Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Os 50 anos do 1o. homem no espaço.

Em 12 de abril de 1961, o primeiro ser humano foi lançado ao espaço. Seu nome era Yuri Alekseievitch Gagarin (1934 – 1968). Antes dele, alguns animais foram lançados ao espaço, para execução de testes. 

                                                               

                                        

                                        O cosmonauta soviético Yuri Gagarin.

Porém, nesta célebre data, o soviético Yuri Gagarin escreveu para sempre seu nome na história da humanidade, quando foi lançado ao espaço pelo foguete Korolev R7, a bordo da espaçonave Vostok, numa capsula em forma de bola e com escotilha redonda. A baixa estatura de Gagarin (1,57m) ajudou-o a acomodar-se na capsula da espaçonave, que tinha um espaço mínimo para o piloto.

                                       

                                       A espaçonave Vostok.

Vostok esteve em órbita durante 108 minutos e executou uma volta completa ao redor de nosso planeta, quando então, Gagarin proferiu a famosa frase:  “A Terra é azul”.

O voo espacial solo de Yuri Gagarin ocorreu num momento crucial da disputa entre as duas grandes potências nucleares da época (EUA e URSS). Depois de assistir a União Soviética lançar o primeiro satélite (Sputnik) em outubro de 1957, os Estados Unidos sofreram a indignação de também assistirem seus rivais comunistas colocarem, um mês depois, uma cachorrinha no espaço (novembro de 1957). A cachorrinha Laika morreu na última fase da missão, mas pelo menos, sobreviveu ao lançamento e ao vôo orbital ao redor da Terra.

                                           

                                           A cachorrinha Laika.

Nesta época, os americanos ficaram realmente preocupados. Tal superioridade, significava que os Soviéticos poderiam até mesmo lançar do espaço, um míssil balístico contra o solo americano. Pensava-se também, que os Soviéticos poderiam estabelecer postos militares no espaço. Esta última afirmação, eventualmente provou-se ser equivocada, mas iniciou-se uma nova corrida espacial, que teria como destino a Lua.

A partir de 1961, os Estados Unidos ganharam terreno e colocaram no espaço um chipanzé chamado Ham, que ajudaria na preparação do astronauta Alan Shepard para ser o primeiro americano (e segundo homem no mundo) lançado ao espaço (vôo suborbital em 5 de maio de 1961). Shepard foi lançado ao espaço pelo foguete Redstone, a bordo da nave Freedom 7. Mais tarde, em fevereiro de 1971, Alan Shepard pisaria na Lua, como um dos tripulantes da Missão Apollo 14.

Porém, o primeiro norte-americano a entrar realmente em órbita da Terra, foi John Herchel Glenn Jr, em 20 de fevereiro de 1962, a bordo da cápsula espacial Friendship 7.

                                                                           

O Chipanzé Ham.                                                            O astronauta americano Alan Shepard.

 

Artigo sobre os "50 anos do primeiro homem no espaço", escrito pelo astrônomo, radialista e colunista Col Maybury, de Newcastle / Austrália, na revista Maitland Mercury Weekend Magazine, em 15/04/2011.

Oasi

O município do sertão de ...
O município do sertão de Pernambuco agora também está no espaço!
O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também está no espaço. A cidade com menos de 5 mil habitantes deu seu nome para o asteroide 10468 EH9, descoberto em 1981. O asteroide “10468 ... Leia mais

O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também ... Leia mais
02/06/2017
So

Blog "Sky and Observers" junho/2017
Blog "Sky and Observers" junho/2017
Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Rosa Campos / CEAMIG, foram publicados os seguintes assuntos: - A ocultação de sigma Leo pela Lua em 02 de junho 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio ... Leia mais
01/06/2017
Bo1

Boletim Observe! do mês de junho ...
Boletim Observe! do mês de junho de 2017.
O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! Margarete ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
27/05/2017
Asteroide_day

Edição de 2017 do "Asteroid Day" ...
Edição de 2017 do "Asteroid Day" – Dia do Asteroide.
Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do Asteroid Day – Dia do Asteroide. No dia 30 de junho várias entidades astronômicas, científicas e culturais de todo o mundo ... Leia mais

Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do ... Leia mais
05/05/2017