Informações sobre a Foto
Cratera ALPHONSUS.
Cratera Alphonsus
Diâmetro: 119 Km;
Profundidade: 2,7 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 13.4o S, LON: 2.8o W;
Período Geológico Lunar: Nectárico (3,92 milhões até 3,85 bilhões de anos atrás).
Alphonsus está localizada logo ao sul de Ptolemaeus, sendo que sua parede norte toca a parede sul de Ptolemaeus. Seu piso interno recebeu o impacto da sonda lunar americana Ranger 9, em 24 de março de 1965.
Uma elevação baixa, caracterizada como um tipo de espinhaço, criada por magma ejetado do interior da Lua, dividiu a cratera Alphonsus em duas partes e contém o pico central em forma de pirâmide, que se eleva cerca de 1,5 km por sobre o piso. Esse espinhaço que bisecciona o piso interno na direção noroeste-sudeste, é uma das duas características marcantes de Alphonsus.
A outra característica marcante de Alphonsus é a seguinte: existem no piso interior de Alphonsus, a presença de três minúsculas crateras circundadas por uma mancha escura, indicando depósitos de material piroclástico (piroclastos: pyro — fogo, e klastos — fragmentos; que são fragmentos de rocha sólida e cinzas vulcânicas que foram expelidos para o ar pela erupção de um vulcão). Isso significa que, nesses pontos no passado, ocorriam atividades vulcânicas com erupções e magma ejetado do interior da Lua.
O interior da cratera Alphonsus recebeu o impacto, em 1965, da sonda lunar americana Ranger 9. A sonda lunar Ranger 9 foi projetada para alcançar uma trajetória de impacto contra a superfície da Lua e enviar fotografias de alta resolução, durante os minutos finais do vôo, até o momento do impacto.
Data de lançamento: 21/03/1965.
Veículo de Lançamento: Foguete Atlas-Agena B
Local de Lançamento: Cabo Canaveral, Estados Unidos.
A sonda espacial atingiu a superfície lunar, após 64,5 horas de vôo, no dia 24/03/1965, às 14:08:20 UT, no interior da cratera Alphonsus, nas coordenadas LAT: 12.83º S, LON: 2.37º W.
Foto executada com apenas 1 frame em 30 de maio de 2012, 21h14m.