Informações sobre a Foto
Os picos centrais da cratera GEMINUS.
Cratera GEMINUS:
Diâmetro: 88 Km;
Profundidade: 4,4 Km.
Período Geológico Lunar: Eratosteniano (de -3,2 bilhões a -1,1 bilhão de anos atrás).
Coordenadas Selenográficas: LAT: 34° 30′ 0″ N, LON: 56° 42′ 00″ E.
Melhor período para observação: 3 dias após a Lua nova ou 2 dias após a Lua cheia.
GEMINUS é uma cratera de impacto circular de morfologia complexa, que possui piso profundo e encostas das paredes internas muito íngremes e estruturadas em forma de curvas de nível (terraces), embora atualmente um pouco abrandado, devido ao desgaste do tempo.
GEMINUS está localizada próximo ao limbo nordeste da Lua. Nesta posição, quando observada ao telescópio, GEMINUS aparece com a forma um pouco oval.
O piso interno de GEMINUS é amplo e liso, apresentando uma montanha central que é ladeada, nos lados norte e sul, por duas pequeninas montanhas, criando um pequeno espaço nos dois lados, entre a montanha central e as duas menores. A montanha central atinge 900 m de altitude acima do fundo do piso da cratera. A pequena montanha do lado sul atinge 680 m e a pequena montanha norte atinge 450 m acima do fundo da cratera. Não existem impactos notáveis no interior de seu piso.
A borda circular de GEMINUS apresenta alguns entalhes externos, especialmente ao norte-noroeste e sudeste, pois o material ejetado durante o impacto que criou GEMINUS deixou visível uma superfície circundante externa muito áspera e irregular.
A cratera GEMINUS é circundada por destacadas crateras, como MESSALA (diâmetro: 128 Km), BERNOULLI (Diâmetro: 49 Km), BURCKHARDT (Diâmetro: 60 Km) e CLEOMEDES (Diâmetro: 129 Km).
O nome GEMINUS é em homenagem a Geminus de Rhodes, que foi um astrônomo e matemático grego, que viveu no séc. 1 aC.
Foto com apenas 1 frame em 10 de março de 2012, 01:07:12 (04:07:12 UT).
Telescópio & Câmera:
Telescópio SkyWatcher DOB 12" Collapsible;
Câmera ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.
Celestron Ultima 2X Barlow.