Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Coord. Celestiais

Coordenadas Celestiais (Declinação e Ascensão Reta):

Para aproveitar melhor o céu noturno é interessante compreender as  Coordenadas Celestiais. Podemos entendê-las como uma projeção circular para a esfera celestial, dos arcos conhecidos como pararelos e meridianos na Terra, ou seja, das coordenadas geográficas (latitude e longitude) do nosso planeta.

O equador celeste seria a projeção da linha do equador da Terra na espera celeste. O equador celeste é o círculo máximo determinado pela intersecção de um plano perpendicular ao eixo norte-sul terrestre com a esfera celeste. Divide a esfera celeste em hemisfério boreal, ou norte, e hemisfério austral, ou sul.

Fazendo uma analogia, a Latitude da Terra corresponderia à Declinação (Declination) na esfera celeste e, a Longitude  da Terra, corresponderia à Ascensão Reta (Right Ascension) na esfera celeste.

Assim como no caso da Latitude, a Declinação (DEC.) começa no Equador Celeste (0o) ou (0 grau) e aumenta para os Pólos. As Declinações Norte são positivas (0o até +90o)  ou (0 grau até +90 graus) e, as Declinações Sul são negativas, (0o até -90o) ou (0 grau até -90 graus).

Assim como Greenwich marca o primeiro meridiano (Longitude 0o) ou (Longitude 0 grau) da Terra, um ponto no céu na constelação de Áries, conhecido como marco zero ou Ponto Vernal (que é a posição do Sol ao cruzar o equador celeste em  21 de março) marca o ponto zero da Ascensão Reta.

A Ascensão Reta (R.A. ou A.R.) é medida de 0h a 24h no sentido Leste, dividindo a esfera celeste em 24 partes de 15(15 graus) cada (360o/ 24 = 15o) ou (360 graus / 24 = 15 graus), logo quando uma estrela se movimenta 15(15 graus) no céu, leva 1h nesse percurso).     

A posição de uma estrela no céu tem uma coordenada que é só dela, sendo determinada pela sua Ascensão Reta (A.R.) e Declinação (DEC.).

                        

                        imagem: coolcosmos.ipac.caltech.edu

Por exemplo, a estrela gigante vermelha Antares, de magnitude 1.3 que pertence à constelação de Escorpião (Scorpion), tem como coordenada:

                A.R.: 16h  29’ 24,5”

                DEC:  -26º 25’ 55”.  

Bolobs

Boletim Observe - edição de ...
Boletim Observe - edição de agosto / 2017
O Boletim Observe! do mês de agosto de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de agosto de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
27/07/2017
Cometa

Há 20 anos...O gelo que veio do ...
Há 20 anos...O gelo que veio do espaço - por Nelson Travnik.
Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* nelson-travnik@hotmail.com Enormes pedras de gelo caem em Campinas e Itapira, SP, provocando estragos e sustos. Pelas suas proporções, o evento ainda é ... Leia mais

Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* ... Leia mais
12/07/2017
Oasi

O município do sertão de ...
O município do sertão de Pernambuco agora também está no espaço!
O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também está no espaço. A cidade com menos de 5 mil habitantes deu seu nome para o asteroide 10468 EH9, descoberto em 1981. O asteroide “10468 ... Leia mais

O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também ... Leia mais
02/06/2017
So

Blog "Sky and Observers" junho/2017
Blog "Sky and Observers" junho/2017
Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Rosa Campos / CEAMIG, foram publicados os seguintes assuntos: - A ocultação de sigma Leo pela Lua em 02 de junho 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio ... Leia mais
01/06/2017