Informações sobre a Foto
LUA no mesmo dia, em dois tempos.
Fotos da Lua na fase cheia ou próximo dela, são boas oportunidades de se observar macro detalhes no disco lunar. Nas imagens acima podemos observar as tons diferentes de cinza dos mares de lava, os sistemas de raios brilhantes das crateras mais jovens e a rugosidade clara das terras altas.
Observamos também, como o Oceanus Procellarum e o Mare imbrium possuem as maiores áreas cobertas por lava basáltica da superfície da face visível da Lua.
Verificamos também, que o Mare Crisium é um mar de lava escura de formato circular (na verdade uma enorme cratera) totalmente isolado dos outros mares e que o Sinus Iridum é um perfeito semicírculo ou baia.
Podemos observar com facilidade, a proeminência dos raios brilhantes da jovem cratera Tycho. Os raios brilhantes foram criados por materiais ejetados durante o impacto que criou Tycho e chegam a atingir centenas de quilômetros para todos os lados ao longo da superfície lunar, principalmente por sobre as terras altas. Existe também, a beleza raiada da jovem cratera Copernicus, que destaca seus raios brilhantes por sobre o mar de lava escura.
Com destaque podemos visualizar a mais clara ou brilhante (alto albedo) formação de grande porte da superfície Lunar: a jovem cratera Aristarchus. Observamos também, de maneira destacada, o piso de lava escura (baixo albedo) das crateras Plato, Grimaldi e Endymion.
Tudo o que falamos e muitas outras coisas mais, podem ser vistas quando observamos uma foto da Lua cheia. Imagine então, o que podemos ver nas várias fotos em close das diversas regiões da superfície lunar. Não imagine. Veja nossa galeria de fotos.
Fotos com apenas 1 frame em 03 de junho de 2012, 02h11m e 22h25m.