Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A ampla, antiga, erodida e "pavimentada" EDDINGTON.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A ampla, antiga, erodida e "pavimentada" EDDINGTON.

(créditos: Vaz Tolentino.)
 
EDDINGTON é uma bela e grande cratera de impacto (também chamada de planície murada - "walled plain"), localizada próxima ao limbo noroeste lunar, apresentando diâmetro de 120 Km e profundidade de 1,3 Km, posicionada nas coordenadas selenográficas LAT: 21° 30′ 00″ N e LON: 071° 48′ 00″ W.
 
Trata-se de uma formação muito antiga e ampla, criada no período Pré-Nectárico (de 4,55 bilhões até 3,92 bilhões de anos atrás), dotada de paredes muito desgastadas e interrompidas (apresentam muitos "gaps"). Seu espaçoso piso interno apresenta-se com aspecto liso e plano, pois foi inundado por lavas basálticas escuras, que endureceram e pavimentaram todo o interior da cratera. O fluxo de lavas que adentrou a cratera EDDINGTON através das várias brechas de seu aro erodido, foi proveniente do enorme Oceanus PROCELLARUM. 
 
O amplo piso interno de EDDINGTON também hospeda alguns impactos de pequenas crateras, sendo que, a de maior destaque, apresenta apenas dois pedaços de paredes remanescentes, em forma de dois arcos, e foi nominada pela International Astronomical Union - IAU como Eddington P (diâmetro: 12 Km, profundidade: 350 m). A superfície do piso interno também apresenta algumas manchas brancas ("white spots").
 
O nome EDDINGTON homenageia Sir Arthur Stanley Eddington, (1882 – 1944), que foi um astrofísico britânico do início do século XX. Ele recebeu, em 1928, a medalha de ouro da Real Sociedade Astronômica (Gold Medal of the Royal Astronomical Society). O "limite de Eddington", ou seja, o limite natural para a luminosidade que pode ser irradiada por acreção sobre um objeto compacto, é nomeado em sua homenagem.
 
Eddington esteve na Ilha de Príncipe (arquipélago de São Tomé e Príncipe), chefiando a equipe inglesa, para o acompanhamento do eclipse solar total, de 29 de maio de 1919, que teve a duração de 6 minutos e 14 segundos. Eddington é famoso por seu trabalho de divulgação da Teoria da Relatividade de Einstein, através de um artigo escrito em língua inglesa, também em 1919. Antes porém, em 10 de outubro de 1912, Eddington esteve no Brasil, na cidade de Passa Quatro / MG, para acompanhar outro eclipse total do Sol.
 
O melhor período para observação da cratera EDDINGTON é no sexto dia após à fase quarto-crescente ou no quinto dia após o quarto-minguante.
 
 
Imagem (Norte para cima)A ampla cratera EDDINGTON (120 Km de diâmetro) fotografada em voo orbital pela sonda robótica americana Lunar Orbiter 4 da NASA.
 
ImagemLua cheia enfocando a érea de abrangência da foto enfocando a cratera EDDINGTON - VTOL.
 
 
ComposiçãoA pequena cratera Eddington P (diâmetro: 12 Km) fotografada pela sonda americana Lunar Orbiter 4 e seu perfil altimétrico SW - NE (LRO QuickMap).
 
 
Foto executada com apenas 1 frame em 14‎ de ‎março‎ de ‎2014, ‏‎23:40:30 (02:40:30 UT).
 
Foto executada com apenas 1 frame em 22‎ de ‎outubro‎ de ‎2018, 22:21:25 (01:21:25 UT).
 
Foto executada por apenas 1 frame em ‎20‎ de ‎janeiro‎ de ‎2019, ‏‎00:55:56 (02:55:56 UT).
Desbravadores_logo

Palestra e Exposição de ...
Palestra e Exposição de Meteoritos, além de Observação de Planetas - Escoteiros Desbravadores.
Palestra para Escoteiros Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia: (Pathfinders - The Seventh-day Adventist Church): No dia 24 de agosto de 2019, o Observatório Lunar Vaz Tolentino esteve presente num sítio ... Leia mais

Palestra para Escoteiros Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia: ... Leia mais
25/08/2019
Moonquake

LUNAMOTOS - MOONQUAKES.
LUNAMOTOS - MOONQUAKES.
VEJA MAIS SOBRE MOONQUAKES AQUI: https://curiosity.com/topics/moonquakes-can-last-for-hours-which-doesnt-bode-well-for-a-lunar-base-curiosity/

VEJA MAIS SOBRE MOONQUAKES AQUI: ... Leia mais
21/08/2019
Csm

A S T R O N A U T I C A - DAS ...
A S T R O N A U T I C A - DAS FLECHAS DE FOGO A APOLLO 11 por Nelson travnik.
A S T R O N A U T I C A - DAS FLECHAS DE FOGO A APOLLO 11 - Por Nelson Travnik* Ainda não se conhece a origem exata dos foguetes mas os chineses tendo inventado a pólvora, há indícios que os utilizaram em 1232 quando os ... Leia mais

A S T R O N A U T I C A - DAS FLECHAS DE FOGO A APOLLO 11 - Por Nelson Travnik* Ainda não ... Leia mais
07/08/2019
So2

Blog "Sky and Observers" - Agosto / ...
Blog "Sky and Observers" - Agosto / 2019.
Olá pessoal, Neste mês (agosto / 2019) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: Tejat Posterior (Mu Geminorum) em 26 Agosto. Oposições ... Leia mais

Olá pessoal, Neste mês (agosto / 2019) estão publicados no Blog "Sky ... Leia mais
01/08/2019