Informações sobre a Foto
Perigeu de MARTE 2020 - aproximação da TERRA - 06/10/2020
Condições atmosféricas nos momentos das fotos:
Devido à longa estiagem e ao forte calor dos últimos dias, muitas queimadas aconteceram no entorno de Belo Horizonte / MG. Apesar da atmosfera estar poluída por muita fumaça, fuligem e poeira, conseguimos registrar, na medida do possível, a interessante sequência de aproximação do planeta Marte em direção à Terra (Perigeu de Marte 2020).
Os registros fotográficos foram feitos com apenas 1 frame, utilizando os seguintes equipamentos: Telescópio Dobsoniano Sky-Watcher 400 FlexTube, a velha câmera Orion StarShoot Solar System Color Imaging IV e a Barlow Celestron Ultima 2X.
Sobre os eventos marcianos em outubro de 2020:
Três datas importantes em relação ao planeta Marte acontecem em outubro de 2020:
- Dia 3, a partir do ponto de vista do nosso Observatório Lunar aqui em Belo Horizonte / MG, registramos uma bela “conjunção Lua – Marte”. Porém, para os expectadores presentes nas localidades do extremo sul do Brasil, Argentina, sul do Chile e região sul da África, esse mesmo evento celeste se concretizou mais interessante, como "ocultação de Marte pela Lua".
No momento do registro da conjunção (03 de outubro de 2020, 00:25:34 ou 03:25:34 UT), a Lua encontrava-se numa distância da Terra em torno de 402.362 km, estava 98,8 % iluminada (logo após à fase cheia) e apresentava magnitude aparente de -12,3.
Marte por sua vez, encontrava-se numa distância de aproximadamente 62.000.000 km da Terra, com 99,2 % de iluminação em seu disco e magnitude aparente de -2,5.
- Dia 6, quando Marte esteve mais próximo da Terra, fenômeno celeste conhecido como perigeu. De acordo com a NASA, o perigeu 2020 ocorreu às 14:00 UT, quando Marte esteve localizado numa distância de 62,07 milhões de km ou 0,41 UA da Terra, o que fez o planeta vermelho parecer mais brilhante e maior. Nessa situação, Marte apresentou um tamanho de disco máximo em torno de 22,6 segundos de arco, brilhou com magnitude -2,6 e estava na constelação de Peixes. Durante a aproximação para o perigeu, o hemisfério sul de Marte com sua calota polar estava bem visível. Como Marte leva cerca de 22,9 meses para orbitar o SOL, Terra e Marte se aproximam a cada (quase) dois anos, com a distância entre os planetas variando a cada vez (mais abaixo, fotos da aproximação de Marte).
- Dia 13, quando Marte atingirá a oposição, ou seja, o planeta vermelho ficará em frente (oposto) ao Sol com a Terra no meio (do mesmo lado do Sol em que Marte está), como se estivessem alinhados. De acordo com a NASA, em sua oposição 2020, Marte também estará na constelação de Peixes, a uma distância de 0,42 UA, quando seu diâmetro de disco atingirá 22,3 segundos de arco, brilhando em magnitude -2,6. Durante a oposição, o hemisfério sul de Marte com sua calota polar, também estará bem visível.
Cada perigeu de Marte está associado a uma oposição quase simultânea. Porém, devido à forma elíptica da órbita marciana, os dois eventos normalmente ocorrem com alguns dias de diferença.
Sobre Marte:
Atmosfera:
O planeta Marte tem uma atmosfera fina composta principalmente dos gases nitrogênio, dióxido de carbono e argônio. Essa escassa atmosfera, não oferece proteção eficiente contra impactos de meteoritos.
A temperatura em Marte pode variar de + 20o Celsius até -153o Celsius. Por possuir atmosfera muito fina, o calor do SOL escapa facilmente.
Ocasionalmente ocorrem fortes ventos em Marte, suficientes para criar tempestades de poeira que cobrem grande parte do planeta. Após tais tempestades, podem se passar meses até que toda a poeira baixe.
Sobre as luas de Marte:
Marte possui duas pequenas luas com formatos irregulares: Phobos e Deimos (possivelmente asteroides capturados). Dimensões de Phobos: 27 km X 22 km X 18 km. Dimensões de Deimos: 15 km X 12 km X 11 km. Os nomes derivam dos cavalos que puxavam a carruagem do deus grego da guerra, "Ares".
Órbita, ano e dia:
Marte é o quarto planeta a partir do Sol (distância média do SOL: 227.940.000 km), sendo o segundo menor do Sistema Solar (diâmetro: 6.779 km).
Enquanto Marte orbita elipticamente o SOL, o planeta completa uma rotação em torno de seu próprio eixo (dia marciano) a cada 24,6 horas. O eixo de rotação de Marte está inclinado 25 graus em relação ao plano de sua órbita ao redor do SOL.
Os dias marcianos são chamados de "sols" ou "sóis" (abreviação de "solar day" ou "dia solar"). Uma volta completa em torno do SOL (um ano em Marte), representa 669,6 sóis ou aproximadamente 687 dias terrestres (22,9 meses), percorrida com uma velocidade orbital de 24,07 km/s.
Devido à sua órbita elíptica, a distância de Marte à Terra pode variar entre 0,36 UA e 2,68 UA, com o diâmetro aparente do seu disco planetário variando entre 25,69 e 3,49 segundos de arco (um segundo de arco, arco-segundo ou arcseg é uma unidade para medir ângulos, equivalente a 1/3600 de grau). UA ou Unidade Astronômica representa a distância média da Terra ao Sol (aproximadamente 150.000.000 km).
Fotos executadas com apenas 1 frame.