Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cartera CASSINI.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cartera CASSINI.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera CASSINI:

Diâmetro: 57 Km;

Profundidade: 1,2 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 40° 12′ 00″ N, LON: 04° 36′ 00″ E;

Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (3,8 bilhões até cerca de 3,2 bilhões de anos atrás).

Melhor período para observação: no quarto-crescente ou 6 dias após a Lua cheia.

Quem foi Cassini? Giovanni Domenico Cassini (1625 – 1712) foi um matemático, engenheiro e astrônomo de origem franco-italiana.

 

CASSINI é uma interessante cratera circular de aro irregular situada junto à margem leste do Mare IMBRIUM ao sul dos Montes ALPES, a oeste dos Montes CAUCASUS e a leste do Mons PITON. Seu aro externo é circundado por uma estrutura fortificada, do tipo baluarte, ampla, complexa, escarpada e inclinada, que foi criada por materiais provenientes dos escombros do impacto que criou a cratera. Seu piso interno foi inundado por lavas basálticas que afloraram por fissuras na crosta no fundo da cratera e subiram quase até o limite superior da borda.

Por ser uma cratera antiga (período imbrico final) ela hospeda dois impactos de crateras menores no interior de seu piso. A de maior diâmetro é Cassini A, com 15 Km de diâmetro, que está situada um pouco ao norte do centro e a outra é Cassini B, com 9 Km de diâmetro, que está posicionada próximo a borda sudoeste.

Existem resquícios de uma montanha central que foi submersa por lava basáltica no piso interno de CASSINI, pois existem próximo do centro dois pequenos picos remanescentes com cerca de 250 m de altitude cada. O piso também apresenta em seu lado leste, dois canais curvilíneos paralelos com aproximadamente 17 Km de comprimento cada, que partem na borda leste de Cassini A.

FotoA cratera CASSINI (no destaque) e a bela paisagem da região leste e nordeste do Mare IMBRIUM. Foto executada por VTOL em ‎01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎03:30:38 (06:30:38 UT).

ComposiçãoFoto da Lua cheia mostrando a região da fotografia apresentada da cratera CASSINI. Dois perfis altimétricos de CASSINI também foram traçados. Foto por VTOL, Perfis altimétricos por NASA / LRO QuickMap..

Foto executada com apenas 1 frame em 22 de maio de 2018, 19:24:16 (22:24:16 UT).

Explos%c3%a3o_meteoro

NASA detecta intensa explosão de ...
NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra.
NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra. (Enviado por Haroldo Porto - Macaé / RJ - Geógrafo - Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais). Este caso é o segundo mais forte em ... Leia mais

NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra. (Enviado por Haroldo ... Leia mais
20/03/2019
So2

Blog "Sky and Observers" - março / ...
Blog "Sky and Observers" - março / 2019.
Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: A ocultação de Saturno pela Lua em 29 de março 2019 ... Leia mais

Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog ... Leia mais
05/03/2019
Bo

Boletim Observe! do mês de março ...
Boletim Observe! do mês de março de 2019.
Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está ... Leia mais
05/03/2019
Apollo_11_landing_s%e2%81%abite

Reveja a bela imagem do local de ...
Reveja a bela imagem do local de alunissagem da missão APOLLO 11, feita pela sonda lunar americana LRO.
A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou seu melhor visual do local de pouso da APOLLO 11 na Lua. A imagem, que foi lançada em 7 de março de 2012, mostra até mesmo os ... Leia mais

A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou ... Leia mais
16/02/2019