Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Estações do Ano

 

Estações do ano tem seus inícios nos Solstícios e Equinócios.

 

No Hemisfério Sul, as datas de início das estações do ano são as seguintes (o dia e hora exatos variam de um ano para outro):

Equinócio de Outono:        21 de março;

Solstício de Inverno:          21 de junho;

Equinócio de Primavera:   23 de setembro;

Solstício de Verão:             21 de dezembro.

 

Na astronomia, Solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.

Definimos o momento de um Solstício como aquele em que o Sol, visto da Terra, se encontra o mais distante possível do “equador celeste” (23,5o para o Norte ou para o Sul) ou (23,5 graus para o Norte ou para o Sul); o que corresponde ao instante em que um Hemisfério está o mais voltado possível para o Sol. 

Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: no início do verão em dezembro e no início do inverno em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Na astronomia, Equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha imaginária do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica (“caminho” ou trajetória aparente do Sol na esfera celeste) cruza o equador celeste.

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. 

Nos Equinócios vemos o Sol sobre essa linha. No nosso Solstício de Inverno, vemos o Sol 23,5o ao Norte e no Solstício de Verão 23,5o ao Sul dessa linha. 

Os astrônomos por convenção definiram uma linha imaginária no céu, que chamamos de "equador celeste", que fica exatamente sobre o equador terrestre.

O momento de um equinócio é aquele em que o Sol passa sobre o “equador celeste”; o que corresponde ao instante em que os dois hemisférios estão igualmente iluminados

A Terra translada em torno do Sol em uma órbita plana quase circular, executando esse trajeto num período que define o ano. Enquanto isso a Terra gira em torno de si mesma (rotação), originando os dias.

O eixo de rotação da Terra tem sempre a mesma orientação espacial, ou seja, orientação fixa. 

  imagem: vaztolentino.com.br 

 

No cenário do movimento Terra – Sol, o eixo de rotação da Terra além de ter direção fixa, é inclinado de 23,5o em relação à normal ao plano da translação da Terra. 

 imagem: vaztolentino.com.br 

 

No hemisfério norte ele "aponta" para uma estrela bem brilhante, conhecida como Estrela Polar, da constelação de Ursa Menor.

Do outro lado (hemisfério sul) aponta para uma estrela bem "fraquinha", no limite humano de visualização a olho nu, chamada Sigma da constelação do Octante.

Durante a sua volta anual em torno do Sol o eixo de rotação da Terra está sempre apontando para essas estrelas.

 imagem: vaztolentino.com.br 

Em conseqüência dessa inclinação, hora um Hemisfério está voltado para o Sol e seis meses depois é o outro Hemisfério que está voltado para o Sol. 

Essas posições da Terra em relação ao Sol são conhecidas como Solstícios:

- Solstício de Verão para o Hemisfério voltado para o Sol;

- Solstício de Inverno para o Hemisfério voltado contra o Sol.

Obs.: um mesmo solstício é chamado de Solstício de Inverno em um Hemisfério enquanto é chamado de Solstício de Verão no outro Hemisfério; e vice-versa. 

 imagem: astro.if.ufrgs.br

 

Entre os Solstícios, existem posições intermediárias, conhecidas como Equinócios. Nos Equinócios os dois hemisférios estão simetricamente dispostos em relação ao Sol:

- Equinócio de Primavera para o Hemisfério que está indo do Inverno para o Verão;

- Equinócio de Outono para o Hemisfério que está indo do Verão para o Inverno.

Nos dias de inverno, pra nós do hemisfério sul, o Sol passa "mais pro norte" e nos dias de verão passa "mais pro sul".

 

  

A Duração dos dias:

Sempre temos metade do nosso planeta iluminada pelo Sol. A linha que divide o dia da noite é um círculo cujo plano é sempre perpendicular à linha Terra-Sol. Nos Equinócios os dois Hemisférios estão igualmente iluminados. Fora essas datas, sempre temos um hemisfério melhor iluminado que o outro. 

Maior dia do ano: solstício de verão; maior noite do ano: solstício de inverno; duração igual do dia e da noite: equinócios. 

Localidades ao longo do equador terrestre sempre têm dias e noites de 12 horas cada. Quanto mais distante uma localidade está do equador, maior a diferença entre o dia e a noite, em qualquer data. Os pólos terrestres passam períodos de seis meses iluminados e seis meses às escuras (de equinócio a equinócio).

Oasi

O município do sertão de ...
O município do sertão de Pernambuco agora também está no espaço!
O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também está no espaço. A cidade com menos de 5 mil habitantes deu seu nome para o asteroide 10468 EH9, descoberto em 1981. O asteroide “10468 ... Leia mais

O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também ... Leia mais
02/06/2017
So

Blog "Sky and Observers" junho/2017
Blog "Sky and Observers" junho/2017
Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Rosa Campos / CEAMIG, foram publicados os seguintes assuntos: - A ocultação de sigma Leo pela Lua em 02 de junho 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio ... Leia mais
01/06/2017
Bo1

Boletim Observe! do mês de junho ...
Boletim Observe! do mês de junho de 2017.
O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! Margarete ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
27/05/2017
Asteroide_day

Edição de 2017 do "Asteroid Day" ...
Edição de 2017 do "Asteroid Day" – Dia do Asteroide.
Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do Asteroid Day – Dia do Asteroide. No dia 30 de junho várias entidades astronômicas, científicas e culturais de todo o mundo ... Leia mais

Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do ... Leia mais
05/05/2017