Informações sobre a Foto
A jovem e minúscula cratera Lassell D (2 Km de diâmetro).
Imagem: A minúscula cratera Lassell D e sua pequena companheira Lassell J, fotografadas em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
A jovem e minúscula cratera de impacto de morfologia simples Lassell D, com seus 2 Km de diâmetro e 240 m de profundidade, caracteriza-se como uma formação circular, com forma de tigela, de encostas pouco íngremes e muros baixos, localizada de isolada nas lavas basálticas escuras do MARE NUBIUM.
Por ser uma formação jovem, Lassell D possui seu aro circundado por uma camada ou manto de material fresco (claro e brilhante – com alto albedo ou taxa de reflexão de luz). Esse material mais recente foi escavado pelo impacto que criou a nossa pequena cratera. Além disso, Lassell D também possui um pequeno e discreto sistema de raios brilhantes, criado por materiais que foram ejetados com velocidades balísticas para todos os lados, durante a ocorrência do impacto da criação da jovem e pequena cratera.
O piso interno de Lassell D tem formato arredondado, é desnivelado e possui textura rugosa. O aspecto de seu piso foi criado por materiais acumulados (pedregulhos) em seu fundo, provenientes de deslizamentos das encostas internas. A cratera Lassell D (assim como Lassell J) tem seu nome derivado da cratera LASSELL (diâmetro: 23 Km, profundidade: 0,9 Km), localizada cerca de 65 Km a sudeste de Lassell D. O nome homenageia William Lassell (1799 - 1880), que foi um astrônomo e comerciante Inglês. Lassell D provavelmente pertence ao período geológico lunar Copernicano (de 1,1 bilhão de anos atrás até aos dias atuais).
Localizada a cerca de 1,5 Km ao sul de Lassell D, está a também pequena cratera Lassell J, que caracteriza-se como uma formação de morfologia simples em forma de tigela, que apresenta 4 Km de diâmetro e 520 m de profundidade.
Imagem: Executando um super zoom diretamente no fundo do piso interno da cratera Lassell D, verificamos a existência de uma superfície rugosa e desnivelada, criada por materiais acumulados (pedregulhos) provenientes de deslizamentos das encostas internas - NASA / LRO QuickMap.
Imagem: As pequenas crateras Lassell D e Lassell J (VTOL e NASA / LRO) com seus respectivos perfis altimétricos (NASA / LRO QuickMap).
Foto executada com apenas 1 frame em 16 de abril de 2016, 19:11:10 (22:11:10 UT).