Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Memorabilia

 

Nossa memorabilia da corrida espacial e da conquista da Lua:

 

A Corrida Espacial:

Em 04 de outubro de 1957, a extinta União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da Terra, conhecido como Sputnik 1. Esse feito inédito provocou uma rápida reação por parte dos Estados Unidos, que se lançaram na chamada “corrida espacial”, iniciando os primeiros passos de seu projeto para a conquista da Lua, com a criação da agência espacial NASA (National Aeronautics and Space Administration), em 01 de outubro de 1958.

Em 07 de outubro de 1959, a sonda robótica espacial soviética Luna 3 conseguiu, pela primeira vez na história, fotografar a face oculta da Lua. Mais tarde, em 12 de abril de 1961, os soviéticos colocaram o primeiro homem no espaço, o cosmonauta Iuri Gagarin, que orbitou a Terra em sua apertada capsula Vostok 1.

A NASA por sua vez, começou os seus projetos espaciais com o programa Mercury, inicialmente com missões não tripuladas em 1959 e depois com voos tripulados em 1961, colocando o primeiro americano no espaço num voo sub-orbital (astronauta Alan Shepard, em 05 de maio de 1961) e também num voo orbital (astronauta, John Glenn em 20 de fevereiro de 1962).

Algumas semanas depois que os russos enviaram o primeiro homem ao espaço, o presidente John F. Kennedy iniciou o programa lunar americano conhecido como projeto Apollo, num ambiente político de muita tensão, da chamada “Guerra Fria”. Em um discurso ao Congresso Norte Americano em 25 de maio de 1961, Kennedy apresentou o seu projeto Apollo, um plano ousado que consistia em enviar um americano até à superfície da Lua e retorná-lo em segurança à Terra, até o final da década. Com esse programa, o presidente americano esperava mostrar ao mundo a enorme capacidade tecnológica dos Estados Unidos.

Uma longa preparação precede o voo da famosa missão Apollo 11 (responsável pelos 2 primeiros homens a pisar na Lua). Em 1965 e 1966, o programa americano Gemini testou e analisou o comportamento dos astronautas durante prolongadas permanências no espaço, experimentou a execução de atividades extraveiculares (fora da nave, em espaço aberto), ensaiou o acoplamento entre naves na órbita da Terra e intervenções manuais de mudança de órbita. Astronautas famosos como Neil Armstrong, Buzz Aldrin, Micheal Collins, John Young, Eugene Cernan e Jim Lovell, dentre outros, participaram das importantes missões do programa Gemini, cujas espaçonaves foram lançadas pelos foguetes da série Gemini-Titan II.

Sondas Lunares Robótias da NASA:

Paralelamente aos programas tripulados, foram projetadas pela NASA três séries de missões lunares robóticas (Missões RangerMissões Surveyor e Missões Lunar Orbiter), com o objetivo de obter informações detalhadas sobre a superfície lunar e capturar imagens com boa definição, para permitir que os cientistas selecionassem os possíveis locais de alunissagem para as futuras missões tripuladas Apollo.

A memorabilia:

Como já mencionei em outras oportunidades, as missões Apollo marcaram muito a infância de minha geração. Por causa disso nasceu o meu interesse por estudos e pesquisas selenográficas, além de motivar uma visita onde tudo começou (Cabo Canaveral) e a criação da minha pequena coleção de objetos que remetem à corrida espacial e a conquista da Lua. Vejamos as fotos a seguir:

As 3 fotos abaixo são da miniatura do LM - Módulo Lunar Eagle da Missão Apollo 11, da série Space Collection da Dragon Models - Escala 1/72.

As 3 fotos abaixo são da miniatura do CSM - Módulo de Comando e Serviço Columbia da Missão Apollo 11, da série Space Collection da Dragon Models - Esc: 1/72. 

As três fotos seguintes são dos modelos dos astronautas da Missão Apollo 11. Esses modelos com juntas articuladas e riquesa de detalhes são da série Action 18 Hero da Dragon Models.

As duas fotos seguintes são cápsulas da Missão Mercury. No ar a cápsula "Friendship 7" e no chão a cápsula "Liberty Bell 7".

As 3 fotos abaixo são o CSM (Módulo de Comando e Serviço) Endeavour da Missão Apollo 15. Note As longas antenas HF e a antena VHF que parece uma escada. Modelo da série Space Collection da Dragon Models - Escala: 1/72.

As duas fotos seguintes são da miniatura do veículo explorador (jipe lunar) utilizado pela Missão Apollo 15. Modelo fabricado pela NewRay - Space Adventure.

A foto abaixo é do modelo LM - Lunar Module Eagle da Missão Apollo 11 da NASA, da série Space Collection da Dragon Models - em escala menor.

A foto abaixo é do CSM Columbia da Missão Apollo 11, da série Space Collection da Dragon Models em escala menor.

A foto seguinte ´do LM - Lunar Module Eagle da Missão Apollo 11, da série Air & Space da Ertl, em escala menor.

A foto abaixo é do modelo CSM Columbia da Missão Apollo 11, da séire Air & Space da Ertl.

A foto a seguir é do modelo do veículo explorador (jipe lunar) utilizado na missão Apollo 15, da série Air & Space da Ertl.

A foto abaixo é do modelo da cápsula "Friendship 7" da missão Mercury, da séire Air & Space da Ertl.

As quatro fotos seguintes são modelos dos astronautas da Missão Apollo 11, da série Can Do da Dragon Models.

A foto seguinte é um kit para montar do Módulo Lunar Eagle da Missão Apollo 11, fabricado pela Revell na escala 1/48.

A foto abaixo é um kit para montar do CSM (Módulo de Comando e Serviço Columbia da Missão Apollo 11, fabricado pela Dragon Models na escala 1/48.

A foto seguinte é do kit para montar da cápsula do Projeto Mercury, podendo ser caracterizada como Freedon 7, Liberty Bell 7 ou Friendship 7. Kit fabricado pela Atomic City -  MRC, na escala 1/12.

A foto abaixo é do modelo do foguete Saturno V, fabricado pela NewRay - Space Adventure.

A foto seguinte é de um conjunto de miniaturas da Missão Apollo 15 da NewRay - Space Adventure.

A foto seguinte mostra uma coleção de medalhas comemorativas das Missões Apollo da NASA, de Apollo 7 até a Apollo 17.

A foto seguinte mostra duas réplicas atuais do relógio que o primeiro homem que foi ao espaço usou. O cosmonauta Yuri Gagarim usava um relógio como esse em seu pulso, quando executava sua pioneira viagem espacial. A mesma fábrica da época, que criou e fabricou o relógio original, continua na ativa e fabricou as réplicas com as mesmas especificações do relógio original de 1961.

A foto abaixo é da caneta Fisher Space Pen. Esse fabricante (Fisher Pen) desenvolveu essa interessante caneta, que escreve até debaixo d'água ou de cabeça para baixo, para que os astronautas das Missões Apollo levassem para o espaço.

Livro "Mission to the Moon", adquirido no KSC - Kennedy Space Center. 

Livro "One Giant Leap", adquirido no KSC - Kennedy Space center.

O interessante livro do segundo homem que pisou na Lua, o astronauta Buzz Aldrin, intitulado "Magnificent Desolation", também adquirido no KSC.

Cometa

Há 20 anos...O gelo que veio do ...
Há 20 anos...O gelo que veio do espaço - por Nelson Travnik.
Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* nelson-travnik@hotmail.com Enormes pedras de gelo caem em Campinas e Itapira, SP, provocando estragos e sustos. Pelas suas proporções, o evento ainda é ... Leia mais

Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* ... Leia mais
12/07/2017
Oasi

O município do sertão de ...
O município do sertão de Pernambuco agora também está no espaço!
O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também está no espaço. A cidade com menos de 5 mil habitantes deu seu nome para o asteroide 10468 EH9, descoberto em 1981. O asteroide “10468 ... Leia mais

O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também ... Leia mais
02/06/2017
So

Blog "Sky and Observers" junho/2017
Blog "Sky and Observers" junho/2017
Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Rosa Campos / CEAMIG, foram publicados os seguintes assuntos: - A ocultação de sigma Leo pela Lua em 02 de junho 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio ... Leia mais
01/06/2017
Bo1

Boletim Observe! do mês de junho ...
Boletim Observe! do mês de junho de 2017.
O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! Margarete ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
27/05/2017