Informações sobre a Foto
VALLIS RHEITA e VALLIS SNELLIUS.
VALLIS RHEITA:
Período geológico lunar: Nectárico (de 3,92 até 3,85 bilhões de anos atrás).
Coordenadas Selenográficas: LAT: 42,5o S, LON: 51,5o E.
Melhor período para observação: 4 dias após a Lua nova ou 3 dias após a Lua cheia.
Vallis Rheita é um dos mais longos vales da face visível da Lua, com um comprimento de aproximadamente 445 Km. Esse vale posiciona-se longitudinalmente no sentido Noroeste - Sudeste e toca a borda sul da cratera RHEITA (diâmetro: 71 Km, profundidade: 2,7 km). Vallis Rheita é composto por um segmento ou cadeia de crateras secundárias sobrepostas bastante próximas, que foram criadas por grandes escombros ejetados pelo colossal impacto que criou a enorme bacia do Mare Nectaris. Essas crateras, que compõem o caminhamento do vale, sofreram grandes desgastes causados por impactos posteriores. Foram detectadas anomalias de campo magnético e gravitacional nas proximidades do Vallis Rheita.
Vallis Rheita possui características semelhantes ao Vallis Snellius e os dois vales parecem que compartilham a mesma origem, pois ambos são posicionados na direção do centro da bacia do Mare Nectaris, ou seja, são formações radiais ao Mare Nectaris. Isto posto, essas evidências indicam que esses dois longos vales foram criados por escombros ejetados pelo grande impacto que criou a enorme bacia do Mare Nectaris. .
VALLIS SNELLIUS:
Período geológico lunar: Nectárico (de 3,92 até 3,85 bilhões de anos atrás).
Coordenadas Selenográficas: LAT: 31,1o S, LON: 56o E.
Melhor período para observação: 3 dias após a Lua Nova ou 2 dias após a Lua cheia.
Vallis Snellius é o mais longo vale da face visível da Lua, com um comprimento de aproximadamente 592 km. Ele localiza-se longitudinalmente por sobre as terras altas cravejadas de crateras do quadrante sudeste da Lua. Vallis Snellius é composto por um alinhamento de crateras dispostas quase na direção Noroeste - Sudeste, que atravessam a metade sul da cratera SNELLIUS (diâmetro: 82 Km, profundidade: 3,8 Km). O vale sofreu grandes desgastes causados por impactos posteriores.
Vallis Snellius é uma formação radial ao Mare Nectaris. Existe indícios que esse vale foi formado por escombros ejetados pelo grande impacto que criou a enorme bacia do Mare Nectaris. Também foram detectadas anomalias de campo magnético e gravitacional nas proximidades do Vallis Snellius.
Os perfis altimétricos revelam que, nas seções pesquisadas dos dois vales (A --- B e C --- D), o Vallis Rheita apresenta 32 Km de largura e cerca de 2 Km de profundidade, enquanto que Vallis Snellius apresenta 23 Km de largura e 1,4 Km de profundidade.
Foto executada com apenas 1 frame em 08 de abril de 2012, 02:08:30 (05:08:30 UT).