Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Sobre os Autores

João Batista França Nunes é astrônomo amador há 27 anos e colaborador do VTOL (Vaz Tolentino Observatório Lunar). Atuou como membro do CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de MInas Gerais) e realizou palestras e conferências proferidas na área de Astronomia. Também tem trabalhos de cunho científico na área de eclipses. Proferiu palestra sobre os trabalhos e descobertas do VTOL no grande evento Campus Party 2012, que ocorreu em São Paulo / SP.

João Marcos de Almeida Pinto é astrônomo amador e colaborador do VTOL (Vaz Tolentino Observatório Lunar). Iniciou com seus estudos em Astronomia nos anos 70 quando teve acesso a um binóculo e apostilas sobre características dos instrumentos ópticos (telescópios) e dinâmica das galáxias. Nos anos 80, na década do cometa Halley, se aprofundou na teoria astronômica através de estudos pessoais e cursos como ESPECTROSCOPIA e COSMOLOGIA ministrados na Reunião da SBPC, UFMG, em 1985. Na década de 90, através da construção de seu próprio refrator ATM, além de estudos de óptica aplicada, desenvolveu-se nas técnicas de apontamento e identificação de objetos celestes, observando objetos do catálogo IC e NGC e catalogando aglomerados estelares visíveis em grandes centros urbanos. É graduando da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Atualmente atua como observador de estrelas variáveis por estimativa de seus brilhos, enviando dados para AAVSO (EUA). Atua também, como revisor técnico dos artigos presentes neste website e como membro atuante nos fóruns de Astronomia do Brasil, Austrália e Portugal, além de consultor para aquisição e instalação de telescópios e seus acessórios.

O fundador, mantenedor e responsável técnico do observatório, Prof. Ricardo José Vaz Tolentino, com formação na área de Engenharia e Tecnologia da Informação, iniciou seus trabalhos em Astronomia há 7 anos, através do estudo e observação de cometas e demais objetos de céu profundo. Atualmente atua na identificação e catalogação do relevo topográfico lunar, no registro fotográfico sistematizado da Lua e planetas (Júpiter, Saturno e Marte), expedições para observação de objetos de céu profundo, na preparação de Professores, Alunos e demais interessados, através de palestras e cursos de iniciação em Astronomia Observacional, além de promover mostras sobre objetos celestes para o grande público.

O Prof. Tolentino é Mestre em Tecnologia e, há mais de 12 anos, executa Projetos de Extensão na área de Sistema de Posicionamento Global (GPS). Além desses, desenvolve outros projetos na área de Astronomia Observacional desde 2008. Esses projetos são executados através da  Universidade FUMEC/FACE (http://www.fumec.br/), onde atua como Professor há mais de 26 anos e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor Geral.

O Prof. Vaz Tolentino é membro do "THE PLANETARY SOCIETY" (USA) e escreve para o blog da Sociedade Planetária BRASIL (http://www.sociedadeplanetaria.org/).

O Prof. Vaz Tolentino ministrou palestras sobre Selenografia nos seguintes eventos:
 
Campus Party:
Palestras no Campus Party 2015, no Campus Party 2014 (ambos em São Paulo) e no Campus Party 2016 (Belo Horizonte). 
 
ENAST - Encontro Nacional de Astronomia:
Palestras no 16º ENAST (Brasília - 2013) e no 18º ENAST (Belo Horizonte - 2015).
 
EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia:
Participação no 28º EREA (2012) e no 17º EREA (2011), ambos em Belo Horizonte, expondo selenofotografias.
 
 

Prof. Vaz Tolentino também possui uma série de astrofotografias e artigos publicadas em websites internacionais e nacionais reconhecidos. Dentre eles, destacamos, o LPOD – Lunar Photo of the Day, The Maitland Mercury Magazine, Sky and Observers, Space Today, Astronomia no Zênite e Boletim Observe. Vaz Tolentino é membro da The Planetary Society/USA e escreve um blog no website Sociedade Planetária/Brasil.

Prof. Vaz Tolentino é Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e também executa projetos de extensão na área de Sistema de Posicionamento Global (GPS), treinando policiais e bombeiros. Foi professor da Universidade FUMEC por quase 3 décadas, onde ocupou o cargo de Diretor Geral da Faculdade de Ciências Empresariais (FACE).

Referências sobre alguns dos eventos citados acima
 
Em 2010, como reconhecimento internacional de seu trabalho, teve três fotos lunares publicadas no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), divulgando com destaque a Astronomia feita no Brasil (veja na seção "Conheça" / "Publicações" do nosso website).

Também em 2010, teve uma outra foto da Lua publicada na revista "Maitland Mercury - Weekend Magazine" da Austrália, com o título "Best lunar landscape revealed". Nesse mesmo ano, foi entrevistado pela rádio 2NUR-FM de Newcastle / Austrália, para o programa Starlight Zone, do astrônomo Col Maybury. A estrevista teve como tema a Lua. (veja na seção "Conheça" / "Publicações").

Em 2011, teve mais cinco fotos lunares publicadas no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day) do cientista da NASA, escritor, colunista e especialista em Lua, Dr. Charles A. Wood, destacando a descoberta do "Mapa do Brasil" na Lua (em 01/04/2011), o "pico duplo" da cratera Langrenus (31/05/2011), "um frame, muitos prazeres" (01/10/2011), a descoberta de uma "cratera super fantasma" (13/10/2011) e a Lua no perigeu e no apogeu ("Big & Little" - 25/10/2011) - veja na seção "Conheça" / "Publicações".

Também em 2011, a revista Maitland Mercury Weekend Magazine, de Newcastle / Austrália, publicou matéria com referências ao Prof. Tolentino e ao VAZ TOLENTINO OBSERVATÓRIO LUNAR, enfocando especialmente, a descoberta do "Mapa do Brasil" na Lua. A matéria foi escrita pelo colunista, radialista e astrônomo australiano Col Maybury (em 07/04/2011) (Veja na seção "Conheça" / "Publicações").

Em 10/06/2011, a revista Maitland Mercury Weekend Magazine, de Newcastle / Austrália, publicou na coluna de Col Maybury, foto e artigo escrito por Tolentino sobre a Cratera Santos Dumont, com o título: "Little Crater That's Big in Brazil" (Veja na seção "Conheça" / "Publicações").

Em 21/10/2011, a revista Maitland Mercury Weekend Magazine, de Newcastle / Austrália, publicou na coluna de Col Maybury, foto executada por Tolentino, enfocando a descoberta da "Cratera Fantasma", no MARE SERENITATIS, com o título: "Spotted, 400 years after Galileo"  (Veja na seção "Conheça" / "Publicações").

Em 09/02/2012, a revista Maitland Mercury Weekend Magazine, de Newcastle / Austrália, publicou na coluna de Col Maybury, foto executada por Tolentino e texto sobre a "Cratera Copernicus", com o título: "The Brazilian Professor Does It Again"  (Veja na seção "Conheça" / "Publicações").

Também em 2012, no dia 11 de março, o website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day) publicou mais uma foto executada por Tolentino, intitulada "Cosmic Giant". A foto compara os tamanhos dos planetas Júpiter, Saturno e Marte, com a cratera Copernicus da Lua, mostrando que Júpiter possui o mesmo diâmetro angular de Copernicus.

Em 15/03/2012, a revista Maitland Mercury Weekend Magazine, de Newcastle / Austrália, publicou na coluna de Col Maybury, foto executada por Tolentino e texto sobre a comparação dos diâmetros dos planetas Júpiter, Saturno e Marte, em relação à cratera Copernicus, quando fotografados pelo mesmo conjunto telescópio/câmera. A foto intitulada "Professor's lunar picture of the day", foi publicada juntamente com um texto que dedicava uma homenagem póstuma à amada Mãe do Prof. Tolentino.

Em 12/04/2012 foi publicado no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), mais uma foto executada por Tolentino, desta vez intitulada "Best View In The Solar System", onde se compara duas visões diferentes da cratera Langrenus. Também em 27/04/2012, a mesma foto com as duas visões de Langrenus também foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, sob o título "The Dramatic Changes To The Moon's Surface".

Em 11/05/2012, foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, mais uma foto executada por Tolentino, dessa vez, mostrando duas metades da Lua Cheia (Apogeu X Perigeu). No dia 01 de junho de 2012, foi publicado no website americano LPOD, uma nova foto executada por Tolentino, desta vez intitulada "Why ?". Em 21 de setembro de 2012, foi publicado no website americano LPOD, uma foto composta executada por Tolentino, apresentando a etapa de reaparecimento de Marte, na ocultação feita pela Lua em 19/09/2012. A mesma foto também foi publicada na Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália.

Em 04/01/2013, foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, mais uma foto executada por Tolentino, dessa vez, mostrando a Lua e Júpiter. Em 29/05/2013 foi publicado no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), mais uma foto executada por Tolentino, desta vez intitulada "One Shot of Rings", onde são observados os aneis que compõem a bacia do mare Humorum.

Em 13/06/2013, foi publicado no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), mais uma foto executada por Tolentino, desta vez intitulada "Why so few  basin secondary valleys",onde estão destacados dois grandes vales radiais à bacia do Mare Nectaris. Em 14/06/2013, foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, mais uma foto executada por Tolentino, dessa vez, mostrando a margem leste do Mare Humorum e dando destaque aos anéis da bacia do Mare Humorum, sob o título "Behold, a greater crater".

Em 13/09/2013, foi publicado no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), mais uma foto executada por Tolentino, desta vez intitulada "Another Small Mystery", onde é analisada a descoberta de uma pequena cratera fantasma no Oceanus Procellarum , próximo à cratera GRUITHUISEN. Em 19/09/2013, foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, mais uma foto executada por Tolentino, dessa vez, mostrando a "pequena cratera fantasma" descoberta pelo Prof. Vaz Tolentino nas lavas do Oceanus Procellarum , sob o título "Could this be the crater Ricardo?".

Em 06/10/2013, foi publicado no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), mais uma foto executada pelo Prof. Vaz Tolentino, desta vez intitulada "FIRST TO THE MOON", mostrando o local de alunissagens e impactos de algumas das sondas lunares soviéticas da série LUNA. Em 26/10/2013, também foi publicado no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), mais uma foto executada pelo Prof. Vaz Tolentino, desta vez intitulada "WHERE WERE THE LANDINGS?", mostrando o local de alunissagens das missões tripuladas APOLLO. Em 09/11/2013, foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, mais uma foto executada por Tolentino, dessa vez, mostrando a "os locais de alunissagem das missões tripuladas APOLLO" , sob o título "Magnificent memories of Moon missions". Em 12/11/2013, foi publicado no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day), mais uma foto executada pelo Prof. Vaz Tolentino, desta vez apresentando a grande cratera de piso escuro (planície murada) Grimaldi.

Durante o 16o ENAST (Encontro Nacional de Astronomia) realizado em Brasília / DF, o Prof. Vaz Tolentino ministrou palestra intitulada " Atividades, Pesquisas e Descobertas de um Observatório Lunar" (15/11/2013).

Em 21/12/2013, foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, mais uma foto executada por Tolentino, dessa vez, mostrando o Sinus IRIDUM e os locais de alunissagem da sonda chinesa Chang'e 3 em 14/12/2013 (onde desembarcou o veículo explorador robótico Yutu) e da sonda soviética Luna 17 em 17/11/1970 (onde desembarcou o veículo explorador robótico Lunokhod 1).

Durante o Campus Party edição 2014, realizado em São Paulo / SP, o Prof, Vaz Tolentino ministrou palestra intitulada "Identificação e Análise de Crateras Fantasmas na Lua" (30/01/2014). Também em 2014 (13/02/2014), o website americano LPOD publicou uma foto executada pelo Prof. Tolentino, intitulada "PLATEAUING OUT", enfocando a incomum formação "GODIN C Plateau". Essa mesma foto foi publicada em 22/02/2014 na coluna de Col Maybury no Maitland Mercury da Austrália, sob o título "A lonely mountain on the Moon west of GODIN". Em 22/03/2014 foi publicado um sequência fotográfica executada pelo Prof. Tolentino no LPOD, sob o título "SEEPING OUT". A sequência abordava a fase de reaparecimento de Saturno na ocultação ocorrida em 20/03/2014.

Também em 2014, no dia 06 de abril, o website LPOD publicou uma composição fotográfica com texto feita por Tolentino, intitulada "And yet it moves", apresentando a evolução do Sol nascente sobre a bela e jovem cratera COPERNICUS. Em 22 de maio de 2014, o Prof. Tolentino obteve outra foto publicada no LPOD, dessa vez intitulada "The moat in my eye", enfocando a borda leste da grande bacia ORIENTALE, que fica localizada no limbo oeste lunar, na zona de librações, mostrando os anéis interno e externo da grande bacia, conhecidos respectivamente como Montes ROOK e Montes CORDILLERA.

Em 15/06/2014, foi publicada no internacional LPOD, uma foto com texto do Prof. Vaz Tolentino enfocando o "primeiro objeto feito pelo homem a atingir outro mundo", sob o título "PROBING THE MOON". Em 21/06/2014, foi publicada na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, mais uma foto executada pelo Prof. Vaz Tolentino, imbutida num artigo a respeito das explorações e conquistas espaciais.

Para comemorar os 45 anos da Missão APOLLO 11, em 20 de julho de 2014, foi publicada no website americano LPOD, uma composição fotográfica com texto, elaborados pelo Prof. Tolentino, sob o título "ONE OF THE BILLIONS OF MEMORIES". A mesma composição fotográfica e texto do autor, também foram publicados em 26/07/2014 na coluna de Col Maybury do Maitland Mercury Weekend Magazine de Newcastle / Austrália, sob o título "...like it was yesterday".

Em 01/08/2014, o website americano LPOD do cientista planetário sênior Dr. Charles A. Wood, publicou uma foto e texto feitos pelo Prof. Tolentino, enfocando a montanha em forma de pirâmide "Fra Mauro ETA", como sendo uma escultura radial à bacia Imbrium. A foto recebeu o título de "PITTED PYRAMID". Também em 21/09/2014, o website LPOD publicou uma foto e texto do Prof. Tolentino, abordando o caso da pequena cratera sem dono CHING-TE, ou seja, uma minúscula formação que não homenageia nenhuma personagem da história da humanidade. O título do LPOD foi "A CRATER WITHOUT AN OWNER". Essa mesma foto também foi publicada na Austrália, no Maitland Mercury, na coluna SkyWatch do astrônomo Col Maybury, sob o título "Be creative, name a Moon crater". Em 30/09/2014, o website americano LPOD publicou um mosaico de fotos e texto feitos pelo Prof. Tolentino, enfocando as vantagens de se observara a Lua, quando comparada aos outros objetos do espaço. O conjunto mosaico/texto recebeu o título "PREACHING TO THE CHOIR".

Em 16/10/2014, foi publicado no website americano LPOD, uma composição fotográfica e texto elaborados pelo Prof. Vaz Tolentino, abordando a história dos irmãos "von HUMBOLDT" e as formações da Lua que os homenageiam. A publicação recebeu o título "TWO LUNAR BROTHERS". Essa mesma composição fotográfica com texto também foram publicados no Maitland Mercury Magazine da Australia, em 25/10/2014, na coluna SkyWatch do astronomo Col Maybury. Em 29/11/2014, foi publicado no website americano LPOD, uma composição fotográfica e texto elaborados pelo Prof. Vaz Tolentino, abordando o fim da publicação do famoso website americano LPOD. O título da publicação foi "PENULTIMATE LPOD".

Em 09/10/2015 o Prof. Vaz Tolentivo teve uma composição fotográfica com texto publicados na coluna SkyWatch do astrônomo Col Maybury no Maitland Mercury Magazine (na Web e também impresso) da Austrália. A publicação abordava o eclipse lunar total com super Lua, em 27 e 28 de setembro de 2015. Já em 21/10/2015, o Prof. Tolentino tive outra composição fotográfica com texto publicados na coluna SkyWatch do astrônomo Col Maybury, no Maitland Mercury Magazine (na Web e também impresso) da Australia. A publicação abordava as fotos que capturaram a passagem de um satélite na direção do disco lunar.

O Prof. Tolentino atua como mantenedor do VAZ TOLENTINO OBSERVATÓRIO LUNAR, do qual é fundador e responsável técnico (aquisição de equipamentos e conservação), tornando possível a publicação constante de novas fotos e análises técnicas no website do observatório.

Asteroide_day

Edição de 2017 do "Asteroid Day" ...
Edição de 2017 do "Asteroid Day" – Dia do Asteroide.
Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do Asteroid Day – Dia do Asteroide. No dia 30 de junho várias entidades astronômicas, científicas e culturais de todo o mundo ... Leia mais

Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do ... Leia mais
05/05/2017
So2

"Sky and Observers" - maio / 2017.
"Sky and Observers" - maio / 2017.
Neste mês (maio / 2017) estão publicados no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Rosa Campos / CEAMIG, os seguintes assuntos: - A ocultação de sigma Leo pela Lua em 05 de maio 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (maio / 2017) estão publicados no Blog "Sky and Observers" do ... Leia mais
04/05/2017
Bramon2

Morador de Araruama, RJ, se dedica ...
Morador de Araruama, RJ, se dedica a registrar chuvas de meteoros.
Morador de Araruama, RJ, se dedica a observar o espaço. O referido astrônomo amador faz parte da rede BRAMON. A Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON) é uma organização cuja missão é ... Leia mais

Morador de Araruama, RJ, se dedica a observar o espaço. O referido astrônomo amador ... Leia mais
19/04/2017
So2

Blog "Sky and Observers" de abril / ...
Blog "Sky and Observers" de abril / 2017.
Neste mês (abril / 2017) estão publicados no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Campos / CEAMIG, os seguintes assuntos: - A ocultação de Porrima pela Lua em 10 de abril 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (abril / 2017) estão publicados no Blog "Sky and Observers" do ... Leia mais
01/04/2017