Caroline Lucretia Herschel: astrônoma inglesa e sua cratera lunar

Caroline Lucretia Herschel: astrônoma inglesa e sua cratera lunar

Abaixo estão os links das selenofotografias da série "mulheres fora de série da história" já publicadasEssas mulheres de alguma forma se destacaram, contribuíram positivamente para o desenvolvimento da ciência e marcaram suas épocas.

Segunda selenofotografia da sérieAntonia Coetana de Paiva Pereira Maury (1866 - 1952): astrônoma americana.

Terceira selenofotografia da série: Mary Adela Blagg (1858-1944): astrônoma britânica.

Quarta selenofotografia da série: Mary Proctor (1862 - 1957): astrônoma amadora americana, difusora da astronomia.

Quinta selenografia da série: Hypatia de Alexandria (370 - 415): bela astrônoma, matemática e filósofa egípcia.

Sexta selenofotografia da série: Louise Freeland Jenkins (1888 - 1970): astrônoma americana.

Sétima selenofotografia da série: Mary Fairfax Somerville (1780 - 1872): escritora e polímata escocesa.

Oitava selenofotografia da série: Maria Mitchell (1818 - 1889) astrônoma americana.

Nona selenofotografia da série: Santa Catarina de Alexandria (St. Catherine of Alexandria, 287 - 305): teóloga, filósofa, notável estudiosa e Santa Cristã.

Décima selenofotografia da série: Catherine Wolfe Bruce (1816 - 1900): filantropa americana e patrocinadora das ciências astronômicas.

Décima primeira selenofotografia da série: Agnes Mary Clerke (1842 - 1907): astrônoma e escritora irlandesa.

Décima segunda selenofotografia da série: Nicole-Reine Lepaute (1723-1788): astrônoma e matemática francesa.

Décima terceira e última selenofotografia da série:

Caroline Lucretia Herschel (1750 - 1848): astrônoma inglesa nascida na alemanha.

Caroline Lucretia Herschel (1750 - 1848) foi uma dedicada astrônoma inglesa nascida na alemanha (Hanover), que trabalhou com seu irmão, Sir William Herschel (1738 - 1822) que foi um astrônomo e compositor britânico, nascido na Alemanha que se tornou famoso por descobrir o planeta Urano. Ele também descobriu a radiação infravermelha e fez muitas outras importantes descobertas no campo da astronomia. William tornou-se conhecido por seu trabalho em telescópios de alto desempenho e Caroline apoiou seus esforços. Caroline passou muitas horas polindo espelhos e montando telescópios, a fim de maximizar a quantidade de luz capturada. Ela aprendeu a copiar catálogos astronômicos e outras publicações que William pegava emprestado. Ela também aprendeu a registrar e organizar as observações astronômicas de seu irmão.

Em 26 de fevereiro de 1783, Caroline fez sua primeira descoberta. Ela havia encontrado uma nebulosa que não estava incluída no catálogo Messier. Na mesma noite, ela descobriu de forma independente o objeto Messier 110 (NGC 205), o segundo companheiro da Galáxia de Andrómeda. Porém, a contribuição mais significativa de Caroline Herschel para a astronomia, foi a descoberta de vários cometas. Em particular, o cometa periódico 35P / Herschel-Rigollet leva seu nome. Ela foi a primeira mulher a receber a medalha de ouro da Royal Astronomical Society (1828) e a ser nomeada membro honorário da Royal Astronomical Society (1835, juntamente com Mary Somerville). Ela também foi nomeada membro honorário da Royal Irish Academy (1838). Em 1846, o rei da Prússia condecorou Caroline Herschel  com a Gold Medal for Science (medalha de ouro para a ciência), por ocasião de seu 96º aniversário.

Caroline Lucretia Herschel faleceu em 09 de janeiro de 1848, com 97 anos. Em 1935, a International Astronomical Union (IAU) imortalizou a ilustre memória de Caroline, nominando uma cratera de impacto lunar com seu nome ( C HERSCHEL). A referida cratera também possui 4 crateras satélites.

Cratera C HERSCHEL:

C. HERSCHEL é uma pequena cratera de impacto de aro circular, com bordas bem conservadas e piso interno ondulado e desnivelado, que possui o mesmo baixo albedo (taxa de reflexão de luz) que as lavas escuras circundantes do Mare CRISIUM, ricas em ferro e titânio. C HERSCHEL apresenta 13 Km de diâmetro e 1,85 Km de profundidade.

C HERSCHEL está posicionada sobre uma longa crista (ondulação protuberante de lava basáltica endurecida), conhecida como Dorsum Heim, que serpenteia por sobre a superfície da região oeste do Mare CRISIUM, por cerca de 148 Km. C HERSCHEL está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 34° 30′ 00″ N, LON: 031° 12′ 00″ W, a cerca de 47 Km a nordeste da cratera HEIS (diâmetro: 14 Km, profundidade: 1,91 Km). A pequena montanha a 27 Km a oeste de C HERSCHEL é denominada C. Herschel Zeta.

Composição: Cratera C HERSCHEL fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.

Imagem: A região da cratera C HERSCHEL fotografada pela sonda robótica americana Lunar Orbiter 4.

Imagem: O perfil altimétrico W - E da cratera C HERSCHEL - NASA / LRO QuickMap.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎04‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎21:40:48 (00:40:48 UT).
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

15/10/2023