Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
As proeminentes crateras TYCHO e CLAVIUS.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

As proeminentes crateras TYCHO e CLAVIUS.

(créditos: Tolentino.)

Cratera TYCHO:

Diâmetro: 86 Km;

Profundidade: 4,7 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 43° 18′ 36″ S, LON: 11° 21′ 36″ W;

Período Geológico Lunar: Copernicano (Copernican): 1,1 bilhão de anos atrás até os dias atuais.

Melhor época para observação: 1 dia após à fase quarto-crescente ou no quarto-minguante.

Quem foi TYCHO? Tycho Brahe (1546 - 1601) foi um nobre dinamarquês famoso por suas abrangentes e precisas observações astronômicas e planetárias. Tycho era conhecido em seu tempo como astrônomo e alquimista.

 

TYCHO é uma cratera de impacto de grande porte excepcionalmente muito jovem, com “apenas” 100 milhões de anos. É um exemplo notável de cratera com morfologia complexa. Suas paredes internas são altas e claramente estruturadas em terraços (terraced), que descem cerca de 4,7 Km do topo do aro até à superfície de seu piso interno.

Por ser muito jovem, o aro da cratera TYCHO é bem delineado, pois não sofreu degradação caudada por impactos relevantes subsequentes.

O piso interno da cratera TYCHO, que é um pouco áspero, foi aplainado por materiais derretidos gerados no impacto que a criou. Presente em seu piso interno está uma complexa montanha central, cujo pico atinge quase 2,4 Km de altitude em relação ao fundo da cratera. A antiga região de terras altas onde TYCHO se localiza é cravejada por crateras de impacto de diversos tamanhos, com muitas delas sobrepondo outras mais velhas.

Ilustração: O perfil altimétrico traçado na direção N – S da jovem cratera TYCHO, mostrando a proeminência de seu pico central.

TYCHO possui o maior e mais longo sistema de raios brilhantes da face visível da Lua, o que lhe garante grande destaque e visibilidade. Porém, os raios brilhantes são quase ausentes no lado oeste, indicando que a formação da cratera TYCHO ocorreu através de um impacto oblíquo. Os raios foram causados por materiais ejetados pelo explosivo impacto que criou essa bela cratera.

Ilustração: Na Lua cheia os raios brilhantes de TYCHO e de outras crateras jovens ficam destacados. TYCHO possui o sistema o maior sistema de raios brilhantes da face visível da Lua. Porém, observe que os raios são quase ausentes no lado oeste, indicando que a formação da cratera TYCHO ocorreu através de um impacto oblíquo de um cometa ou asteróide.

 

Cratera CLAVIUS:

Diâmetro: 225 Km;

Profundidade: 4,9 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 58° 24′ 00″ S, LON: 14° 24′ 00″ W.

Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás.

Melhor período de observação: 1 dia após o quarto-crescente ou no quarto minguante.

Quem foi CLAVIUS? Christopher CLAVIUS (1538 – 1612) foi um jesuíta, matemático e astrônomo germânico. Ele também foi um dos principais projetistas do calendário gregoriano moderno. Foi provavelmente o mais respeitado astrônomo da Europa em seu tempo.

 

CLAVIUSé uma enorme e antiga cratera existente nas terras altas perto do polo sul lunar, numa região acidentada e montanhosa, crivada de antigas crateras de impacto. Suas paredes internas são irregulares, apresentando deformações e um grande declive. Por causa de sua ampla dimensão, CLAVIUS é considerada por alguns selenógrafos como “planície murada”. Ela está inserida numa categoria intermediária que define a transição de cratera complexa para bacia (RÜKL,2004).

As paredes de CLAVIUS avançam um pouco por sobre a redondeza exterior, sendo que as características dessas paredes variam ao longo de sua curvatura não muito regular. A partir da metade da borda norte, circulando até o oeste, terraços são mais grosseiros e largos. Porém, para o sul, as paredes são notoriamente desgastadas, deixando o aro bastante mal definido.

Seu piso interno, extenso e plano, apresenta resquícios do pico de uma montanha central (próximo da borda oeste de Clavius D), que se eleva por pouco mais de 800 m acima do fundo da cratera. Seu piso também revela os sinais da bateria de impactos que sofreu, hospedando muitas crateras pequenas. Essas pequenas crateras são alvos adequados para testar a resolução de pequenos telescópios.

Ilustração: O perfil altimétrico N – S da grande grande cratera CLAVIUS.

Logo, além de seu grande porte que a torna uma das maiores crateras da face visível da Lua, a mais interessante característica de CLAVIUS é a presença do grande número de crateras menores em seu interior e por sobre suas bordas. As duas maiores crateras hospedadas por CLAVIUS são PORTER e RUTHERFURD.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎30‎ de ‎maio‎ de ‎2012, ‏‎21:34:22.

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024