Informações sobre a Foto
A grande e destacada escarpa curvilínea RUPES ALTAI.
Rupes ALTAI: escarpa.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 24° 18′ 00″ S, LAT: LON: 22° 36′ 00″ E;
Comprimento: 427 Km;
Altitude máxima: 1000m.
Nome em referência às Montanhas ALTAI, que estão localizadas no centro-leste da Ásia, onde China, Rússia, Cazaquistão e Mongólia se encontram. Também é o local onde os rios Irtysh e Ob tem suas nascentes.
“Rupes” são linhas de penhascos ou escarpas montanhosas presentes na superfície lunar.
Geralmente são restos das bordas de grandes crateras ou bacias muito antigas.
Mare NECTARIS é o “mar” com menos quantidade de lava basáltica (que no passado fluiu como líquido através de rachaduras na superfície) do lado visível da Lua. Aparentemente (só aparentemente), a borda leste do Mare NECTARIS parece ser definida pelo arco de círculo imaginário que passa pelas crateras FRACASTORIUS, BEAUMONT e THEOPHILUS, que delimita a porção circular lisa inundada por lava.
Posicionada no quadrante sudeste da Lua, Rupes ALTAI é a escarpa mais destacada da superfície lunar. Com forma de arco de círculo e orientação sudeste-noroeste, Rupes ALTAI tem seu início na borda oeste da cratera PICCOLOMINI. A partir daí, desenvolve seu perfil curvo na direção noroeste, atingindo no caminhamento, cerca de 1000m de altitude em relação ao terreno circundante. O término do corpo da escarpa no extremo noroeste, tem baixa altitude e menos definição, devido estar numa região irregular, a oeste da cratera CYRILLUS.
Na realidade, Rupes ALTAI, com seus 427 Km de extensão, é a proeminente borda principal da grande bacia de impacto que forma o Mare NECTARIS, que tem cerca de 860 Km de largura. Como já dissemos, Mare NECTARIS tem pouca quantidade de lava (ou seja, é mais “seco” de lava), fazendo com que a bacia tenha as partes mais externas expostas, estando a cobertura lisa de lava concentrada na parte mais interior.
Foto com apenas 1 frame em 08 de julho de 2012, 03h33m.