Informações sobre a Foto
Mare ORIENTALE: Visão a partir do espaço e visão da Terra.
Mare ORIENTALE:
Mare ORIENTALE é uma enorme formação circular, caracterizada como uma bacia de impacto, estruturada internamente com dois anéis concêntricos de montanhas (Montes ROOK e Montes CORDILLERA), sendo parcialmente inundado por lava escura. Mare ORIENTALE se estende por aproximadamente 930 Km pela superfície da borda extrema oeste-sudoeste da Lua, na zona de librações, sendo de difícil visualização a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra. Mare ORIENTALE é considerada a mais jovem bacia de impacto da Lua. Estima-se que o impacto do asteróide ou cometa que criou essa enorme formação, tenha ocorrido há cerca de 3.8 bilhões de anos.
Também podemos descrever Mare ORIENTALE como uma enorme formação localizada na zona de libração sudoeste lunar, cuja bacia é circundada por dois grandes anéis de montanhas distintos, como se fosse um alvo, sendo que o anel externo mede extraordinários 930 Km de perímetro. Apesar de Mare ORIENTALE parecer um alvo gigante, os telescópios baseados na Terra, só conseguem uma visão parcial.
Mare ORIENTALE apresenta aproximadamente 300 Km de diâmetro. O anel interno de cadeia de montanhas, conhecido como Montes ROOK, atinge altitude máxima de 6 Km em relação à superfície circundante e cerca de 600 Km de perímetro. No interior de Montes ROOK localiza-se um lago de lavas escuras, conhecido como Lacus VERIS. Essa região, sob a luz do Sol, destaca suas lavas escuras e cria contrastes com o brilho dos picos das montanhas, fazendo com que as formações locais tornem-se bastante apreciáveis e ajudem no senso de orientação dessa grande região.
O anel de cadeia de montanhas externo, Montes CORDILLERA, com seus 930 Km de circunferência, também possui em seu interior um lago de lavas escuras, conhecido como Lacus AUTUMNI, localizado junto à borda nordeste.
Foto (Norte para a direita) executada com apenas 1 frame em 13 de maio de 2014, 23:07:24 (02:07:24 UT)