Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
O misterioso e diferenciado "casulo" branco na superfície lunar.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

O misterioso e diferenciado "casulo" branco na superfície lunar.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Um misterioso “casulo” na superfície lunar - Uma nova imagem.

 

A FICÇÃO:

Uma misteriosa formação semelhante a um “casulo de seda branca” aparece nessa foto, realizada em 11‎ de ‎novembro‎ de ‎2013, ‏‎às 21:27:39. A curiosa formação encontra-se localizada entre a jovem cratera TYCHO e a velha cratera PICTET, mais precisamente por sobre a borda interna oeste de PICTET, nas coordenadas selenográficas LAT: 43.8796o S e LON: 08:6808o E.

A estranha formação aparenta ter aproximadamente 10 km de comprimento, 6 Km de largura e 2 Km de altura, apresentando altíssima taxa de albedo (reflexão da luz).

Poderia, essa diferenciada formação, ser um abrigo de uma base alienígena na superfície lunar ???

Curiosamente, essa região já foi alvo de exploração americana em janeiro de 1968, quando a sonda lunar robótica SURVEYOR 7 sobrevoou essa área, executou e transmitiu fotos para a Terra, para depois alunissar suavemente num ponto a apenas 100 Km (a noroeste) do local dessa estranha formação.

 

 

A REALIDADE:

Apesar de ser uma feição incomum no relevo lunar, o nosso “casulo de seda branca” provavelmente é um gigantesco pedregulho ou escombro escavado e ejetado pelo grande impacto que formou a destacada e jovem cratera TYCHO, criada no período “copernicano” e que possui apenas 100 milhões de anos. 

Assim, esta feição em forma de casulo branco apresenta-se brilhante porque, além de ser composto por material anortosítico fresco (anortosito é uma rocha magmática de cor clara), apenas foi exposta ao intemperismo da radiação solar por cerca de 100 milhões de anos (idade da criação da cratera TYCHO) e ainda não teve tempo suficiente para que sua tonalidade seja alterada para cinza.

Esse grande pedregulho provavelmente deslizou pela encosta da parede externa leste de TYCHO e adentrou pela borda oeste de PICTET, vindo a se alojar na metade da descida da parede interna de PICTET. Como PICTET é uma cratera muito antiga, provavelmente do período “pré-ímbrico”, já perdeu faz muito tempo a alta taxa de albedo que as crateras mais jovens possuem. Com isso, o fundo menos claro da parede interna de PICTET, proporcionou um contraste maior para destacar o claríssimo “pedregulho casulo” originário de TYCHO.

 

Foto executada com apenas 1 frame em ‎11‎ de ‎novembro‎ de ‎2013, ‏‎20:36:31.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎11‎ de ‎novembro‎ de ‎2013, ‏‎21:29:09 (00:29:09 UT).

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024