelos colaboradores do VTOL: Haroldo Porto / Macaé / RJ - Geógrafo - Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Luiz Cláudio Martins - BH / MG - Analista de Sistemas Sênior.

Notícia enviada pelos colaboradores do VTOL: Haroldo Porto / Macaé / RJ - ... Leia mais
20/07/2018
Louis_cruls2

A história do Astrônomo belga que ...
A história do Astrônomo belga que demarcou o território do Distrito Federal
Veja reportagem completa em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/07/06/interna_cidadesdf,693203/conheca-a-historia-do-belga-que-demarcou-o-territorio-do-distrito-fede.shtml Boa leitura! * Enviado pelo ... Leia mais

Veja reportagem completa em: ... Leia mais
09/07/2018
Ow

O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE!
O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE!
Há 80 anos, O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE Por Nelson Travnik* nelson-travnik@hotmail.com Este mês em que o planeta Marte após 15 anos estará novamente mais próximo à Terra, é licito ... Leia mais

Há 80 anos, O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE Por Nelson Travnik* ... Leia mais
05/07/2018