Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Vulcões silícicos ou vulcões de silicatos lunares.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Vulcões silícicos ou vulcões de silicatos lunares.

(créditos: Vaz Tolentino.)

O que o megadomo vulcânico "AGATHARCHIDES 1", os Montes vulcânicos "MONS GRUITHUISEN GAMMA & MONS GRUITHUISEN DELTA" e  a Montanha triangular de origem vulcânica "MONS HANSTEEN" tem em comum? São todos classificados como vulcões silícicos ou vulcões de silicatos lunares!

O magma rico em sílica é mais raro e mais viscoso do que o magma basáltico dos mares de lava escuros. Além disso, os gases não conseguem escapar facilmente do magma rico em sílica. As lavas viscosas fluem mais vagarosamente do que as lavas basálticas. Isso faz com que sejam formados vulcões por acúmulo de material que criam declives íngremes. O magma rico em sílica cria características vulcânicas diferentes daquelas encontradas nos pequenos domos e dos canais sinuosos encontrados nos mares de lavas escuras.

Megadomo vulcânico "Agatharchides 1":

“Agatharchides 1” é um grande domo vulcânico (megadomo) bastante brilhante (alta taxa de albedo), de formato irregular e disperso. Seu corpo é sulcado e apresenta minúsculas crateras em sua superfície.

O brilho de seu corpo provém de sua composição mineral, que contém mais sílica do que as lavas dos mares circundantes. Logo, “Agatharchides 1” é uma formação que aparenta ser uma mancha clara de material mais antigo, feito de rochas vulcânicas raras e não comumente originárias dos mares de lavas, tal como acontece com as cúpulas ou domos vulcânicos GRUITHUISEN (Mons GRUITHUISEN Gamma e Mons GRUITHUISEN Delta), localizados no norte do Oceanus PROCELLARUM, bem no limite noroeste do Mare IMBRIUM, próximos do Promontorium HERACLIDES.

"Agatharchides 1" é um escudo ou domo de perfil baixo, formado por vulcanismo extrusivo, ou seja, movimento ou erupção de lava até o exterior da crosta lunar ocorrendo através de aberturas ou chaminés vulcânicas, com posterior solidificação da lava na superfície.

"Mons Hansteen" - montanha triangular de origem vulcânica.

Mons Hansteen ou “Hansteen Alpha” (dimensões na base: 25 Km X 25 Km X 25 Km - coordenadas selenográficas: LAT: 12° 06′ 00″ S, LON: 50° 00′ 00″ W) é uma proeminente e destacada formação de origem vulcânica, que está localizado na região sudoeste do Oceanus PROCELLARUM, praticamente entre a cratera de piso fraturado HANSTEEN (diâmetro: 45 Km, profundidade: 1,4 Km) e a cratera inundada por lava basáltica escura BILLY (diâmetro: 45 Km, profundidade: 1,3 Km). Mons Hansteen parece um "remendo" triangular brilhante e saliente, com cerca de 25 km de comprimento em cada lado. Devido à sua forma triangular, Mons Hansteen também é conhecida como "The Arrowhead" (ponta de flecha).

"Mons Gruithuisen Gamma" & "Mons Gruithuisen Delta":

A maior parte das cúpulas ou domos vulcânicos estão situados nas regiões baixas, nos mares escuros de lavas lunares, e apenas poucos estão localizados nas terras altas e claras, a maioria dos quais são mais íngremes ou acentuados do que aqueles presentes nos mares. No topo de muitos domos existe uma pequena cavidade formada pela ação da erupção de magma através de um respiradouro central.

Exemplos notáveis de domos vulcânicos são o Mons GRUITHUISEN Gamma (LAT: 36° 36′ 00″ N, LON: 40° 30′ 00″ W) e MONS GRUITHUISEN Delta (LAT: 36º 00’ 00” N, LON: 39º 30’ 00” W). Os dois são antigos vulcões inseridos na categoria de “domos de terras altas”, cujas superfícies possuem alta taxa de albedo, ou seja, são mais claros que os domos encontrados nos mares de lava escura e refletem mais a luz.

Mons GRUITHUISEN Gamma tem 20 Km de diâmetro de base e aproximadamente 1,8 Km de altitude e uma minúscula cratera em seu topo. MONS GRUITHUISEN Delta tem base de 13 Km X 35 Km e altitude aproximada de 1,8 Km acima da superfície circundante. Esses “domos de terras altas” foram formados por lavas ricas em sílica que são diferentes e muito mais viscosas do que o basalto tradicional existentes nos mares lunares.

Composição fotográfica (fotos executadas com apenas 1 frame cada): Foto maior: 17‎ de ‎abril‎ de ‎2016, ‏‎21:55:14 (00:55:14 UT). Foto no canto superior direito: 0‎9‎ de ‎junho‎ de ‎2014, ‏‎20:38:34 (23:38:34 UT). Foto no canto inferior esquerdo: 0‎9‎ de ‎junho‎ de ‎2014, ‏‎22:04:32 (01:04:32 UT).

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024