Informações sobre a Foto
Provável cratera fantasma localizada na margem sul do Mare IMBRIUM.
Uma inesperada aparição – uma possível cratera fantasma localizada na margem sul do Mare Imbrium.
O satélite natural da Terra nunca deixa de encantar seus observadores, sempre apresentando feições fantásticas e grande nível de detalhamento em suas formações, constantemente revelando tesouros escondidos ao longo da lunação.
Na maioria das vezes, as sondas espaciais executam fotos do relevo lunar de preferência quando o sol está alto sobre a superfície e não conseguem captar certos detalhes presentes nas formações lunares. Isso demonstra a importância e a utilidade das selenofotografias executadas com ângulo oblíquo de luz solar, a partir de telescópios baseados na Terra. A luz do sol nascente ou poente sobre uma determinada região da Lua, promove sombras que enfatizam dramaticamente os perfis e os detalhes presentes no relevo lunar.
Além da beleza e da variedade das feições existentes na superfície da Lua, a busca por formações lunares não catalogados também me fascina. Então, eu sempre analiso cuidadosamente todas as fotos que tiro, com o propósito de encontrar formações desconhecidas e não catalogadas pela IAU (International Astronomical Union), impacto de meteoróides e ocorrência de TLP.
Por exemplo, essa estranha e inesperada formação circular, capturada na foto postada hoje, com a aparência de uma cratera fantasma, está localizada e suplantada pelas lavas basálticas do Mare Imbrium, próximo da margem sul, a oeste da pequena cratera Draper e ao norte de Montes Carpatus.
De acordo com o perfil altimétrico do QuickMap, executando um traçado de sudoeste para nordeste por sobre a misteriosa formação, ela apresenta um diâmetro de aproximadamente 63 Km e profundidade com cerca de 220 m. Aplicando um traçado de oeste para leste, o perfil altimétrico apresenta um diâmetro em torno de 83 Km e profundidade de aproximadamente 250 m. Na média, o diâmetro fica na casa dos 73 Km e a profundidade na casa dos 235 m.
Essa inesperada formação não apresenta registros nos mapas, atlas lunares e na literatura estrangeira que possuo.
Diâmetro aproximado: 73 Km;
Profundidade: 235 m;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 17.6535o N, LON: 23.8037o W.
Melhor período para observação: 2 dias após o quarto-crescente ou 1 dia após o quarto minguante.
Foto executada com apenas 1 frame em 28 de junho de 2012, 20:50:20 (23:50:20 UT).
Telescópio & Câmera:
Telescópio Sky-Watcher 305 mm (12 ") Collapsible Truss-Tube Dobsoniano;
Barlow Celestron Ultima 2X;
Câmera Orion StarShoot Solar System Color Imager III;