Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Coord. Celestiais

Coordenadas Celestiais (Declinação e Ascensão Reta):

Para aproveitar melhor o céu noturno é interessante compreender as  Coordenadas Celestiais. Podemos entendê-las como uma projeção circular para a esfera celestial, dos arcos conhecidos como pararelos e meridianos na Terra, ou seja, das coordenadas geográficas (latitude e longitude) do nosso planeta.

O equador celeste seria a projeção da linha do equador da Terra na espera celeste. O equador celeste é o círculo máximo determinado pela intersecção de um plano perpendicular ao eixo norte-sul terrestre com a esfera celeste. Divide a esfera celeste em hemisfério boreal, ou norte, e hemisfério austral, ou sul.

Fazendo uma analogia, a Latitude da Terra corresponderia à Declinação (Declination) na esfera celeste e, a Longitude  da Terra, corresponderia à Ascensão Reta (Right Ascension) na esfera celeste.

Assim como no caso da Latitude, a Declinação (DEC.) começa no Equador Celeste (0o) ou (0 grau) e aumenta para os Pólos. As Declinações Norte são positivas (0o até +90o)  ou (0 grau até +90 graus) e, as Declinações Sul são negativas, (0o até -90o) ou (0 grau até -90 graus).

Assim como Greenwich marca o primeiro meridiano (Longitude 0o) ou (Longitude 0 grau) da Terra, um ponto no céu na constelação de Áries, conhecido como marco zero ou Ponto Vernal (que é a posição do Sol ao cruzar o equador celeste em  21 de março) marca o ponto zero da Ascensão Reta.

A Ascensão Reta (R.A. ou A.R.) é medida de 0h a 24h no sentido Leste, dividindo a esfera celeste em 24 partes de 15(15 graus) cada (360o/ 24 = 15o) ou (360 graus / 24 = 15 graus), logo quando uma estrela se movimenta 15(15 graus) no céu, leva 1h nesse percurso).     

A posição de uma estrela no céu tem uma coordenada que é só dela, sendo determinada pela sua Ascensão Reta (A.R.) e Declinação (DEC.).

                        

                        imagem: coolcosmos.ipac.caltech.edu

Por exemplo, a estrela gigante vermelha Antares, de magnitude 1.3 que pertence à constelação de Escorpião (Scorpion), tem como coordenada:

                A.R.: 16h  29’ 24,5”

                DEC:  -26º 25’ 55”.  

Eclipse_lunar

Projeto de Observação do Eclipse ...
Projeto de Observação do Eclipse Lunar Total de 27 de Julho de 2018 no Lunissolar
Projeto de Observação do Eclipse Lunar Total de 27 de Julho de 2018 no Lunissolar Caros amigos, Acabamos de disponibilizar, em nosso portal de eclipses Lunissolar, uma versão temporária em inglês do projeto de ... Leia mais

Projeto de Observação do Eclipse Lunar Total de 27 de Julho de 2018 no Lunissolar ... Leia mais
09/10/2017
Sao

Blog "Sky and Observers" - outubro ...
Blog "Sky and Observers" - outubro 2017.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: - O asteroide (48) Doris em 2017! https://goo.gl/EM8s7M - O asteroide (42) Isis em 2017! https://goo.gl/iPTYu5 ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/10/2017
Boletim_observe

Boletim Observe! do mês de outubro ...
Boletim Observe! do mês de outubro de 2017.
O Boletim Observe! do mês de outubro de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! Atenciosamente ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de outubro de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
01/10/2017
Telesc%c3%b3pio_icon3

Nelson Travnik: o astrônomo ...
Nelson Travnik: o astrônomo pioneiro!
Numa época em que tudo era difícil, veja abaixo o que o grande pioneiro da astronomia brasileira, Nelson Travnik, desenvolveu no Observatório Astronômico Flammarion, em Minas Gerais, nas décadas de 1950, 1960 e ... Leia mais

Numa época em que tudo era difícil, veja abaixo o que o grande pioneiro da astronomia ... Leia mais
01/10/2017