Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Ponto Mais Alto da Lua

 

O ponto mais alto da Terra é o pico do Monte Evereste, com seus 8.848m sobre o nível do mar. O ponto mais alto da Lua localiza-se em seu lado oculto, junto à borda leste da Cratera Engel’gradt  (Lat: 05.7o N, Long: 159.0o W, diâmetro: 44 Km), sendo 1.938m mais alto do que o Monte Evereste da Terra, com um total de 10.786m ! Entretanto, existem algumas grandes diferenças entre as duas formações.

 

                                       

                                       A seta vermelha mostra o ponto mais alto na Lua, situado a
                                       10.786m acima do raio médio lunar.   ImagemLRO/NASA.   

O Monte Evereste é uma formação relativamente nova em nosso planeta. Ele foi formado quando placas tectônicas colidiram e elevaram (o que antes era fundo de mar)  para alturas impressionantes, ao longo de cerca de 60 milhões de anos.

O ponto mais alto da Lua é muito mais velho e foi possivelmente formado por pilhas de escombros ejetados na criação da enorme bacia Aitken (2.500 Km de diâmetro e 13 Km de profundidade - uma das maiores bacias de impacto do Sistema Solar) localizada no no polo sul lunar, que é considerada a maior, mais profunda e mais antiga bacia da Lua. O evento cataclísmico que criou a enorme bacia "South Pole–Aitken basin" ocorreu há mais de 4 bilhões de anos.

Uma diferença chave entre os dois pontos mais altos é a inclinação. As laterais do Monte Evereste são muito íngremes, enquanto que, na Lua, a aproximação para o ponto mais alto tem inclinação de apenas 3º.

                                              

                                         Evereste -Imagem: wiredcpu.com   LUA - Imagem: LRO/NASA

Essa diferença justifica-se pois, as duas grandes estruturas foram formadas por dois mecanismos originalmente muito diferentes.   

Fonte: NASA.

55_pandora

Asteroide (55) Pandora em 2018!
Asteroide (55) Pandora em 2018!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um ... Leia mais
20/07/2018
J%c3%bapiter2

Júpiter e seu harém de 79 luas.
Júpiter e seu harém de 79 luas.
Notícia enviada pelos colaboradores do VTOL: Haroldo Porto / Macaé / RJ - Geógrafo - Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Luiz Cláudio Martins - BH / MG - Analista de Sistemas Sênior.

Notícia enviada pelos colaboradores do VTOL: Haroldo Porto / Macaé / RJ - ... Leia mais
20/07/2018
Louis_cruls2

A história do Astrônomo belga que ...
A história do Astrônomo belga que demarcou o território do Distrito Federal
Veja reportagem completa em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/07/06/interna_cidadesdf,693203/conheca-a-historia-do-belga-que-demarcou-o-territorio-do-distrito-fede.shtml Boa leitura! * Enviado pelo ... Leia mais

Veja reportagem completa em: ... Leia mais
09/07/2018
Ow

O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE!
O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE!
Há 80 anos, O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE Por Nelson Travnik* nelson-travnik@hotmail.com Este mês em que o planeta Marte após 15 anos estará novamente mais próximo à Terra, é licito ... Leia mais

Há 80 anos, O DIA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE Por Nelson Travnik* ... Leia mais
05/07/2018