Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Os 50 anos do 1o. homem no espaço.

Em 12 de abril de 1961, o primeiro ser humano foi lançado ao espaço. Seu nome era Yuri Alekseievitch Gagarin (1934 – 1968). Antes dele, alguns animais foram lançados ao espaço, para execução de testes. 

                                                               

                                        

                                        O cosmonauta soviético Yuri Gagarin.

Porém, nesta célebre data, o soviético Yuri Gagarin escreveu para sempre seu nome na história da humanidade, quando foi lançado ao espaço pelo foguete Korolev R7, a bordo da espaçonave Vostok, numa capsula em forma de bola e com escotilha redonda. A baixa estatura de Gagarin (1,57m) ajudou-o a acomodar-se na capsula da espaçonave, que tinha um espaço mínimo para o piloto.

                                       

                                       A espaçonave Vostok.

Vostok esteve em órbita durante 108 minutos e executou uma volta completa ao redor de nosso planeta, quando então, Gagarin proferiu a famosa frase:  “A Terra é azul”.

O voo espacial solo de Yuri Gagarin ocorreu num momento crucial da disputa entre as duas grandes potências nucleares da época (EUA e URSS). Depois de assistir a União Soviética lançar o primeiro satélite (Sputnik) em outubro de 1957, os Estados Unidos sofreram a indignação de também assistirem seus rivais comunistas colocarem, um mês depois, uma cachorrinha no espaço (novembro de 1957). A cachorrinha Laika morreu na última fase da missão, mas pelo menos, sobreviveu ao lançamento e ao vôo orbital ao redor da Terra.

                                           

                                           A cachorrinha Laika.

Nesta época, os americanos ficaram realmente preocupados. Tal superioridade, significava que os Soviéticos poderiam até mesmo lançar do espaço, um míssil balístico contra o solo americano. Pensava-se também, que os Soviéticos poderiam estabelecer postos militares no espaço. Esta última afirmação, eventualmente provou-se ser equivocada, mas iniciou-se uma nova corrida espacial, que teria como destino a Lua.

A partir de 1961, os Estados Unidos ganharam terreno e colocaram no espaço um chipanzé chamado Ham, que ajudaria na preparação do astronauta Alan Shepard para ser o primeiro americano (e segundo homem no mundo) lançado ao espaço (vôo suborbital em 5 de maio de 1961). Shepard foi lançado ao espaço pelo foguete Redstone, a bordo da nave Freedom 7. Mais tarde, em fevereiro de 1971, Alan Shepard pisaria na Lua, como um dos tripulantes da Missão Apollo 14.

Porém, o primeiro norte-americano a entrar realmente em órbita da Terra, foi John Herchel Glenn Jr, em 20 de fevereiro de 1962, a bordo da cápsula espacial Friendship 7.

                                                                           

O Chipanzé Ham.                                                            O astronauta americano Alan Shepard.

 

Artigo sobre os "50 anos do primeiro homem no espaço", escrito pelo astrônomo, radialista e colunista Col Maybury, de Newcastle / Austrália, na revista Maitland Mercury Weekend Magazine, em 15/04/2011.

Eclipse_lunar

Projeto de Observação do Eclipse ...
Projeto de Observação do Eclipse Lunar Total de 27 de Julho de 2018 no Lunissolar
Projeto de Observação do Eclipse Lunar Total de 27 de Julho de 2018 no Lunissolar Caros amigos, Acabamos de disponibilizar, em nosso portal de eclipses Lunissolar, uma versão temporária em inglês do projeto de ... Leia mais

Projeto de Observação do Eclipse Lunar Total de 27 de Julho de 2018 no Lunissolar ... Leia mais
09/10/2017
Sao

Blog "Sky and Observers" - outubro ...
Blog "Sky and Observers" - outubro 2017.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: - O asteroide (48) Doris em 2017! https://goo.gl/EM8s7M - O asteroide (42) Isis em 2017! https://goo.gl/iPTYu5 ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/10/2017
Boletim_observe

Boletim Observe! do mês de outubro ...
Boletim Observe! do mês de outubro de 2017.
O Boletim Observe! do mês de outubro de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! Atenciosamente ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de outubro de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
01/10/2017
Telesc%c3%b3pio_icon3

Nelson Travnik: o astrônomo ...
Nelson Travnik: o astrônomo pioneiro!
Numa época em que tudo era difícil, veja abaixo o que o grande pioneiro da astronomia brasileira, Nelson Travnik, desenvolveu no Observatório Astronômico Flammarion, em Minas Gerais, nas décadas de 1950, 1960 e ... Leia mais

Numa época em que tudo era difícil, veja abaixo o que o grande pioneiro da astronomia ... Leia mais
01/10/2017