Informações sobre a Foto
Dorsa SMIRNOV: cristas ou estrias rugosas de lavas endurecidas
Imagem: Lua cheia mostrando a abrangência da foto enfocando Dorsa SMIRNOV - VTOL.
Cristas de Lavas endurecidas:
Do latim dorsum (plural, dorsa), são estrias rugosas, sinuosas e contínuas (podem estender-se por centenas de quilômetros), também definidas como cristas de enrugamento, saliências, ondulações de lava solidificada ou espinhaços protuberantes de lava basáltica endurecida, que existem por sobre a superfície plana dos mares lunares.
Cristas rugosas são falhas como se fossem veias salientes que serpenteiam a pele. Essas falhas tem perfil transversal arredondado de semicírculo, baixa altitude (apenas algumas poucas dezenas até uma centena de metros) e foram criadas por lavas que resfriaram e se contraíram.
Os mares de lava parecem simplesmente planos, mas quando a luz incide de forma obliqua (com o Sol nascendo ou se pondo, ou seja, próximo do terminadouro), longas cristas muitas vezes se tornam visíveis.
Dorsum são falhas definidas como protuberâncias ou rugas de perfil baixo, formadas quando os mares de lava solidificaram nas bacias, forçando partes externas a se contrair, fraturar e deslizar ao longo da superfície.
Dorsa SMIRNOV:
Paralelo à margem leste do Mare SERENITATIS, orientado no sentido Norte - Sul, existe um destacado sistema de estrias rugosas, sinuosas e contínuas, constituído por cristas protuberantes de lava basáltica endurecida. Esse sistema é conhecido como Dorsa SMIRNOV e tem 222 Km de extensão. Essa interessante formação localiza-se nas coordenadas selenográficas: LAT: 27° 18′ 0″ N, LON: 25° 18′ 0″ E.
Junto à borda leste do Mare SERENITATIS também existe a Dorsa ALDROVANDI, com 127 Km de extensão. A proeminente cratera de piso fraturado a nordeste de Dorsa SMIRNOV é POSIDONIUS, com 101 Km de diâmetro. Foto executada por VTOL em 11 de abril de 2012, 03:00:30 (06:00:30 UT).
Foto executada com apenas 1 frame 11 de abril de 2012, 03:00:30 (06:00:30 UT).