Informações sobre a Foto
SANTOS-DUMONT -uma pequena cratera p/ um grande homem.
Cratera SANTOS-DUMONT:
Diâmetro: 8 Km;
Profundidade: 2 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 27° 42′ 00″ N, LON: 004° 48′ 00″ E;
Período Geológico Lunar: Provavelmente Eratostheniano (de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás).
Melhor Período para Observação: Na fase quarto-crescente ou 6 dias após a Lua cheia;
Quem foi SANTOS-DUMONT? Alberto Santos Dumont (1873-1932) foi o "pai da aviação", herói nacional que construiu e voou, pela primeira vez na história, um avião mais pesado que o ar, autopropulsado, nominado 14-Bis (também conhecido como Oiseau de Proie - Ave de Rapina). O primeiro voo do 14-Bis ocorreu em 12 de novembro de 1906, em Paris, França. Pela primeira vez no mundo um aparelho mais pesado que o ar realizou um voo completo, decolando, voando e pousando.
Foto: Lua cheia apresentando a abrangência da foto principal enfocando a Cratera SANTOS-DUMONT. - VTOL.
SANTOS-DUMONT é uma pequena cratera de impacto de morfologia simples, muito pouco desgastada, caracterizada como uma formação circular, em forma de tigela, com piso arredondado, de paredes muito altas e encostas muito íngremes, localizada nas montanhas do Promontorium FRESNEL (Cabo FRESNEL), situada numa distância de aproximadamente 30 Km a nordeste do MONS HADLEY, uma montanha maciça. A Cratera SANTOS-DUMONT posiciona-se a nordeste do ponto de alunissagem suave da missão APOLLO 15, numa distância de aproximadamente 50 Km.
Composição: Fotos orbitais da Cratera SANTOS-DUMONT feitas pela sonda espacial robótica LRO da NASA.
O impacto que criou a Cratera SANTOS-DUMONT aconteceu num relevo montanhoso, na ponta norte da cordilheira MONTES APENNINUS e, como falamos, na região do Promontorium FRESNEL. Essa região localiza-se na orla leste do MARE IMBRIUM. Por causa do relevo montanhoso da região, existem grandes diferenças de nível entre as bordas da Cratera SANTOS-DUMONT. Por exemplo, a diferença de nível entre as bordas oeste e leste é de aproximadamente = 510 m. A diferença de nível entre as bordas norte e sul é de aproximadamente 1.600 m (veja os perfis altimétricos abaixo).
Imagem: O perfil altimétrico W - E da Cratera Santos-Dumont, mostrando cerca de 510m de desnível entre as bordas - LRO/QuickMap.
Imagem: O perfil altimétrico N - S da Cratera Santos-Dumont, mostrando cerca de 1600m de desnível entre as bordas - LRO/QuickMap.
Existe um espaço aberto, com ausências de montanhas, que inicia-se no Promontorium FRESNEL, indo em direção norte até o extremo sul dos MONTES CAUCASUS. Esse espaço livre separa a cordilheira MONTES APENNINUS, da cordilheira MONTES CAUCASUS. Esse espaço também é responsável pelo encontro das lavas dos Mares IMBRIUM (oeste) e SERENITATIS (leste). Os MONTES APENNINUS e MONTES CAUCASUS foram criados por escombros escavados no gigantesco impacto que criou a enorme bacia IMBRIUM, que depois foi inundada por grandes volumes de lava basáltica que fluíram por rachaduras no fundo da bacia, o que resultou na criação do grande Mare IMBRIUM.
A Cratera SANTOS-DUMONT, inicialmente, era nominada Hadley B. Porém, em meados da década de 1970, a International Astronomical Union - IAU definiu o novo nome "SANTOS-DUMONT" para essa formação. Para a IAU, a pequena cratera homenageia Alberto Santos Dumont (1873-1932), segundo eles, apenas um engenheiro aeronáutico brasileiro ou um pioneiro da aviação brasileira. Lamentável!
A partir da semente plantada por Alberto Santos Dumont, hoje podemos viajar de um continente ao outro em poucas horas, o homem conseguiu pisar na Lua e as sondas espaciais visitam planetas distantes.
Foto executada com apenas 1 frame em 16 de junho de 2013, 19:00:48 (22:00:48 UT).