Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
GALILAEI: uma pequena cratera. Porém, um grande cientista.
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

GALILAEI: uma pequena cratera. Porém, um grande cientista.

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

GALILEO GALILEI E AS PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES DA LUA

O holandês Hans Lippershey (1570 – 1619) inventou o primeiro telescópio da história, um modelo refrator que utilizava lentes de vidro. O ano era 1608 e a nova invenção estava destinada principalmente ao uso militar.

Porém, no ano seguinte, o famoso matemático, físico e astrônomo italiano Galileo Galilei (1564 – 1642) desenvolveu o seu próprio telescópio baseado no projeto original de Lippershey, fazendo dessa nova ferramenta um instrumento científico, ao executar observações astronômicas.

Galileo construiu alguns pequenos refratores, até atingir uma excelente configuração (para a época) de 50mm de abertura e aumento de 30X. Ele, naturalmente, iniciou suas observações astronômicas pela Lua e, para surpresa geral, descobriu que as regiões escuras de nosso satélite natural eram lisas e planas e que as regiões claras e brilhantes eram altas, ásperas e esburacadas.

Galileo descobriu também as luas de Júpiter (os quatro maiores satélites naturais do gigante gasoso), com seus movimentos diários. Mais tarde elas seriam chamadas de “luas galileanas” em sua homenagem. Ele apontou também seu telescópio para a Via Láctea, nossa galáxia, onde visualizou uma imensa quantidade de estrelas.

FotoImagem da cratera GALILAEI executada pela sonda robótica lunar americana LRO.

Galileo divulgou todas as suas descobertas em 1610, na cidade de Veneza, numa publicação impressa em latim, intitulada Sidereus Nuncius (“mensageiro das estrelas”). Foi o primeiro estudo científico publicado baseado em observações astronômicas realizadas através de um telescópio.

Nesse trabalho, Galileo também publicou aquilo que seria considerado como o primeiro conjunto de desenhos da Lua executados através da observação por telescópio. Esses desenhos da superfície lunar contemplavam as fases quarto-crescente e quarto-minguante, e demonstravam as saliências e diferenças de nível do relevo da Lua, representando suas montanhas e crateras, que inclusive receberam descrições explicativas, juntamente com informações referentes às fases da Lua.

Tudo isso revelou que a Lua não era uma esfera lisa e perfeita como ingenuamente se acreditava na época. A sua publicação é um marco que define o início da astronomia moderna e também inaugurou o estudo científico da Lua, conhecido como selenografia.

Abaixo, foto da pequena cratera de impacto GALILAEI (diâmetro: 15,5 Kmprofundidade: 1,4 Km, coordenadas selenográficas: LAT: 10° 30′ 00″ N, LON: 62° 42′ 00″ W). Com certeza uma formação lunar muito pequena para homenagear o grande cientista que foi Galileo Galilei (1564 – 1642). Foto executada com apenas 1 frame em 12‎ de ‎maio‎ de ‎2014, ‏‎22:26:04.

Foto executada com apenas 1 frame em 12‎ de ‎maio‎ de ‎2014, ‏‎22:26:04.

Foto executada com apenas 1 frame em 20‎ de ‎janeiro‎ de ‎2019, ‏‎00:44:02 (02:44:02 UT).

Desbravadores_logo

Palestra e Exposição de ...
Palestra e Exposição de Meteoritos, além de Observação de Planetas - Escoteiros Desbravadores.
Palestra para Escoteiros Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia: (Pathfinders - The Seventh-day Adventist Church): No dia 24 de agosto de 2019, o Observatório Lunar Vaz Tolentino esteve presente num sítio ... Leia mais

Palestra para Escoteiros Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia: ... Leia mais
25/08/2019
Moonquake

LUNAMOTOS - MOONQUAKES.
LUNAMOTOS - MOONQUAKES.
VEJA MAIS SOBRE MOONQUAKES AQUI: https://curiosity.com/topics/moonquakes-can-last-for-hours-which-doesnt-bode-well-for-a-lunar-base-curiosity/

VEJA MAIS SOBRE MOONQUAKES AQUI: ... Leia mais
21/08/2019
Csm

A S T R O N A U T I C A - DAS ...
A S T R O N A U T I C A - DAS FLECHAS DE FOGO A APOLLO 11 por Nelson travnik.
A S T R O N A U T I C A - DAS FLECHAS DE FOGO A APOLLO 11 - Por Nelson Travnik* Ainda não se conhece a origem exata dos foguetes mas os chineses tendo inventado a pólvora, há indícios que os utilizaram em 1232 quando os ... Leia mais

A S T R O N A U T I C A - DAS FLECHAS DE FOGO A APOLLO 11 - Por Nelson Travnik* Ainda não ... Leia mais
07/08/2019
So2

Blog "Sky and Observers" - Agosto / ...
Blog "Sky and Observers" - Agosto / 2019.
Olá pessoal, Neste mês (agosto / 2019) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: Tejat Posterior (Mu Geminorum) em 26 Agosto. Oposições ... Leia mais

Olá pessoal, Neste mês (agosto / 2019) estão publicados no Blog "Sky ... Leia mais
01/08/2019