Informações sobre a Foto
Mary Proctor - a astrônoma amadora e sua cratera na Lua.
Crateras na Lua que homenageiam importantes personalidades femininas da história.
Com os objetivos de homenagear as mulheres no “Dia Internacional da Mulher de 2017” e também, relembrar as trajetórias e histórias de importantes mulheres que estavam à frente de seu tempo, resolvemos publicar uma série de selenofotografias feitas através dos telescópios do VTOL, enfocando um grupo específico de crateras lunares, existentes no hemisfério visível da Lua, que foram nomeadas pela International Astronomical Union (IAU) em honra da memória de certas mulheres, que foram diferenciadas e fantásticas em suas épocas.
Publicações anteriores dessa série:
Mosáico com as fotos das crateras que homenageiam mulheres importantes, presentes no hemisfério visível da Lua:
http://vaztolentino.com.br/imagens/7461-Crateras-que-homenageiam-importantes-MULHERES
Quais são e onde estão localizadas as crateras que homenageiam mulheres importantes, tanto no hemisfério visível, quanto no hemisfério oculto:
http://vaztolentino.com.br/imagens/7462-Magnificas-mulheres-na-Lua
Abaixo estão os links das selenofotografias da série "mulheres fora de série da história" já publicadas. Essas mulheres de alguma forma se destacaram, contribuíram positivamente para o desenvolvimento da ciência e marcaram suas épocas.
Primeira selenofotografia da série: Anne Sheepshanks (1789-1876): benfeitora britânica na área da astronomia.
http://vaztolentino.com/imagens/7463-Anne-Sheepshanks-a-benfeitora-britanica-e-sua-cratera-na-Lua
Segunda selenofotografia da série: Antonia Coetana de Paiva Pereira Maury (1866 - 1952): astrônoma americana.
http://vaztolentino.com.br/imagens/7464-Antonia-Maury-a-astronoma-americana-e-sua-cratera-na-Lua
Terceira selenofotografia da série: Mary Adela Blagg (1858-1944): astrônoma britânica.
http://vaztolentino.com.br/imagens/7465-Mary-Adela-Blagg-a-astronoma-britanica-e-sua-cratera-na-Lua
Quarta selenofotografia da série:
Mary Proctor (1862 - 1957) astrônoma amadora americana, difusora da astronomia.
Mary Proctor (1862 - 1957) foi uma destacada astrônoma americana. Ela era filha de Mary e Richard Proctor (astrônomo inglês, 1837 - 1888). Seu pai foi um difusor britânico da astronomia e Mary obteve seus conhecimentos astronômicos vindos de seu pai. Ela atuou como professora de astronomia, conferencista e autora.
Mary Proctor foi autora de muitos artigos técnicos para jornais e revistas. Ela também escreveu vários livros populares. Apesar de ser considerada uma astrônoma americana, Mary Proctor nasceu em Dublin, Irlanda e, em sua infância, foi educada num convento em Norwood, Surrey, Inglaterra.
Na realidade, Mary Proctor nunca se tornou uma astrônoma profissional, mas é amplamente reconhecida, por seus numerosos artigos e livros sobre o assunto, como uma grande difusora da astronomia em sua época. Mary Proctor começou a ajudar seu pai na produção de uma nova revista chamada “Knowledge”, que foi editada e fundada por seu pai. Suas primeiras publicações foram uma série de artigos sobre mitologia.
Iniciando sua carreira secundária como professora de astronomia, Mary Proctor conseguiu uma apresentação muito bem sucedida na World's Columbian Exposition, realizada em Chicago, em 1893. Seu primeiro livro "Stories of Starland" foi publicado em 1898. O livro era fácil de ler, de conteúdo preciso, informativo e bem ilustrado. Por esses motivos, tal livro foi adotado pela "The New York City Board of Education". Mary ensinou astronomia em escolas particulares enquanto frequentava a Universidade de Columbia.
Mary Proctor era amplamente respeitada por astrônomos profissionais. Por isso, em 1916, ela foi eleita como membro da American Association for the Advancement of Science. No mesmo ano, Mary também foi eleita como membro da Royal Astronomical Society.
Cratera PROCTOR:
PROCTOR é uma antiga e desgastada cratera de impacto de morfologia complexa, de formato um pouco irregular e bordas erodidas, que hospedam vários impactos subsequêntes. Seu piso é relativamente plano, apresentando pequenos impactos em seu interior. PROCTOR apresenta 52 Km de diâmetro, 1,98 Km de profundidade e está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 46° 24′ 00″ S, LON: 005° 06′ 00″ W, posicionada a cerca de 67 Km a sudeste da jovem e proeminente cratera TYCHO (diâmetro:86 Km, profundidade: 4,7 Km).
A cratera PROCTOR foi nominada pela International Astronomical Union (IAU) em 1935, para homenagear e imortalizar a memória da ilustre astrônoma Mary Proctor, que estava viva, na época em que recebeu essa grandiosa homenagem. Seu pai, o astrônomo britânico Richard Proctor (1837 - 1888), foi homenageado com uma enorme cratera em Marte (cratera marciana PROCTOR, 168,2 Km de diâmetro). A cratera lunar PROCTOR também pussui 8 crateras satélites (Proctor A, Proctor B, Proctor C ...). As melhores oportunidades para observar a cratera PROCTOR, encontram-se na fase quarto-crescente e no sexto dia após à Lua cheia.
Composição: A cratera PROCTOR fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de novembro de 2013, 21:27:29 (00:27:29 UT).