Informações sobre a Foto
O impacto subsequente certeiro no centro de BOUSSINGAULT.
Imagem: A grande cratera BOUSSINGAULT fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
BOUSSINGAULT é enorme uma cratera de impacto de morfologia complexa, localizada muito próxima do limbo sudeste lunar, nas coordenadas selenográficas LAT: 70° 24′ 00″ S, LON: 054° 42′ 00″ E. Ela apresenta 142 Km de diâmetro e 5,64 Km de profundidade. Por sua proximidade com o limbo, apesar de ser circular, apresenta-se com formato de elipse. Essa diferenciada cratera homenageia Jean-Baptiste Joseph Dieudonné Boussingault (1801 - 1887), que foi um químico francês que fez contribuições significativas para a ciência agrícola, ciência petróleo e metalurgia.
BOUSSINGAULT, provavelmente, apresentava originalmente, quando foi criada, todas as características de uma típica cratera de morfologia complexa, inclusive com a presença de um pico central. Porém, o que tornou essa cratera especial e diferenciada, foi um impacto subsequente, aleatório mas certeiro, que atingiu um pouquinho para fora do centro do piso original de BOUSSINGAULT, produzindo a grande cratera Boussingault A (diâmetro: 72 Km, coordenadas selenográficas: LAT: 69.9° S, LON: 54.0° E), que fez desaparecer para sempre o pico central de BOUSSINGAULT. Esse evento criou um anel duplo enclausurado na estrutura física da Cratera BOUSSINGAULT . Mais tarde, um novo impacto produziu a cratera Boussingault K (diâmetro: 29 Km, coordenadas selenográficas: LAT: 68.9° S, LON: 50.9° E), por sobre a borda norte de BOUSSINGAULT.
Impactos aleatórios, porém certeiros, realmente podem ter acontecido no passado lunar, principalmente levando-se em consideração a enorme quantidade de crateras existentes, de todos os tamanhos e profundidades, na superfície da Lua.
Outras formações lunares interessantes também experimentaram um impacto certeiro. Vejamos alguns exemplos:
Imagem: A montanha piramidal Fra Mauro ETA, localizada próxima da região de alunissagem da missão APOLLO 14, A cratera TIMOCHARIS, localizada no Mare IMBRIUM próximo da grande cratera ARCHIMEDES e a cratera REGIOMONTANUS, localizada próxima da grande cratera DESLANDRES - VTOL.
Imagem: O perfil altimétrico NW - SE da cratera BOUSSINGAULT - LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 23 de abril de 2016, 03:01:04 (06:01:04 UT).
Imagem: As Crateras BOUSSINGAULT e Boussingault A - NASA / LRO.
Foto executada com apenas 1 frame em 23 de abril de 2016, 03:30:32 (06:30:32 UT) - inserção maior: NASA / LRO; inserções menores: VTOL.