Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Deluc C: elegantemente delineada c/ bordas muito bem definidas.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Deluc C: elegantemente delineada c/ bordas muito bem definidas.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Deluc C - jovem cratera de impacto de morfologia complexa, de porte pequeno e elegantemente delineada, com bordas muito bem definidas, conservadas e harmônicas.

Composição: A bem definida e elegante cratera Deluc C, fotografada por VTOL e também fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA. Observe a cratera Deluc B e a pequena cratera sem nominação oficial. Ambas possuem suas superfícies internas adentradas pela jovem cratera Deluc C, que é mais jovem do que essas duas crateras citadas.

Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a pequena e elegande cratera Deluc C - VTOL.

A cratera principal DELUC:

DELUC é uma antiga cratera de impacto de morfologia complexa (provavelmente do período Pré-Nectárico), apresentando 46 Km de diâmetro e 5,2 Km de profundidade, localizada nas terras altas (planaltos), cravejadas por uma infinidade de cratera de impacto de todos os tamanhos, da região sul da Lua, nas coordenadas selenográficas LAT: 55° 00′ 00″ S, LON: 002° 48′ 00″ W.

DELUC está posicionada a sudeste da grande cratera MAGINUS (diâmetro: 194 Km, profundidade: 5,05 Km) e a nordeste da enorme cratera CLAVIUS (diâmetro: 245 Km, profundidade: 4,9 Km). Em 1934 a International Astronomical Union (IAU) nominou a cratera DELUC para homenagear o renomado geólogo e físico suíço Jean-André Deluc (1727 - 1817), cujas especialidades eram a geologia e meteorologia.

A cratera satélite Deluc C:

A cratera DELUC possui 21 crateras satélites. dentre as quais Deluc C, nominada pela IAU em 2006, que possui 27,87 Km de diâmetro e 2,95 Km de profundidade e está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 51° 32' 23" S, LON: 000° 47' 32" E.

Deluc C é uma jovem cratera de impacto de morfologia complexa, de porte pequeno e elegantemente delineada, com bordas muito bem definidas, conservadas e harmônicas. Existe um grande desnível entre as bordas norte e sul. A borda norte eleva-se 2.946 m por sobre o fundo do piso interno da cratera e a borda sul eleva-se por apenas   781 m, ou seja, existe um desnível de 2.165 m entre as referidas bordas. Já as bordas oeste e este possuem apenas um pequeno desnível de aproximadamente 280 m, sendo a borda leste mais alta.

O piso interno de Deluc C foi inundado,  no passado lunar, por volumes de lava basáltica, que escaparam por fissuras na crosta, no fundo da cratera, caudadas pelo impacto que criou a cratera. Assim, o piso interno de Deluc C apresenta-se "pavimentado", com aspecto bastante liso e plano, sem nenhuma característica marcante, a não ser pela presença de minúsculas crateras de impacto, praticamente imperceptíveis quando observadas por pequenos telescópios baseados na Terra.

A borda sudoeste de Deluc C adentrou a borda nordeste da cratera Deluc B (diâmetro: 38 Km, profundidade: 2,35 Km) até seu piso interno, ou seja, o impacto que criou Deluc C aconteceu após o impacto que criou Deluc B (em outras palavras, Deluc C é mais jovem que Deluc B, que inclusive possui bordas mais desgastadas e erodidas).

Além disso, a borda sudeste de Deluc C adentra a borda noroeste de uma pequena cratera de impacto sem nominação oficial, com cerca de 13 Km de diâmetro e 1,5 Km de profundidade.

Imagem:  A bem definida e elegante cratera Deluc C fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA. Observe suas duas vizinhas: a cratera Deluc B e a pequena cratera sem nominação oficial. Ambas possuem suas superfícies internas adentradas pela jovem cratera Deluc C, que é mais jovem do que essas duas crateras citadas.

ComposiçãoA bem definida e elegante cratera Deluc C fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.

Imagem: O perfil altimétrico N - S da jovem cratera Deluc C, apresentando o grande desnível entre as bordas Norte e Sul - NASA / LRO QuickMap.

ImagemO perfil altimétrico W - E da jovem cratera Deluc C - NASA / LRO QuickMap.

Foto executada com apenas 1 frame em 30‎ de ‎maio‎ de ‎2012, ‏‎21:34:22 (00:34:22 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023