Informações sobre a Foto
Cratera PALMIERI: o "X" da questão!
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangância da foto enfocando a Cratera PALMIERI - VTOL.
Cratera PALMIERI:
PALMIERI é uma cratera de impacto com 40 Km de diâmetro e 2 Km de profundidade. PALMIERI está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 28° 36′ 00″ S, LON: 047° 42′ 00″ W . Seu piso interno foi inundado por lava basáltica, o que proporcionou um aspecto liso, plano e escuro.
Palmieri é uma cratera que possui aro descontínuo. Ela tem uma grande abertura em seu aro, na borda sudeste. Possui também, duas aberturas menores ao longo da borda do Norte. Essas duas aberturas menores são, na realidade, as passagens dos canais pertencentes aos sistemas de canais Rimae Palmieri e Rimae de Gasparis. O canal que pertence à Rimae Palmieri é orientado no sentido Nordeste - Sudoeste. O canal que pertence à Rimae de Gasparis é orientado no sentido Noroeste - Sudeste. Esses canais tem aproximadamente de 3,5 Km a 4 Km de largura e cerca de 80 m a 90 m de profundidade.
Os dois canais atravessam a arena interna da Cratera PALMIERI e se cruzam em seu interior, desenhado uma letra “X” na superfície de seu piso liso e plano, como se marcassem o local de um tesouro num mapa. No ponto de interseção dos dois canais, existe um losango quase perfeito, com cada lado medindo cerca de 2 Km. Os lados desse losango são arqueados, seguindo a forma dos canais que lhe deram origem. A região do losango é mais profunda do que os canais individualmente, atingindo cerca de 130 m.
O comprimento total do conjunto de canais pertencente à Rimae Palmieri atinge 150 Km. O comprimento total dos canais pertencentes à Rimae de Gasparis somam 93 Km. Esses canais são semelhantes àqueles encontrados no sistema Rimae Ramsden.
O "X" da questão é:
Não se sabe ao certo a real origem dos canais que se cruzam. É possível que tenham origem tectônica, assim como os canais arqueados do sistema Rimae Hippalus. Rimae Hippalus é um sistema de canais paralelos e concêntricos com a Bacia HUMORUM, que foi formado em algum momento da história lunar, por flexão ou rebaixamento da crosta, quando o centro da Bacia HUMORUM afundou, devido ao peso dos grandes volumes de lava que preencheram seu interior.
Rimae Palmieri, Rimae de Gasparis, Rimae Ramsden e Rimae Hippalus, ficam todos no entorno do Mare HUMORUM.
Sobre Rimae Ramsden: http://vaztolentino.com.br/imagens/6746-O-sistema-de-canais-Rimae-RAMSDEN
Sobre Rimae Hippalus: http://vaztolentino.com.br/imagens/6725-Sist-de-canais-de-origem-tectonica-Rimae-Hippalus
Sobre Mare HUMORUM: http://vaztolentino.com.br/imagens/6589-MARE-HUMORUM
O nome homenageia Luigi Palmieri (1807 – 1896), que foi um físico e meteorologista italiano. Usando um sismógrafo para a detecção e medição de tremores de terra, Palmieri foi capaz de detectar ligeiros e pequenos movimentos, prevendo a erupção de vulcões.
Imagem: Cratera PALMIERI fotografada pela sonda lunar robótica LRO. Veja a indicação dos canais escrito em amarelo e o losango no centro (Lunar Reconnaissance Orbiter) da NASA.
Imagem: Cratera PALMIERI fotografada em voo orbital pela sonda amreicana Lunar Orbiter da NASA.
Imagem: O perfil altimétrico da Cratera PALMIERI. Note os canais que se cruzam, indicados pelas setas azuis. Noto também, o losango no centro do cruzamento - LRO QuickMap.
Imagem: Foto da sonda lunar robótica LRO executando um "close" no losango formado pela interseção dos dois canais no piso interno da Cratera PALMIERI. Os lados do losango medem cerca de 2 Km cada - LRO/NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 09 de junho de 2014, 21:18:42 (00:18:42 UT).