Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Visita ao Kennedy Space Center

Reportagem fotográfica: O Vaz Tolentino Observatório Lunar visita o “Kennedy Space Center Visitor Complex” do National Aeronautics and Space Administration (NASA).

O "Kennedy Space Center" (KSC) localizado no estado da Flórida/EUA é, desde 1968, a base de lançamento dos vôos espaciais tripulados da NASA.

O "Kennedy Space Center Visitor Complex" é o centro de visitantes no KSC da NASA, que recebe em média, 1,5 milhões de visitantes por ano, vindo de todas as partes do mundo. Lá existem mostras e exposições sobre a NASA, veículos espaciais históricos, “memorábilia”, shows, palestras com astronautas, dois teatros IMAX, e outras atrações.

Buscando principalmente o clima nostálgico da época da corrida espacial, das missões Apollo e da conquista da Lua, visitamos esse interessante e paramentado museu da agência espacial americana. A visita foi feita num sábado, em 28 de julho de 2012.

Quando criança, assisti pela televisão em 1969 os dois astronautas (Armstrong e Aldrin) da missão Apollo 11 caminharem na Lua. Foi uma experiência marcante que, desde 1972 (missão Apollo 17), não mais se repetiu. Esta visita me transportou a um passado de glórias de uma época dourada da conquista da Lua.

Vamos as fotos:

O centro espacial e a recepção dos turistas.

O saguão central do complexo turístico.

A grande esfera de granito que gira, representando a esfera celeste e apresentando as 88 constelações.

Um “astronauta” perambulando pelas instalações do KSC acompanhado por um funcionário.

Uma simpática recepcionista e seu balcão enfeitado.

O “Orbit Cafe” , um local legal para comer um bom "lanche espacial".

Réplica do veículo robótico explorador de Marte “Opportunity”, construído todinho de peças de Lego.  O modelo, que pesa 130Kg, utilizou 90.000 peças e 650 homens-hora em sua construção.

Homenagem à astronauta Sally Ride, falecida em 23 de julho de 2012. Sally foi a primeira mulher americana a chegar ao espaço. Em 1983 ela foi tripulante da Challenger, na missão STS-7, que colocou em órbita satélites de comunicação. Participou também em 1984, da missão STS-41-G da Challenger.  Com as duas missões, acumulou 343 horas de permanência no espaço.

O pavilhão de foguetes históricos da NASA, do final da década de 1950 e da década de 1960.

Réplica da futura geração de cápsula espacial multifuncional conhecida como Orion.

F1 Engine – o motor do foguete Saturno V: O mais potente motor de foguete alimentado por combustível líquido já produzido. Apenas 1 motor F1 produzia mais energia do que todos os motores principais combinados das 3 “Space Shuttle”. O F1 Engine foi desenvolvido com a direção do renomado engenheiro e cientista Werner Von Braun para o programa Apollo. Dizia-se naquela época que, com exceção de uma explosão nuclear, o lançamento do foguete Saturno V era o barulho mais alto já produzido pelo homem. Os combustíveis utilizados pelo F1 Engine eram oxigênio líquido (LOX) e Querosene (RP-1).

 

Foguete Juno II (altura: 23,4m; diâmetro: 2,67m).

Réplica da capsula da missão Apollo 11.

Foguete Mercury Redstone (altura: 25,3m; diâmetro: 1,8m).

Foguete Atlas-Agena (altura: 27,7m; diâmetro: 3m);

Cápsula da espaçonave Mercury.

Foguete Juno I (altura: 21,7m; diâmetro: 1,8m).

Foguete Saturn I-B / SA-209 (altura: 43,2m; diâmetro: 6,61m). Este foguete SA-209 serviu como um veículo “back up” de lançamento durante as missões tripuladas SkyLab e, mais tarde, como um backup para o foguete SA-210.

Observe a treliça cor de abóbora posicionada horizontalmente abaixo da parte frontal do foguete. Ela é, na realidade, a rampa de embarque da torre de lançamento da do foguete Saturn V,  que lançou a espaçonave Apollo 11. Por essa rampa de embarque,  caminharam até o módulo de comando da Apollo 11, os astronautas Armstrong, Aldrin e Collins. Após caminharem nessa rampa, a próxima parada foi o Mar da Tranquilidade na Lua.

Outra visão do foguete Saturn I-B / AS-209.

Outro ângulo de visão dos foguetes da NASA.

Centro de educação espacial – fundação memorial dos astronautas.

Com essa nuvem no céu, parecia até que acabava de ser lançado um foguete !!!

Entrada das salas de exibição de materiais multimidia sobre assuntos espaciais.

Exibições audiovisuais sobre a Lua.

Exibições audiovisuais sobre as missões Apollo.

Protótipo de um veículo de exploração planetária.

Centro de conferência de astronautas visitantes.

Palestra do astronauta veterano Dr. Edward G. Gibson.

Foto do astronauta Edward G. Gibson quando estava na ativa.

O Prof. Vaz Tolentino e o Astronauta e Cientista Dr. Edward G. Gibson. Dr. Gibson participou da missão SkyLab 4 entre 1973 e 1974, ficando 84 dias no espaço.

A entrada da loja de souvenires “Space Shop” do Kennedy Space Center.

Interior da loja Space Shop.

Outra visão do interior da loja.

Os meteoritos a venda na loja Space shop.

As medalhas de prata comemorativas das missões espaciais da NASA.

Mais medalhas de prata comemorativas das missões espaciais da NASA.

Esta bela árvore “sycamore”  foi plantada com uma semente que foi  levada a bordo da espaçonave Apollo XIV  pelo astronauta Stuart Roosa.

Ainda no apartamento do hotel em Miami Beach, os souvenires comprados na loja Space Shop do Kennedy Space Center.  Dentre as compras estão dois livros: “On Giant Leap – Apollo 11 remembered” – Piers Bizony e “Magnificent Desolation – Buzz Aldrin.

A bela paisagem através da janela do hotel em Miami Beach.

A folha tirada da árvore “sycamore” plantada com a semente que viajou para a Lua na missão Apollo XIV. A folha será preservada dentro do livro do Buzz Aldrin.

Bolobs

Boletim Observe - edição de ...
Boletim Observe - edição de agosto / 2017
O Boletim Observe! do mês de agosto de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de agosto de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
27/07/2017
Cometa

Há 20 anos...O gelo que veio do ...
Há 20 anos...O gelo que veio do espaço - por Nelson Travnik.
Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* nelson-travnik@hotmail.com Enormes pedras de gelo caem em Campinas e Itapira, SP, provocando estragos e sustos. Pelas suas proporções, o evento ainda é ... Leia mais

Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* ... Leia mais
12/07/2017
Oasi

O município do sertão de ...
O município do sertão de Pernambuco agora também está no espaço!
O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também está no espaço. A cidade com menos de 5 mil habitantes deu seu nome para o asteroide 10468 EH9, descoberto em 1981. O asteroide “10468 ... Leia mais

O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também ... Leia mais
02/06/2017
So

Blog "Sky and Observers" junho/2017
Blog "Sky and Observers" junho/2017
Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Rosa Campos / CEAMIG, foram publicados os seguintes assuntos: - A ocultação de sigma Leo pela Lua em 02 de junho 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio ... Leia mais
01/06/2017