Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A cratera de impacto PICARD.
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

A cratera de impacto PICARD.

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)
Mare CRISIUM é o único mar do lado visível da Lua, que tem suas lavas basálticas totalmente "cercadas" ou circundadas por "terras altas". Ele é isolado de todos os outros mares lunares, podendo ser visível mesmo a olho nu, na forma de uma mancha escura. O profundo e denso volume de lava que inundou a bacia CRISIUM no passado lunar, acabou por criar anomalias no campo gravitacional local (MASCON), que foram detectadas por sondas espaciais que orbitaram essa região. Relatos de rápidas e estranhas aparições (TLP - Transient Lunar Phenomena) também foram registrados em vários locais no interior do Mare CRISIUM.
 
A borda externa de Mare CRISIUM apresenta-se cercada por um segmento circular fragmentado, de aspecto rugoso, criado por um conjunto de montanhas conhecidas como maciços. A partir do nosso ponto de vista da Terra, Mare CRISIUM parece ter forma oval ou elíptica (da mesma maneira que acontece com a cratera PICARD), com o eixo maior na direção Norte-Sul, isso porque está localizado próximo ao limbo lunar nordeste. Porém, na realidade, o formato real da elipse de Mare CRISIUM, possui o eixo maior na direção Oeste-Leste.
 
Composição: Cratera de impacto PICARD - NASA / LRO.
 
A cratera de impacto PICARD:
 
A cratera de impacto PICARD caracteriza-se como uma formação circular isolada, localizada nas lavas escuras do Mare CRISIUM, ocupando as coordenadas selenográficas LAT: 14° 34′ 12″ N e LON: 054° 43′ 12″ E. PICARD apresenta 23 Km de diâmetro e 2,4 Km de profundidade.

PICARD apresenta morfologia complexa, possuindo suas paredes internas estruturadas em terraços, que foram criados quando seções circulares inteiras deslizaram em direção ao fundo da cratera, logo após o impacto que a criou.

O piso interno de PICARD é relativamente plano, com a presença de irregularidades na forma de montículos. Externamente, ao redor de seu aro, existe a presença de "baluarte" ou acúmulo de materiais em seu entorno. Os materiais foram escavados no impacto que criou a cratera.

O aro de PICARD não apresenta sinais de erosão ou desgaste. Acredita-se que essa cratera tenha sido criada no período Eratostheniano (de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás). PICARD é a maior cratera não inundada por lava basáltica que se hospedada no interior do Mare CRISIUM.

A cratera PICARD obteve sua nomeação aprovada oficialmente em 1935, pelo Working Group for Planetary System Nomenclature (WGPSN), da International Astronomical Union (IAU), para imortalizar a memória do astrônomo e sacerdote francês Jean-Félix Picard (1620 - 1682). Ele nasceu em La Flèche, onde estudou no Colégio Jesuíta Royal Henry-Le-Grand. Picard é principalmente notável por sua medição exata do tamanho da Terra, com base em uma pesquisa cuidadosa, de um grau de latitude, ao longo do Meridiano de Paris. Picard faleceu em Paris.

FotoO belo e proeminente Mare CRISIUM, o único mar de lavas do lado visível da Lua que é isolado de todos os outros mares lunares, ou seja, suas lavas são cercadas por montanhas e terras altas. Foto executada por VTOL em ‎10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎01:15:10 (04:15:10 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023