Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cratera ANSGARIUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cratera ANSGARIUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)
Cratera ANSGARIUS:
 
 
Cratera ANSGARIUS:
 
Diâmetro: 94 Km;
 
Profundidade: 4,5 Km;
 
Coordenadas Selenográficas: LAT: 12° 42′ 00″ S, LON: 79° 42′ 00″ E;
 
Período Geológico Lunar: Nectárico (de 3,92 bilhões até 3,85 bilhões de anos atrás).
 
Melhor período para observação: 2 dias após a Lua nova ou 1 dia após a Lua cheia.
 
Quem foi ANSGARIUS? Saint Ansgar (801-865), também conhecido como São Anschar, foi um arcebispo de Hamburgo-Bremen / Alemanha.
 
 
ImagemLua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a Cratera ANSGARIUS - VTOL.
 
ANSGARIUS é uma grande cratera de impacto de morfologia complexa localizada próxima do limbo leste lunar, na zona de librações. Apesar de possuir formato circular, por estar numa posição próxima ao limbo, a cratera ANSGARIUS apresenta-se visualmente com forma elíptica, a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra,.
 
As paredes internas de ANSGARIUS são estruturadas em terraços. Seu interior foi inundado por lava basáltica que escapou por fissuras na crosta no fundo do piso interno, fissuras essas, criadas pelo forte impacto que criou a cratera. Isso fez com que sua profundidade diminuísse e seu piso interno adquirisse um aspecto liso e plano, porém um pouco ondulado e rugoso. O piso interno hospeda alguns pequenos impactos. Existe um minúsculo pico central. Isso foi o que restou visível, de uma grande montanha soterrada por lava basáltica.
 
Do lado noroeste de ANSGARIUS está a cratera LA PEROUSE. Ao sul de ANSGARIUS está localizada a cratera BEHAIM, com sua destacada montanha central.
 
ImagemA cratera ANSGARIUS fotografada por VTOL com seu minúsculo pico central, um close-up do minúsculo pico central feito pela sonda LRO e a cratera ANSGARIUS também fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA. Observe o minúsculo pico central.
 
ImagemPerfil altimétrico da Cratera ANSGARIUS. Note o minúsculo pico central, resquício do que sobrou de uma montanha soterrada por lava basáltica - LRO QuickMap.
 
 
Foto executada com apenas 1 frame em 08‎ de ‎outubro‎ de ‎2014, ‏‎23:07:20 (02:07:20 UT).
Oasi

O município do sertão de ...
O município do sertão de Pernambuco agora também está no espaço!
O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também está no espaço. A cidade com menos de 5 mil habitantes deu seu nome para o asteroide 10468 EH9, descoberto em 1981. O asteroide “10468 ... Leia mais

O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também ... Leia mais
02/06/2017
So

Blog "Sky and Observers" junho/2017
Blog "Sky and Observers" junho/2017
Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio Rosa Campos / CEAMIG, foram publicados os seguintes assuntos: - A ocultação de sigma Leo pela Lua em 02 de junho 2017! - A ... Leia mais

Neste mês (junho / 2017), no Blog "Sky and Observers" do nosso amigo Antônio ... Leia mais
01/06/2017
Bo1

Boletim Observe! do mês de junho ...
Boletim Observe! do mês de junho de 2017.
O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! Margarete ... Leia mais

O Boletim Observe! do mês de junho de 2017 está disponível no endereço ... Leia mais
27/05/2017
Asteroide_day

Edição de 2017 do "Asteroid Day" ...
Edição de 2017 do "Asteroid Day" – Dia do Asteroide.
Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do Asteroid Day – Dia do Asteroide. No dia 30 de junho várias entidades astronômicas, científicas e culturais de todo o mundo ... Leia mais

Caríssimo(a): Convidamos você para fazer parte da edição de 2017 do ... Leia mais
05/05/2017