Informações sobre a Foto
A cratera que homenageia o matemático EUCLIDES.
Foto: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a cratera EUCLIDES - VTOL.
EUCLIDES caracteriza-se como uma pequena cratera de impacto de morfologia simples, em forma de tigela, com encostas pouco íngremes e fundo do piso interno arredondado, localizada de forma isolada nas lavas escuras do OCEANUS PROCELLARUM, nas coordenadas selenográficas LAT: 7.4° S, LON: 29.5° W, próxima da encosta oeste da cordilheira dos MONTES RIPHAEUS (cerca de 30 Km de distância).
EUCLIDES é uma pequena formação circular, com 11 Km de diâmetro e 2,6 Km de profundidade, apresentando-se como um dos alvos mais brilhantes da superfície lunar (altíssimo albedo), possuindo um sistema de raios brilhantes criados por materiais frescos ejetados em velocidades balísticas pelo impacto que criou a cratera, pois trata-se de uma formação muito jovem, pertencente ao período geológico lunar Copernicano (de 1,1 bilhão de anos atrás até aos dias atuais).
O nome EUCLIDES homenageia Euclides de Alexandria, o pai da geometria, que foi um matemático grego (4 aC) ativo durante o reinado de Ptolomeu I (323-283 aC), autor do tratado de geometria conhecido como "Elementos", composto por 13 livros e muitos postulados.
Duas pequenas crateras satélites de EUCLIDES (Euclides D e Euclides M) chamam a atenção por detalhes de naturezas diferentes.
Euclides D (diâmetro: 6 Km):
Euclides D é uma pequena cratera de impacto localizada nas lavas escuras do MARE COGNITUM, próxima da encosta leste dos MONTES RIPHAEUS.
Em 1976, Euclides D foi renomeado como EPPINGER pela International Astronomical Union - IAU, para homenagear Hans Eppinger, que foi um professor de anatomia patológica em Graz, na Áustria. No entanto, em 2002, a associação de Hans Eppinger com campos de prisioneiros nazistas tinha sido trazido à tona e chamou a atenção do Grupo de Trabalho de nomenclatura planetária da IAU, que decidiu por mudar o nome de EPPINGER para Euclides D.
Euclides M (diâmetro: 6 Km):
A parte sul da cordilheira dos MONTES RIPHAEUS, que fica ao norte da pequena cratera Euclides M, apresenta uma grande mancha amarela em sua superfície, destacando-se do restante do material da superfície branca e clara (alto albedo) do corpo da cordilheira dos MONTES RIPHAEUS. Essa interessante cordilheira, que tem sua encosta oeste banhada pelo OCEANIS PROCELLARUM e sua encosta leste banhada pelas lavas do MARE COGNITUM, estende-se por 189 Km e possui largura variável, de 30 a 50 Km.
Imagens: A cratera EUCLIDES fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 09 de junho de 2014, 21:11:56 (00:11:56 UT).