Informações sobre a Foto
RÖNTGEN: a cratera que homenageia o descobridor dos Raios-X
Uma formação lunar muito raramente observada e fotografada, que homenageia o descobridor dos famosos Raios-X:
Cratera RÖNTGEN:
Diâmetro: 126 km.
Profundidade: 3,25 km.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 33° 00′ 00″ N e LON: 091° 24′ 00″ W.
Aproveitando a libração em longitude favorável, durante a Lua cheia na noite de 03 de maio de 2023, procurei registrar um alvo lunar raramente observado e fotografado, conhecido como Cratera RÖNTGEN. Na conhecida obra “Atlas of the Moon” do astrônomo tcheco Antonín Rükl, esse interessante alvo selenográfico figura como pertencente ao lado oculto lunar.
Num artigo em seu website LPOD (Lunar Photo Of the Day) de 2006, o cientista planetário americano Dr. Charles Wood afirmou que é raro ver fotos amadoras de formações lunares de regiões localizadas além do limbo médio. Ele também assinalou que, tanto RÖNTGEN, quanto ASTON (diâmetro: 43 km, profundidade: 2,07 km) que também aparece em nossa foto do limbo no quadrante noroeste, são formações raramente observadas.
RÖNTGEN é uma grande e antiga cratera de impacto de morfologia complexa, localizada bem além do limbo médio do quadrante noroeste lunar. Imagens de sondas espaciais americanas (Lunar Orbiter 4 e LRO) mostram que RÖNTGENpossui piso interno liso e plano (preenchido por fluxos lava basáltica que fluíram por rachaduras criadas pelo impacto na crosta, no fundo da cratera), que foi marcado por pequenos e poucos impactos posteriores. No piso interno também existe um modesto e baixo pico central, de formato arredondado e textura lisa.
As paredes de RÖNTGEN são largas e reforçadas, construídas por escombros escavados pelo impacto que criou a cratera. Os escombros formaram um baluarte ou fortificação no entorno do atual aro desgastado, de formato irregular. Por sobre o aro oeste de RÖNTGEN existe a presença de uma pequena cratera jovem (alto albedo), de morfologia simples e forma de tigela, com cerca de 14 km de diâmetro.
Os terraços nas superfícies internas das paredes de RÖNTGEN foram fortemente desgastados por erosões, causadas por muitos impactos posteriores de pequeno porte.
A cratera RÖNTGEN também se destaca por estar posicionada na borda leste da Bacia de Impacto LORENTZ, que possui anel principal com 365 km de diâmetro e 4,45 km de profundidade. Essa bacia pouco conhecida, só pode ser observada a partir do lado oculto lunar.
A cratera de impacto lunar RÖNTGEN imortalizou a memória do físico e engenheiro mecânico prussiano Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923).Em 08 de novembro de 1895, Wilhelm Röntgen produziu e detectou radiação eletromagnética de alta frequência, em uma faixa de comprimento de onda, conhecida como Raios-X, um descobrimento que lhe rendeu o primeiro Prêmio Nobel de Física, em 1901. A denominação Raios-X foi adotada porque, na época, não se tinha ideia da sua origem. Mais tarde, foram nominados como Raios Röntgen.
Em 2004, para homenagear as realizações de Röntgen, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC)nomeou o elemento 111 como “Roentgenium”, um elemento radioativo com múltiplos isótopos instáveis.
Foto de frame único em 03 de junho de 2023, 21:16:52 (00:16:52 UT).