Informações sobre a Foto
SCHLÜTER: uma cratera próxima do limbo oeste, na região de librações
Cratera SCHLÜTER:
Diâmetro: 89 Km;
Profundidade: 3,5 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 05° 54′ 00″ S, LON: 083° 18′ 00″ W;
Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (de 3,8 até 3,2 bilhões de anos atrás);
Melhor período para observação: Na Lua cheia ou 6 dias após o quarto-minguante;
Quem foi SCHLÜTER? Heinrich SCHLÜTER (1815 – 1844) foi um astrônomo alemão.
Foto: Lua cheia mostrando a abrangência da foto principal que enfoca a Cratera SCHLÜTER.
SCHLÜTER é uma formação aproximadamente circular, caracterizada como uma cratera de impacto de morfologia complexa, localizada próximo do limbo lunar oeste, na região de librações, o que lhe confere um visual alongado, a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra. SCHLÜTER também está situada, numa região próxima das grandes e destacadas crateras GRIMALDI (diâmetro: 230 Km) e RICCIOLI (diâmetro: 156 Km).
Para observar ou fotografar a cratera SCHLÜTER com relativa qualidade aqui da Terra, necessitamos de uma libração em latitude favorável. Logo, uma foto de SCHLÜTER como a que publicamos hoje, é considerada uma “figurinha carimbada”.
Foto: A interessante Cratera SCHLÜTER capturada pela lente da sonda lunar americana LRO / NASA.
A cratera SCHLÜTER situa-se ao longo da face nordeste da cordilheira conhecida como Montes CORDILLERA, que circunda externamente o Mare ORIENTALE. O grande Mare ORIENTALE localiza-se no limbo oeste lunar. Assim, é muito difícil ter a visão de suas lavas escuras, a partir do nosso ponto de vista da Terra.
A colossal colisão que criou a enorme bacia ORIENTALE, provocou ondulações na crosta lunar, resultando em três enormes formações circulares concêntricas (três anéis). Os dois anéis de dentro dessa vasta bacia, são o Montes ROOK interior e o Montes ROOK exterior. O terceiro anel ou anel mais externo, é conhecido como Montes CORDILLERA, com 945 Km de diâmetro.
A cratera SCHLÜTER possui aro irregular, porém bem definido. Suas paredes são altas, largas e internamente estruturadas em terraços. O aro é externamente circundado por baluarte ou fortificação, criado por materiais escavados durante o grande impacto que criou essa interessante cratera.
A parede interna sul de SCHLÜTER hospeda uma pequena cratera de formato irregular que foi criada por duplo impacto, apresentando dimensões em torno de 17,5 Km X 12 Km.
SCHLÜTER possui piso interno plano e relativamente liso, pois foi inundado por lava basáltica. A metade norte do piso interno apresenta uma mancha escura (baixo albedo) de formato curvo. Existe uma proeminente montanha central, que se eleva por cerca de 2 Km acima do fundo da cratera.
Ilustração: O perfil altimétrico N - S da bela cratera SCHLÜTER – LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 13 de maio de 2014, 23:02:08 (02:02:08 UT).