Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Mapa do Brasil na Lua

O Mapa do Brasil na Lua - The Map of Brazil on the Moon

A descoberta do "Mapa do Brasil na Lua":

Conheça o artigo sobre a descoberta do "Mapa do Brasil na Lua", escrito por Prof. Ricardo José Vaz Tolentino do Vaz Tolentino Observatório Lunar, para o conceituado BOLETIM OBSERVE (edição maio/2011), do NEOA - JBS (Núcleo de Estudos e Observação Astronômica "José Brazilício de Souza" ), de Florianópolis, vinculado ao Instituto Federal de Santa Catarina, que tem como Coordenador de Observações Astronômicas o nosso amigo Alexandre Amorim (http://costeira1.astrodatabase.net/).

                                              

                                                    ImagemAbrangância da região apresentada nas fotos abaixo, enfocando o Mapa do Brasil na Lua - VTOL.                                                  

Cratera C. Mayer D: uma notável semelhança com o mapa do Brasil.

C. Mayer D (Lat: 62.1º N / Long: 18.6º E – Foto no Mapa LAC 13) é uma cratera de formato irregular, com diâmetro médio em torno de 70 Km e 1,5 km profundidade máxima, localizada no quadrante nordeste, perto do limbo norte da Lua.

À noroeste de C. Mayer D, junto à sua borda, posiciona-se a cratera C. MAYER (coordenadas selenográficas Lat: 63.2º N , Long: 17.3º E, diâmetro: 38 Km, profundidade: 3 Km), da qual C. Mayer D herdou o nome, que foi definido em 1935 pela IAU (International Astronomical Union) em homenagem ao astrônomo e professor tcheco Christian Mayer (1719 – 1783). Analisando as imagens da região, chega-se à conclusão de que C. MAYER é uma cratera mais profunda e mais recente que C. Mayer D, pois suas bordas adentram os limites de C. Mayer D, que tem o piso coberto por lava e as paredes que delimitam seu contorno sofreram desmoronamentos e muitos desgastes provenientes por efeitos de micro impactos.

C. Mayer D apresenta um formato muito semelhante ao mapa do Brasil, inclusive com a presença de um impacto central, que criou a cratera C. Mayer F (coordenadas selenográficas Lat: 62.0º N , Long: 19.5º E), com 9 Km de diâmetro e 1,2 Km de profundidade, justamente na posição de Brasília.

                                                             

Foto executada com apenas 1 frame em 22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02:31:18.

Para encontrar C. Mayer D, parte-se da bela dupla de crateras EUDOXUSARISTOTELES, localizadas logo ao norte dos MONTES CAUCASUS. Traça-se uma reta imaginária em direção ao norte, partindo no centro da cratera EUDOXUS e chegando ao centro da cratera ARISTOTELES. Desse ponto, continua-se com a reta, cerca de uma vez e meia da distância anterior, atravessando o MARE FRIGORIS, até chegar-se à cratera C. Mayer D, na parte do “mapa” que representaria o Estado do Rio Grande do Sul.

                                                    

A distância entre ARISTOTELES e C.Mayer D, de borda a borda, é de aproximadamente 300 Km.

O melhor período para observação de C. Mayer D seria no sexto e sétimo dias após a Lua Nova e no quarto e quinto dias após a Lua Cheia.

Vaz Tolentino Observatório Lunar (www.vaztolentino.com.br) capturou a imagem da cratera C. Mayer D mostrada abaixo, a qual carinhosamente foi “batizada” como “Terra Brasilis”, no dia 22/02/2011, às 02h31m, hora local (4 dias após a Lua Cheia).

Foto executada com 300X de aumento e apenas 1 “frame”, utilizando o telescópio refletor dobsoniano SkyWatcher Flex Tube de 305mm, câmera Orion StarShoot Solar System Color Imaging III Barlow Celestron Ultima 2X.

Nunca antes se tinha ouvido falar sobre o mapa do Brasil na Lua!

Foto: Mapa do Brasil na Lua - Map of Brazil on the Moon.

Foto: O Mapa do Brasil na Lua (foto por Tolentino) e o Astronauta Marcos Pontes (foto por joão Marcos).

O astronauta brasileiro Marcos Pontes e o mapa do Brasil na Lua !

Durante o 17º EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), realizado em maio de 2011 em Belo Horizonte, o VTOL (Vaz Tolentino Observatório Lunar), expôs algumas fotografias da Lua. Nessa oportunidade, o astronauta brasileiro Marcos Pontes ficou muito admirado por saber da existência de uma cratera lunar com o formato do mapa do Brasil. O astronauta elogiou muito nossa foto e disse que nunca ouviu falar sobre a existência do “mapa do Brasil na Lua”. Trata-se da Cratera C. Mayer D, fotografada pelo VTOL em fevereiro/2011, carinhosamente “rebatizada”  por nossa equipe como “Terra Brasilis”.

A foto do mapa do Brasil na Lua foi publicada no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day) e no periódico australiano The Maitland Mercury Magazine.

Foto executada com apenas 1 frame em 0‎5‎ de ‎maio‎ de ‎2018, ‏‎02:00:12 (05:00:12 UT). No detalhe menor: 22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02:31:18.

55_pandora

Asteroide (55) Pandora em 2018!
Asteroide (55) Pandora em 2018!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um ... Leia mais
20/07/2018
J%c3%bapiter2

Júpiter e seu harém de 79 luas.
Júpiter e seu harém de 79 luas.
Notícia enviada pelos colaboradores do VTOL: Haroldo Porto / Macaé / RJ - Geógrafo - Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Luiz Cláudio Martins - BH / MG - Analista de Sistemas Sênior.

Notícia enviada pelos colaboradores do VTOL: Haroldo Porto / Macaé / RJ - ... Leia mais
20/07/2018
Louis_cruls2

A história do Astrônomo belga que ...
A história do Astrônomo belga que demarcou o território do Distrito Federal
Veja reportagem completa em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/07/06/interna_cidadesdf,693203/conheca-a-historia-do-belga-que-demarcou-o-territorio-do-distrito-fede.shtml Boa leitura! * Enviado pelo ... Leia mais

Veja reportagem completa em: ... Leia mais
09/07/2018
Ow

O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE!
O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE!
Há 80 anos, O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE Por Nelson Travnik* nelson-travnik@hotmail.com Este mês em que o planeta Marte após 15 anos estará novamente mais próximo à Terra, é licito ... Leia mais

Há 80 anos, O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE Por Nelson Travnik* ... Leia mais
05/07/2018