Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cratera PETAVIUS e Rimae PETAVIUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cratera PETAVIUS e Rimae PETAVIUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera PETAVIUS:

Diâmetro: 184 Km;

Profundidade: 3,4 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 25° 18′ 00″ S, LON: 60° 24′ 00″ E.

Período Geológico Lunar: Ímbrico Inicial (Early Imbrian): 3,85 bilhões até cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.

Melhor período de observação: 3 dias após a Lua nove ou 2 dias após a Lua cheia.

Quem foi PETAVIUS? Denis Petau (PETAVIUS) foi um jesuíta, teólogo e Astrônomo francês (1583 – 1652). Conhecido como Dionysius PETAVIUS . Defendeu tese de mestre em artes na Universidade de Paris e de teologia em Sorbone. Em 1639 foi ordenado Cardeal em Roma pelo Papa Urban VIII.

A cratera PETAVIUS é uma excepcional formação. Grande cratera de impacto de morfologia complexa e de piso fraturado, localizada próximo da borda sul do Mare FECUNDITATIS e perto do limbo sudeste da Lua. Suas paredes internas largas tem aspecto rugoso e desgastado, são escarpadas, irregulares e estruturadas em terraços (como grandes degraus ou curvas de nível).

PETAVIUS tem profundidade de 3,4 Km e seu piso foi coberto por lava que veio por seu fundo. Possui um complexo central de montanhas com 2 picos principais que atingem mais de 3,15 Km acima da superfície do piso.

Um grande canal inicia sua caminhada próximo da parede interna norte de PETAVIUS e, ainda fino e sinuoso, ele vai por sobre o piso da cratera em direção à montanha central, enquanto aumenta de largura. A partir do centro, já bem largo, ele dá uma guinada para sudoeste, num ângulo descendente em torno de 30o, até atingir de forma retilínea o limite da parede interna sudoeste. Esse grande canal criou-se no passado, quando o piso da cratera foi estufado para cima pela força das lavas e a grande fratura acabou por marcar as bordas das áreas que foram levantadas.

Esse proeminente canal, único representante dessa classe (ligando o pico central de uma grande cratera até sua borda), percorre aproximadamente 48 Km a partir do seu início sinuoso até a montanha central e cerca de mais 80 Km retilineamente da montanha central até a borda sudoeste. Nos pontos mais largos, esse notável canal atinge mais de 5 Km e, nos pontos mais fundos, atinge mais de 600 m. Outros canais menores e comuns também habitam o piso fraturado de PETAVIUS, criando todos eles, um sistema de canais conhecido como Rimae PETAVIUS.

Junto à borda noroeste de PETAVIUS encontra-se a cratera WROTTESLEY (diâmetro: 57 Km, profundidade: 2,3 Km, LAT: 23.9o S e LON:  56.8o E), de menor diâmetro, com suas paredes internas em terraços, ou seja, formando grandes degraus. Ela tem piso plano, rugoso e com a presença de um pico central.

FotoLua cheia mostrando a abrangência da próxima foto, enfocando a região da cratera PETAVIUS. Um perfil altimétrico mostrando o complexo central de montanhas e o “corte” do grande canal, também são mostrados. Foto por VTOL - Perfil por NASA / LRO QuickMap.

FotoA enorme e proeminente cratera PETAVIUS e o grande canal que corta o seu piso interno. Foto executada com apenas 1 frame por VTOL em ‎10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎00:50:48 (03:50:48 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em ‎10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎01:09:50 (04:09:50 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em ‎23‎ de ‎abril‎ de ‎2016, ‏‎02:56:36 (05:56:36 UT).

Explos%c3%a3o_meteoro

NASA detecta intensa explosão de ...
NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra.
NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra. (Enviado por Haroldo Porto - Macaé / RJ - Geógrafo - Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais). Este caso é o segundo mais forte em ... Leia mais

NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra. (Enviado por Haroldo ... Leia mais
20/03/2019
So2

Blog "Sky and Observers" - março / ...
Blog "Sky and Observers" - março / 2019.
Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: A ocultação de Saturno pela Lua em 29 de março 2019 ... Leia mais

Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog ... Leia mais
05/03/2019
Bo

Boletim Observe! do mês de março ...
Boletim Observe! do mês de março de 2019.
Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está ... Leia mais
05/03/2019
Apollo_11_landing_s%e2%81%abite

Reveja a bela imagem do local de ...
Reveja a bela imagem do local de alunissagem da missão APOLLO 11, feita pela sonda lunar americana LRO.
A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou seu melhor visual do local de pouso da APOLLO 11 na Lua. A imagem, que foi lançada em 7 de março de 2012, mostra até mesmo os ... Leia mais

A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou ... Leia mais
16/02/2019