Informações sobre a Foto
Cratera COPERNICUS em dois tempos (aproximadamente 25 h).
Cratera COPERNICUS:
Diâmetro: 96 Km;
Profundidade: 3,8 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 09° 42′ 00″ N, LON: 20° 00′ 00″ W;
Período Geológico Lunar: Período Copernicano (1,1 bilhões de anos atrás até os dias atuais).
Melhor época para observação: 2 dias após a fase “quarto crescente” ou 1 dia após a fase “quarto minguante”.
Quem foi Nicolaus COPERNICUS? Astrônomo polonês da renascença (1473 -1543). Combateu o geocentrismo (a Terra como o centro do Universo) formulando o modelo heliocêntrico (o Sol como centro do Universo com Terra e os planetas girando ao seu redor). Em outras palavras, ele “retirou” a Terra do centro do Universo.
A proeminente COPERNICUS é um alvo fácil para telescópios e localiza-se ao sul do Mare IMBRIUM. COPERNICUS é uma espetacular cratera de impacto de morfologia complexa, com cerca de 800 milhões (alguns autores consideram 1 bilhão) de anos. Essa proeminente, interessante e jovem cratera possui um dos mais destacados sistema de “raios brilhantes” da Lua, que são trilhas de materiais mais recentes (com alto albedo ou refletividade da luz), criadas por sobre a superfície lunar, a partir dos escombros ejetados pelo enorme impacto que criou COPERNICUS. Os raios brilhantes se estendem por até 700 Km em todas as direções, através dos mares de lava circundantes.
Foto: A proeminente e jovem cratera COPERNICUS, clássica cratera de impacto de morfologaia complexa, com suas paredes internas estruturadas em terraços, fortificação circundante na encosta externa e montanhas no centro do piso. A imagem também apresenta a cratera fantasma STADIUS e cratera ERATOSTHENES. Foto executada em 28 de junho de 2012, 20:50:20.
COPERNICUS não é uma cratera com o perímetro perfeitamente circular. Na realidade seu aro é angulado e definido por uma sequência de 7 segmentos relativamente retos, formando uma espécie de perímetro poligonal. Os segmentos foram criados pela ação das ondas de choque, durante e imediatamente após a explosão colossal do impacto do asteroide ou cometa que criou a cratera.
Ilustração: Lua cheia mostrando a área de abrangência da foto apresentada de COPERNICUS ao lado do perfil altimétrico da bela cratera, com o traçado SW - NE.
As bordas externas que circundam COPERNICUS formaram uma espécie de encosta “fortificada”, com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros provenientes do impacto. As paredes internas são notoriamente estruturadas em terraços ou degraus, criados por seções circulares de materiais que deslizaram principalmente logo após o impacto.
Fotos executadas com apenas 1 frame em:
COPERNICUS iluminado (quadro menor): 30 de maio de 2012, 21:32:44;
COPERNICUS na sombra (foto maior): 29 de maio de 2012, 20:10:10.