Informações sobre a Foto
Vallis RHEITA.
Vallis RHEITA:
Comprimento: 509 Km.
Largura: 30 Km em média
Período geológico lunar: Nectárico (de 3,92 até 3,85 bilhões de anos atrás).
Coordenadas Selenográficas: LAT: 42,5o S, LON: 51,5o E.
Melhor período para observação: 4 dias após a Lua nova ou 3 dias após a Lua cheia.
Vallis RHEITA é um dos mais longos vales da face visível da Lua, com um comprimento de aproximadamente 509 Km. Esse vale posiciona-se longitudinalmente no sentido Noroeste - Sudeste e toca a borda sul da cratera RHEITA (diâmetro: 71 Km, profundidade: 2,7 km). Vallis RHEITA é composto por um segmento ou cadeia de crateras secundárias sobrepostas bastante próximas (justapostas), que foram criadas por grandes escombros ejetados pelo colossal impacto que criou a enorme bacia do Mare NECTARIS.
Essas crateras, que compõem o caminhamento do vale, sofreram grandes desgastes causados por impactos posteriores. A largura do vale chega a atingir mais de 35 Km nos pontos mais largos e a profundidade atinge mais de 3,4 Km nos pontos mais fundos. Foram detectadas anomalias de campo magnético e gravitacional nas proximidades do Vallis RHEITA.
Vallis RHEITA possui características semelhantes ao Vallis SNELLIUS e os dois vales parecem que compartilham a mesma origem, pois ambos são posicionados na direção do centro da bacia do Mare NECTARIS, ou seja, são formações radiais ao Mare NECTARIS.
Isto posto, as evidências indicam que esses dois longos vales foram formados a partir do colossal impacto que criou a enorme bacia NECTARIS. Tal impacto, de gigantes proporções, ejetou enormes escombros em alta velocidade (grandes blocos de rochas), que criaram duas sequências de grandes crateras secundárias concatenadas, que acabaram por configurar esses dois longos e largos vales lunares.
Foto: Vallis SNELLIUS (superior) e Vallis RHEITA (inferior) capturados na mesma foto executada com apenas 1 frame. Foto executada por VTOL em 08 de abril de 2012, 02:08:30 (05:08:30 UT).
Foto:Vallis SNELLIUS (superior) e Vallis RHEITA (inferior) e seus respectivos perfis altimétricos (NASA / LRO QuickMap). A posição da foto principal na Lua cheia também é apresentada. Fotos executadas por VTOL.
Foto executada com apenas 1 frame em 30 de maio de 2018, 23:08:18 (02:08:18 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de janeiro de 2020, 23:17:43 (02:17:43 UT).