Informações sobre a Foto
"Resumo Visual" do SOL em 30 de julho de 2020.
A minúscula Região Ativa AR 2768, a pequena Região Ativa AR 2767 e a longa e destacada proeminência em forma de pilar.
"Resumo visual do SOL" - 30 de julho de 2020
A minúscula Região Ativa AR 2768 e a pequena Região Ativa AR 2767:
As Regiões Ativas das manchas solares concentram intensa atividade magnética, com diminuição de pressão das massas gasosas. Isso causa a redução da temperatura na região ativa da mancha, em relação à fotosfera circundante. Por isso, a região de uma mancha solar, torna-se menos brilhante e produz um aspecto escuro para quem observa.
As manchas solares são fenômenos temporários (podem durar dias, semanas ou meses) na fotosfera do Sol, que aparecem visivelmente como manchas escuras em comparação com regiões vizinhas. Elas podem se expandir ou contrair à medida que se movimentam aos redor da superfície da esfera solar.
Os poderosos campos magnéticos em torno de grandes manchas solares produzem as Regiões Ativas no Sol, que muitas vezes levam a explosões solares (flares) e até à ejeções de massa coronal (EMC - liberação de plasma da corona solar, através de grandes nuvens de partículas magnetizadas, que são liberados através do vento solar).
A longa e destacada proeminência em forma de pilar na foto de hoje:
Proeminências caracterizam-se como grandes nuvens incandescentes de gás ionizado, que se projetam a partir da fotosfera (onde estão engastadas) em direção à corona solar (atmosfera externa do Sol).
A citada proeminência da foto, apresenta comprimento de vários diâmetros da Terra.
Data e hora das fotos - indicado na composição fotográfica. Fotos com apenas 1 frame.