Informações sobre a Foto
Deluc C: elegantemente delineada c/ bordas muito bem definidas.
Deluc C - jovem cratera de impacto de morfologia complexa, de porte pequeno e elegantemente delineada, com bordas muito bem definidas, conservadas e harmônicas.
Composição: A bem definida e elegante cratera Deluc C, fotografada por VTOL e também fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA. Observe a cratera Deluc B e a pequena cratera sem nominação oficial. Ambas possuem suas superfícies internas adentradas pela jovem cratera Deluc C, que é mais jovem do que essas duas crateras citadas.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a pequena e elegande cratera Deluc C - VTOL.
A cratera principal DELUC:
DELUC é uma antiga cratera de impacto de morfologia complexa (provavelmente do período Pré-Nectárico), apresentando 46 Km de diâmetro e 5,2 Km de profundidade, localizada nas terras altas (planaltos), cravejadas por uma infinidade de cratera de impacto de todos os tamanhos, da região sul da Lua, nas coordenadas selenográficas LAT: 55° 00′ 00″ S, LON: 002° 48′ 00″ W.
DELUC está posicionada a sudeste da grande cratera MAGINUS (diâmetro: 194 Km, profundidade: 5,05 Km) e a nordeste da enorme cratera CLAVIUS (diâmetro: 245 Km, profundidade: 4,9 Km). Em 1934 a International Astronomical Union (IAU) nominou a cratera DELUC para homenagear o renomado geólogo e físico suíço Jean-André Deluc (1727 - 1817), cujas especialidades eram a geologia e meteorologia.
A cratera satélite Deluc C:
A cratera DELUC possui 21 crateras satélites. dentre as quais Deluc C, nominada pela IAU em 2006, que possui 27,87 Km de diâmetro e 2,95 Km de profundidade e está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 51° 32' 23" S, LON: 000° 47' 32" E.
Deluc C é uma jovem cratera de impacto de morfologia complexa, de porte pequeno e elegantemente delineada, com bordas muito bem definidas, conservadas e harmônicas. Existe um grande desnível entre as bordas norte e sul. A borda norte eleva-se 2.946 m por sobre o fundo do piso interno da cratera e a borda sul eleva-se por apenas 781 m, ou seja, existe um desnível de 2.165 m entre as referidas bordas. Já as bordas oeste e este possuem apenas um pequeno desnível de aproximadamente 280 m, sendo a borda leste mais alta.
O piso interno de Deluc C foi inundado, no passado lunar, por volumes de lava basáltica, que escaparam por fissuras na crosta, no fundo da cratera, caudadas pelo impacto que criou a cratera. Assim, o piso interno de Deluc C apresenta-se "pavimentado", com aspecto bastante liso e plano, sem nenhuma característica marcante, a não ser pela presença de minúsculas crateras de impacto, praticamente imperceptíveis quando observadas por pequenos telescópios baseados na Terra.
A borda sudoeste de Deluc C adentrou a borda nordeste da cratera Deluc B (diâmetro: 38 Km, profundidade: 2,35 Km) até seu piso interno, ou seja, o impacto que criou Deluc C aconteceu após o impacto que criou Deluc B (em outras palavras, Deluc C é mais jovem que Deluc B, que inclusive possui bordas mais desgastadas e erodidas).
Além disso, a borda sudeste de Deluc C adentra a borda noroeste de uma pequena cratera de impacto sem nominação oficial, com cerca de 13 Km de diâmetro e 1,5 Km de profundidade.
Imagem: A bem definida e elegante cratera Deluc C fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA. Observe suas duas vizinhas: a cratera Deluc B e a pequena cratera sem nominação oficial. Ambas possuem suas superfícies internas adentradas pela jovem cratera Deluc C, que é mais jovem do que essas duas crateras citadas.
Composição: A bem definida e elegante cratera Deluc C fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
Imagem: O perfil altimétrico N - S da jovem cratera Deluc C, apresentando o grande desnível entre as bordas Norte e Sul - NASA / LRO QuickMap.
Imagem: O perfil altimétrico W - E da jovem cratera Deluc C - NASA / LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 30 de maio de 2012, 21:34:22 (00:34:22 UT).