Informações sobre a Foto
AMEGHINO: cratera que homenageia um paleontólogo argentino
Série CRATERAS "ARGENTINAS":
São 5 as crateras de impacto na Lua que homenageiam personalidades argentinas.
Veja no link abaixo, as quatro crateras de impacto do hemisfério lunar oculto que honenageiam argentinos:
http://vaztolentino.com.br/imagens/7489-Crateras-Argentinas-BOBONE-DAWSON-HOUSSAY-e-SEGERS
Veja abaixo a quinta e última cratera de impacto (hemisfério lunar visível) que homenageia outro argentino:
Pequena cratera de impacto no hemisfério lunar visível, que homenageia o naturalista, paleontólogo, antropólogo e zoólogo argentino Florentino Ameghino (1854 – 1911).
CRATERA "ARGENTINA" AMEGHINO:
AMEGHINO é uma pequena cratera de impacto de morfologia simples, caracterizada como uma formação circular isolada, localizada nas terras altas (planaltos) da orla nordeste do Mare FECUNDITATIS, a cerca de 8 Km ao norte da cratera (em forma de semicírculo) Webb P (diâmetro: 36 Km), próxima do Sinus SUCCESSUS (baía na parte nordeste de Mare FECUNDITATIS), posicionada nas coordenadas selenográficas LAT: 03° 18′ 00″ N, LON: 057° 00′ 00″ E.
AMEGHINO possui 9 Km de diâmetro e 1,87 Km de profundidade, apresentando formato de tigela, com encostas das paredes internas bastantes íngremes e lisas, e pequeno piso interno arredondado. O local onde está posicionada a cratera AMEGHINO fica bem ao lado dos pontos de impacto e pouso suave (respectivamente) das sondas lunares robóticas soviéticas Luna 18 (impacto em 11 de setembro de 1971, 07:48 UT) e Luna 20 (alunissagem suave em 21 de fevereiro de 1972, 22:58 UT). Esses locais ficam junto da borda noroeste de AMEGHINO. Antes de ser nominada pela IAU em 1976 como AMEGHINO, essa pequena cratera de impacto era designada como Apollonius C.
Sobre o naturalista argentino Florentino Ameghino (1854 – 1911):
AMEGHINO foi o nome designado pela International Astronomical Union (IAU) em 1976, para uma pequena cratera de impacto lunar, tendo como objetivo homenagear o naturalista, paleontólogo, antropólogo e zoólogo argentino Florentino Ameghino (1854 – 1911).
Florentino Ameghino descobriu vários fósseis nos pampas argentinos, especialmente na Patagônia. Juntamente com seus dois irmãos (Carlos e Juan), Florentino Ameghino foi uma das mais importantes figuras fundadoras da paleontologia na América do Sul. De 1887 até sua morte, Florentino Ameghino dedicou-se exaustivamente ao estudo dos fósseis de mamíferos da Patagônia, tendo o valioso apoio de seu irmão, Carlos Ameghino (1865-1936) que, entre 1887 e 1902, fez 14 viagens para Patagônia, onde ele descobriu e coletou numerosos “fósseis fauna” e executou importantes observações estratigráficas.
Composição: A foto de Florentino Ameghino e a Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a pequena cratera AMEGHINO.
Composição: A cratera AMEGHINO fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
Imagem: O perfil altimétrico W - E da cratera AMEGHINO - NASA / LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 10 de março de 2012, 01:06:02 (04:06:02 UT).