Informações sobre a Foto
LUA: Gigante Cósmico !
Composição fotográfica comparando os tamanhos dos planetas JÚPITER, SATURNO e MARTE, com a Cratera lunar COPERNICUS:
Nossa LUA é um alvo enorme quando comparada, a partir do nosso ponto de vista aqui da TERRA, com outros corpos celestes, como por exemplo os planetas. Nesta composição fotográfica, comparamos os tamanhos dos planetas JÚPITER, SATURNO e MARTE, com a Cratera de impacto COPERNICUS, todos fotografados pelo mesmo conjunto telescópio/câmera.
É importante notar que JÚPITER (o maior planeta do Sistema Solar) apresenta, aproximadamente, o mesmo diâmetro angular da Cratera COPERNICUS (96 Km), quando observado ou fotografado a partir do nosso planeta.
VOCE SABIA?
Se um astronauta estiver no centro da Cratera COPERNICUS (como se estivesse dentro e no centro de uma panela gigante, com 48 Km de raio) e olhar para os lados, buscando visualizar as altas paredes da borda circundante da cratera (que atingem 3,8 Km de altitude em relação ao fundo da cratera), ele não seria capaz de enxergá-las, pois estariam escondidas além do horizonte. O motivo disso é que, devido ao diâmetro da LUA ser menor que o da Terra, sua superfície é bastante encurvada, causando o efeito de queda abrupta do horizonte.
Imagem: A grande e bela Cratera COPERNICUS fotografada em voo orbital pela sonda lunar LRO da NASA. O Perfil Altimétrico W - E também é apresentado (NASA / LRO, NASA/QuickMap).