Informações sobre a Foto
Cratera CLEOMEDES.
Cratera CLEOMEDES:
Diâmetro: 130 Km;
Profundidade: 3,9 Km
Coordenadas Selenográficas: LAT: 27° 42′ 00″ N, LON: 55° 30′ 00″ E.
Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): de 3,92 bilhões até 3,85 bilhões de anos atrás.
Melhor período de observação: 3 dias após a Lua nova ou 2 dias após a Lua cheia.
Quem foi CLEOMEDES? Cleomedes (data de nascimento e morte desconhecidas, provavelmente CLEOMEDES viveu durante o primeiro século antes de Cristo ou após) foi um astrônomo grego que é conhecido principalmente por seu livro sobre os movimentos circulares dos corpos celestes.
A orla norte do Mare CRISIUM era muito marcada por escombros que foram ejetados na formação da bacia, mas a região foi bastante alterada com a formação posterior de várias crateras de impacto. A maior delas é CLEOMEDES (diâmetro: 130 Km, profundidade: 3,9 Km, LAT: 27° 42′ 00″ N, LON: 55° 30′ 00″ E), cujo piso interno inundado por lava que é relativamente plano, apresenta fraturas, reveladas com a presença de um sistema de finíssimos canais, que marcavam a existência de lençóis verticais de magma por debaixo da superfície, que provavelmente forneceram os volumes de lava que inundaram o piso interno dessa grande cratera, além de expelirem cinzas negras pelas minúsculas cavidades ou crateras de halo escuro (antigos vulcões) presentes junto ao sistema de finos canais. Essas cavidades de halo escuro existentes no piso interno de CLEOMEDES são pequenas demais para serem detectadas por pequenos telescópios.
Foto: A grande cratera CLEOMEDES (diâmetro: 130 km), junto à borda norte do Mare CRISIUM, no quadrante nordeste lunar. Foto executada por VTOL em 10 de março de 2012, 00:53:10.
O piso interno inundado por lava soterrou a montanha central original de CLEOMEDES, deixando apenas três pequenos picos localizados um pouco ao norte do ponto central da cratera. O pico mais alto dos três atinge cerca de 1,3 Km de altitude em relação à superfície interna circundante.
Ilustração: Foto da Lua cheia mostrando a área de abrangência da foto de CLEOMEDES. O perfil altimétrico dos três picos remanescentes da montanha central original de CLEOMEDES também é apresentado. O pico mais alto atinge cerca de 1,3 Km acima da superfície do piso interno - VTOL - QuickMap.
Existe a presença de 4 impactos que formaram crateras de médio porte no piso interno de CLEOMEDES. A borda noroeste de CLEOMEDES foi invadida pela cratera TRALLES (diâmetro: 43 Km, profundidade: 3,4 Km e LAT: 28° 24′ 00″ N e LON: 52° 48′ 00″ E ) que depositou escombros no interior de seu grande piso.