Informações sobre a Foto
A antiga, desgastada, erodida e disforme cratera ZÖLLNER.
ZÖLLNER é uma antiga, desgastada e disforme cratera de impacto de morfologia complexa, situada entre as crateras ALFRAGANUS (diâmetro: 20 Km, profundidade: 3,8 Km - ao norte) e KANT (diâmetro: 33 Km, profundidade: 3,72 Km - ao sul), numa região a sudoeste da baía Sinus ASPERITATIS. Seu formato não é circular, parecendo mais uma "meia Lua", alongada no sentido norte-sul, apresentando dimensões aproximadas de 47 Km X 36 Km. Sua profundidade atinge até 3,1 Km, do ponto mais alto da borda até o ponto mais profundo do piso.
Devido ao seu alto grau de erosões e disformidade, a cratera ZÖLLNER provavelmente tenha sido criada no período Pré-Ímbrico (de 4,55 bilhões até 3,85 bilhões de anos atrás). Suas encostas hospedam os impactos subsequêntes das crateras Zöllner H (diâmetro: 8 Km - ao norte), Zöllner D (diâmetro: 24 Km - a oeste) e Zöllner E (diâmetro: 6 Km - a sudoeste). Sua emcosta sul também hospeda a cratera Kant G (diâmetro: 32 Km).
ZÖLLNER apresenta paredes altas, estruturadas por terraços desgastados, que hospedam muitos impactos de minúsculas crateras. O piso interno de ZÖLLNER é totalmente irregular, ondulado, desgastado e cravejado por minúsculos impactos. Provavelmente grande parte do corpo da cratera ZÖLLNER tenha sido preenchida por escombros ejetados do fote impacto que criou a ampla Bacia NECTARIS (fica a sudeste - o Mar NECTARIS tem aproximadamente 350 Km de diâmetro e 101.000 Km2), que é mais jovem que ZÖLLNER. O piso interno de ZÖLLNER provavelmente também tenha sido atingido por materiais ejetados no impacto que criou a grande cratera THEOPHILUS (diâmetro: 110 Km, profundidade: 4,1 Km), localizada a sudeste, a cerca de 160 Km. No piso interno, existe a presença de uma montanha de formato alongado, no sentido sudoeste - nordeste, que atinge 990 m de altitude em relação ao ponto mais profundo do piso.
O local alunissagem da missão APOLLO 16 (alunissagem em 21 de abril de 1972, 02:23:35 UT) está localizado a cerca de 80 quilômetros a sudoeste da cratera ZÖLLNER. O nome ZÖLLNER homenageia o astrônomo alemão Johann Karl Friedrich Zöllner (1834-1882) que estudou ilusões de ótica. O melhor período para observação de ZÖLLNER emcontra-se no quinto dia após à fase Lua nova ou após à Lua cheia.
Imagem: A cratera ZÖLLNER fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
Imagem: A cratera ZÖLLNER fotografada em voo orbital pela tripulação da missão APOLLO 16 - NASA.
Imagem: O perfil altimétrico N - S da cratera ZÖLLNER - LRO QuickMap.
Imagem: O perfil altimétrico W - E da cratera ZÖLLNER - LRO QuickMap.
Imagem capturada com apenas 1 frame em 24 de maio de 2015, 18:46:30 (21:46:30 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 02:22:28 (05:22:28 UT).