Mary Adela Blagg - a astrônoma britânica e sua cratera na Lua.
(créditos: Vaz Tolentino)

Mary Adela Blagg - a astrônoma britânica e sua cratera na Lua.

(créditos: Vaz Tolentino)

Abaixo estão os links das selenofotografias da série "mulheres fora de série da história" já publicadasEssas mulheres de alguma forma se destacaram, contribuíram positivamente para o desenvolvimento da ciência e marcaram suas épocas.

Segunda selenofotografia da sérieAntonia Coetana de Paiva Pereira Maury (1866 - 1952): astrônoma americana.

Terceira selenofotografia da série:

Mary Adela Blagg (1858-1944): astrônoma britânica.

Mary Adela Blagg (1858-1944) foi uma proeminente astrônoma britânica que, em 1913, compilou uma importante lista ordenada de nomenclatura das formações lunares. Mais tarde, em 1935, também foi coautora do catálogo "Blagg and Müller Named Lunar Formations". Esse catálogo foi publicado por Mary Blagg e Karl Müller (astrônomo amador tcheco, 1866-1942), sendo composto por mapa e classificado por nomes atualizados de formações lunares. Tal catálogo foi a primeira versão oficial da nomenclatura da International Astronomical Union (IAU) para formações lunares e foi baseado na lista ordenada de Blagg, que Mary publicou em 1913, quando ela comparou como cada formação lunar proeminente tinha sido nomeada nos mapas clássicos de Edmund Neison (1849–1940), de Johann Friedrich Julius Schmidt (1825–1884) e de Beer & Mädler (Wilhelm Wolff Beer (1777 – 1850) & Johann Heinrich von Mädler (1794 – 1874)).

Em 1935, quando Mary Blagg ainda era viva, a International Astronomical Union (IAU) oficializou seu nome para uma pequena cratera lunar, localizada no SINUS MEDII. Esse fato constituiu-se numa grande honra, pois a nomeação de crateras lunares por parte da IAU, com nomes de pessoas vivas, é coisa muito rara de acontecer. Aconteceu pela última vez, em 1970, com os astronautas da missão APOLLO 11 (Armstrong, Collins e Aldrin).

A cratera BLAGG:

De modo geral, as crateras de impacto com diâmetro menor que 15 km têm forma (morfologia) simples, apresentando borda circular e concavidade em formato de “tigela”, com paredes internas lisas e inclinadas, que levam a pequenos pisos curvos ou planos. Esse tipo de cratera geralmente tem sua profundidade cerca de 20% do seu diâmetro.

BLAGG é uma pequena cratera de impacto de morfologia simples, com aro circular pouco desgastado, apresentando 5 Km de diâmetro e 950 m de profundidade, localizada nas lavas escuras do Sinus MEDII, próxima do ponto central do disco lunar visível (centro do disco lunar visível = confluência entre o equador lunar e o primeiro meridiano lunar, ou seja, LAT: 00° 00′ 00″ N e LON: 000° 00′ 00″ E), a cerca de 24 Km a oeste da cratera BRUCE (diâmetro: 6 Km, profundidade: 1,27 Km), nas coordenadas selenográficas LAT: 01° 18′ 00″ N, LON: 001° 30′ 00″ E. O piso interno de BLAGG apresenta-se arredondado e plano, cerca de 950 m abaixo do topo do aro externo da cratera. Existem alguns pequenos impactos hospedados ao longo da circunferência do aro de BLAGG, principalmente nos lados leste e sudeste.

Imagem: O perfil altimétrico N – S da cratera BLAGG (LRO QuickMap), apresentando aproximadamente 5 Km de diâmetro e 950 m de profundidade.

Imagem: As crateras BRUCE e BLAGG fotografadas em voo orbital pela tripulação da missão APOLLO 10 – NASA.

Imagem: As crateras BRUCE e BLAGG fotografadas em voo orbital pela sonda robótica americana Lunar Orbiter 4 da NASA.

Composição: A pequena cratera BLAGG (diâmetro: 5 Km, profundidade: 950 m) fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎03:04:54 (06:04:54 UT).

So

Blog Sky and Observers - agosto / ...
Blog Sky and Observers - agosto / 2018.
Caro(a) amigo(a), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipses: O Eclipse Parcial do Sol em 11 de agosto 2018! https://goo.gl/Xanh4o Eclipse Total da Lua de 27 ... Leia mais

Caro(a) amigo(a), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
02/08/2018
Lua

Fotos do Eclipse de 27/07/2018 - ...
Fotos do Eclipse de 27/07/2018 - enviadas por William Carlos de Souza - SP.
Fotos do Eclipse Lunar de 27/08/2018 enviadas por William Carlos de Souza de São Paulo / SP. William escreveu o seguinte: "Boa tarde pessoal, Segue anexo reporte e algums fotos (sem processamento) do que foi possível eu fazer ... Leia mais

01/08/2018
Le

Sobre o Eclipse Lunar Total de ...
Sobre o Eclipse Lunar Total de 27/07/2018 - por Helio C. Vital
Cadê a Lua? Temos lido previsões relativas ao eclipse lunar total de 27 de julho de 2018 (pouco após o pôr do Sol na Sexta-feira próxima) e nos surpreendido com várias delas. Previsões ... Leia mais

24/07/2018
55_pandora

Asteroide (55) Pandora em 2018!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: ... Leia mais