Informações sobre a Foto
As pequenas crateras "gêmeas siamesas" DALY e Apollomius F
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)
As crateras de impacto DALY e Apollonius F formam uma interessante e curiosa dupla, como se fossem "gêmeas siamesas". Elas estão localizadas no quadrante nordeste lunar, no conglomerado de montanhas que circundam e isolam o destacado Mare CRISIUM, mais precisamente naquela larga faixa de montanhas que protege a orla sul do referido mar de lavas basálticas. DALY está centrada na coordenada selenográfica LAT: 05° 42′ 00″ N e LON: 059° 36′ 00″ E.
A cratera DALY apresenta 17 Km de diâmetro e 3,43 Km de profundidade. Já Apollonius F, apresenta 16 Km de diâmetro e 2,3 Km de profundidade.
Ambas as crateras possuem aros de formato irregular, pois além de impactarem em terreno montanhoso e desnivelado, também apresentam evidências de um impacto simultâneo, sobreposto e justaposto, criando uma concatenação entre as formações, através de uma parede interna (entre as duas crateras) de conformação reta. Seria possível que os impactos simultâneos, tenham suas origens num mesmo corpo bipartido de asteroide ou cometa?
As paredes internas dessas crateras apresenta albedo (taxa de reflexão de luz) superior à superfície circundante e seus pisos internos são arredondados e de aspecto liso, apresentando apenas pouquíssimos impactos subsequentes, que geraram minúsculas cavidades.
DALY é uma pequena cratera de impacto de formato irregular, mas relativamente circular, localizada ao sul do Mare CRISIUM e a noroeste da cratera APOLLONIUS. DALY foi formada em sobreposição com a cratera Apollonius F, que encontra-se concatenada à sua borda leste. DALY e Apollonius F possuem dimensões bastante semelhantes.
Devido à quase perfeita junção ou divisão equilibrada entre paredes internas dessas duas crateras concatenadas, seria possível que elas tenham sido criadas por um impacto duplo e simultâneo, de um mesmo asteroide bipartido?
A cratera DALY foi nominada pela International Astronomical Union (IAU) em 1973 para imortalizar a memória do geólogo canadense Reginald Aldworth Daly (1871 - 1957). Anteriormente, essa formação era designada como Apollonius P.
Reginald Aldworth Daly (1871 - 1957) foi um geólogo canadense. Ele obteve seu doutorado em Harvard e fez pós-graduação na Alemanha e na França. Depois de trabalhar como geólogo de campo para a International Boundary Commission, foi professor e chefiou o Departamento de Geologia Harvard University de 1912 até 1942. Daly também foi presidente da The Geological Society of America, em 1932.
Foto executada com apenas 1 frame em 30 de maio de 2018, 22:56:18 (01:56:18 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 10 de março de 2012, 01:06:02 (04:06:02 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 10 de março de 2012, 01:14:22 (04:14:22 UT).