Louise Freeland Jenkins - a astrônoma americana e sua cratera.
(créditos: Vaz Tolentino)

Louise Freeland Jenkins - a astrônoma americana e sua cratera.

(créditos: Vaz Tolentino)

Abaixo estão os links das selenofotografias da série "mulheres fora de série da história" já publicadasEssas mulheres de alguma forma se destacaram, contribuíram positivamente para o desenvolvimento da ciência e marcaram suas épocas.

Segunda selenofotografia da sérieAntonia Coetana de Paiva Pereira Maury (1866 - 1952): astrônoma americana.

Terceira selenofotografia da série: Mary Adela Blagg (1858-1944): astrônoma britânica.

Quarta selenofotografia da série: Mary Proctor (1862 - 1957) astrônoma amadora americana, difusora da astronomia.

Quinta selenografia da série: Hypatia de Alexandria (370 - 415) bela astrônoma, matemática e filósofa egípcia.

Sexta selenofotografia da série:

Louise Freeland Jenkins (1888 - 1970) astrônoma americana.

Louise Freeland Jenkins (1888 - 1970) foi uma destacada astrônoma americana. Em 1921 ela mudou-se para o Japão, onde tornou-se professora no Women's Christian College, uma escola missionária. Após a morte de seu pai, em 1925, Louise retornou aos Estados Unidos. Um ano mais tarde ela voltou para o Japão, onde lecionou numa escola em Himeji.

Em 1932 Louise retornou aos Estados Unidos e tornou-se membro da equipe do observatório da Universidade de Yale. A partir de 1942, Louise foi coeditora do Astronomical Journal e continuou neste posto até 1958. Louise compilou um valioso catálogo de estrelas presentes numa distância de 10 parsecs (parsec é uma unidade de distância usada em trabalhos científicos de astronomia para representar distâncias estelares) do Sol, bem como editou a 3ª edição do Yale Bright Star Catalogue. Louise Jenkins também ficou conhecida por sua pesquisa sobre paralaxe trigonométrica de estrelas próximas.Ela também estudou e pesquisou sobre estrelas variáveis.

Louise retornou para visitar o Japão mais tarde em sua vida. Ela faleceu em 09 de maio de 1970, com quase 82 anos. Em 1982, a International Astronomical Union (IAU) imortalizou a memória da astrônoma americana Louise Freeland Jenkins, nominando uma cratera de impacto (JEMKINS) localizada junto à linha do equador e próxima do limbo lunar leste.

Cratera JENKINS:

A cratera de impacto JENKINS (diâmetro: 38 Km, profundidade: 3,04 Km) possui aro de formato relativamente poligonal e bordas atingidas por muitos impactos posteriores (principalmente na borda sul e borda oeste). JENKINS está posicionada de forma "imprensada" entre a cratera Schubert X (diâmetro: 51 Km), do lado oeste, e a cratera Schubert J (diâmetro: 20 Km), do lado leste. A cratera Shubert X, por sua vez, encontrase "imprensada" entre as crateras NOBILI (diâmetro: 41Km), do lado oeste e JENKINS (diâmetro: 38 Km), do lado leste.

JENKINS é uma cratera de impacto de morfologia complexa posicionada junto à linha do equador lunar e bem próxima do limbo leste. As coordenadas selenográficas de JENKINS são: LAT: 00° 18′ 00″ N, LON: 078° 06′ 00″ E. Seu piso interno foi inundada por lava basáltica e apresenta um aspecto liso e plano, sem pico central.

Por estar posicionada junto ao limbo lunar leste, o formato do aro de JENKINS, apesar de ser relativamente circular, parece uma elipse, quando observada com telescópio a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra. As melhores oportunidades para observar a cratera JENKINS, encontram-se no segundo dia após à Lua nova ou no primeiro dia após à Lua cheia.

Imagem: A imagem acima mostra o Módulo de Serviço e Comando (CSM "Charlie Brown") da missão APOLLO 10 orbitando acima da cratera JENKINS - NASA.

Imagem: A cratera JENKINS e suas vizinhas fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.

Foto executada com apenas 1 frame em 08‎ de ‎outubro‎ de ‎2014, ‏‎23:38:04 (02:38:04 UT).

So

Blog Sky and Observers - agosto / ...
Blog Sky and Observers - agosto / 2018.
Caro(a) amigo(a), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipses: O Eclipse Parcial do Sol em 11 de agosto 2018! https://goo.gl/Xanh4o Eclipse Total da Lua de 27 ... Leia mais

Caro(a) amigo(a), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
02/08/2018
Lua

Fotos do Eclipse de 27/07/2018 - ...
Fotos do Eclipse de 27/07/2018 - enviadas por William Carlos de Souza - SP.
Fotos do Eclipse Lunar de 27/08/2018 enviadas por William Carlos de Souza de São Paulo / SP. William escreveu o seguinte: "Boa tarde pessoal, Segue anexo reporte e algums fotos (sem processamento) do que foi possível eu fazer ... Leia mais

01/08/2018
Le

Sobre o Eclipse Lunar Total de ...
Sobre o Eclipse Lunar Total de 27/07/2018 - por Helio C. Vital
Cadê a Lua? Temos lido previsões relativas ao eclipse lunar total de 27 de julho de 2018 (pouco após o pôr do Sol na Sexta-feira próxima) e nos surpreendido com várias delas. Previsões ... Leia mais

24/07/2018
55_pandora

Asteroide (55) Pandora em 2018!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (55) Pandora em 2018! Veja: https://goo.gl/p5upai Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: ... Leia mais