Informações sobre a Foto
A pequena Cratera LINNÉ !
Quem foi Linné (Carl Von Linné: 1707 – 1778) ? Botânico, médico e zoólogo sueco. Criou a nomenclatura binomial e a classificação científica, considerado o pai da taxonomia moderna.
Cratera LINNÉ (diâmetro: 2,4 Km (a NASA recentemente afirmou 2,2 Km de diâmetro); profundidade: 0,6 Km; Lat: 27.7º N Long: 11.8º E):
Linné é uma pequeníssima cratera de impacto, localizada nas lavas escuras no lado oeste do Mare Serenitatis, com 600m de profundidade e circulada por uma “manta ou cobertor” de material na cor clara ou branca, ejetado no impacto de sua criação. É uma cratera relativamente muitíssimo jovem, com idade estimada em apenas poucas dezenas de milhões de anos. Esse tamanho de cratera testa o limite da percepção visual em telescópios amadores. No passado, sobre essa cratera, houve relatos de TLP(Transient Lunar Phenomenon – fenômeno lunar transitório, breve ou passageiro), que são descritos como aparições rápidas de luzes, cores ou mudança de aparência no visual.
Existe nessa mesma região de lavas negras do Mare Serenitatis, uma linha norte-sul de jovens e minúsculas crateras de impacto, conhecidas como Linné G, H, F, B e A. Linné propriamente dita, encontra-se a sudoeste dessa linha. Nessa cadeia de pequeníssimas crateras em forma de linha reta, Linné F e B são um pouco maiores com cerca de 5 Km de diâmetro cada uma.
Dados técnicos da foto:
Autor:
Ricardo José Vaz Tolentino.
Data e hora:
22/02/2011, 02h06m;
Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram usados filtros.
Telescópio:
Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;
Diâmetro Espelho Primário:
305mm (12”);
Distância Focal:
1500mm;
Focal/Ratio - (f/):
5;
Tripé ou Montagem:
Dobsoniana;
Barlow:
Celestron Ultima 2X Barlow;
Câmera:
Orion StarShoot Solar System Color Imager III;