Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
HUMBOLDT: uma cratera de morfologia complexa completa!
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

HUMBOLDT: uma cratera de morfologia complexa completa!

(créditos: Vaz Tolentino.)

HUMBOLDT é uma grande e bela cratera de impacto de morfologia complexa, completa em suas características, apresentando 189 km de diâmetro e 5,16 Km de profundidade. Com seu enorme diâmetro, a cratera HUMBOLDT aproxima-se do ponto de transição, onde grandes crateras assumem algumas das características morfológicas pertencentes às bacias de impacto. HUMBOLDT está localizada na região das librações, no limbo lunar sudeste, nas coordenadas selenográficas LAT: 27° 12′ 00″ S, LON: 080° 54′ 00″ E.

Imagens feitas pela sonda espacial LRO da NASA mostram que a grande cratera HUMBOLDT possui piso interno inundado por lava basáltica, com regiões lisas e planas, mas também apresentando partes ásperas. A superfície do piso interno de HUMBOLDT foi levantado e rachado por “diques” (intrusão subterrânea de volumes de magma pressurizado), que levaram lava basáltica à superfície, causando um belo conjunto de canais concêntricos e radiais (caracterizando, dessa forma, uma grande cratera de piso fraturado), criando assim, um piso modificado pela intrusão e vazamento de magma para a superfície.

O piso interno de HUMBOLDT também apresenta uma cadeia de montanhas centrais, paredes internas estruturadas em terraços e borda externa contornada por baluarte (aro fortificado). O piso interno também possui depósitos escuros de material piroclástico (cinzas vulcânicas) ao longo das bordas, e abriga alguns impactos de pequenas crateras, incluindo uma cratera concêntrica perfeita, com 6,7 Km de diâmetro.

Com tudo isso, HUMBOLDT caracteriza-se como uma formação de morfologia altamente complexa, que parece mais um “parque temático” das crateras, apresentando várias características e detalhamentos interessantes. Com todos esses diferenciais, caso a cratera HUMBOLDT fosse mais perto do centro do disco lunar, ela seria, sem sombra de dúvida, um dos alvos mais ricos e completos para telescópios baseados na Terra, rivalizando com as crateras COPERNICUS e THEOPHILUS .

Em 1935, a International Astronomical Union (IAU) nominou a grande cratera de impacto lunar HUMBOLDT (e mais duas crateras satélites), em homenagem a Friedrich Wilhelm Christian Karl Ferdinand von Humboldt (1767 - 1835), que foi um filósofo prussiano, funcionário do governo, diplomata e fundador da Universidade Humboldt de Berlim, que recebeu seu nome em 1949 (e também de seu irmão mais novo, Alexander von Humboldt (1769 - 1859), um explorador, geógrafo e naturalista).

Composição: As gravuras mostram os irmãos von Humboldt, Alexander e Friedrich.

Imagem: A grande cratera de morfologia complexa HUMBOLDT fotografada em voo orbital pela tripulação da missão APOLLO 15 - NASA.

Foto executada com apenas 1 frame em 08‎ de ‎outubro‎ de ‎2014, ‏‎23:11:18 (02:11:18 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023